sábado, 14 de junho de 2014

Marcelo Spalding (A técnica da pirâmide invertida para além do jornalismo)


    O que mais chama a atenção na técnica da pirâmide invertida, comum no jornalismo, é que não se trabalha com a linearidade temporal, não se prioriza aquilo que veio antes, e sim aquilo que é mais importante.

    Reza a lenda que essa técnica surgiu no tempo da comunicação por telégrafo. Como o sinal era muito ruim e poderia cair a qualquer momento, os repórteres passavam as informações mais importantes primeiro, pois se perdessem o contato não deixariam o editor sem sua matéria, ainda que incompleta.

    Hoje, com o acúmulo de informações e a dificuldade de concentração dos leitores, a pirâmide invertida tornou-se uma técnica produtiva para diversas áreas, pois a partir dela assegura-se que o leitor captou o principal da informação logo no começo do texto, e seguirá lendo apenas se for do seu interesse aprofundar-se no assunto.

    Dessa forma, posts no Facebook e nos blogs, textos publicitários, discursos políticos e até textos de ficção têm concentrado todos os seus esforços no começo, na primeira frase, no impacto inicial que fará o leitor prosseguir.

    Fora dos textos, a lógica de priorizar o mais importante e não o que veio primeiro chegou aos hospitais com o famoso sistema de Manchester de Classificação de Risco, em que pacientes com necessidades mais imediatas são atendidos primeiro, ainda que tenham chegado depois.


    Nas salas de aula, em que a quantidade de conteúdo para vencer é cada vez maior e o tempo de permanência e atenção dos alunos é cada vez menor, também já tem se deixado para trás a ideia de apresentar os conteúdos em uma ordem linear (do começo da apostila para o fim, do mais fácil para o mais complexo, do que surgiu antes para o que surgiu depois).

    Ao invés disso, lista-se o que é fundamental que o aluno compreenda e faz-se um planejamento para que se consiga trabalhar plenamente com esse conteúdo (por exemplo, um conteúdo por mês). É possível que sobre tempo dentro do mês, aí será o momento de aprofundar aquele conteúdo de acordo com o que seria importante que ele soubesse mas não havia sido abordado anteriormente.

    No texto acadêmico, o resumo tem um pouco esse papel da pirâmide invertida, ao antecipar o que o leitor encontrará nas diversas páginas seguintes. Com isso, o leitor não apenas pode decidir se deve ou não ler o texto como saberá se guiar ao longo da leitura, podendo inclusive saltar capítulos que não sejam de seu interesse específico.
    Em suma, a técnica da pirâmide invertida reconhece a primazia do leitor, seu direito de não ler, de pular páginas, de escolher o que ler, etc, tornando a escrita ainda mais desafiadora.
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Fonte:
Marcelo Spalding in http://www.cursosdeescrita.com.br/4197/o-nome-das-personagens

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