segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Anderson Rocha (O poder das palavras)


Sempre num lugar onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma placa com os dizeres:

– Vejam como sou feliz! Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um sucesso, sou saudável e bem humorado.

Alguns passantes o olhavam intrigados, outros o achavam doido e outros até davam-lhe dinheiro.

Todos os dias, antes de dormir, ele contava o dinheiro e notava que a cada dia a quantia era maior.

Numa bela manhã, um importante e arrojado executivo, que já o observava há algum tempo, aproximou-se e lhe disse:

- Você é muito criativo! Não gostaria de colaborar numa campanha da empresa?

- Vamos lá. Só tenho a ganhar!, respondeu o mendigo.

Após um caprichado banho e com roupas novas, foi levado para a empresa. Daí pra frente sua vida foi uma sequência de sucessos e a certo tempo ele tornou-se um dos sócios majoritários.

Numa entrevista coletiva à imprensa, ele esclareceu de como conseguira sair da mendicância para tão alta posição.

Contou ele: 

“– Bem, houve época em que eu costumava me sentar nas calçadas com uma placa ao lado, que dizia: ‘Sou um nada neste mundo! Ninguém me ajuda! Não tenho onde morar! Sou um homem fracassado e maltratado pela vida! Não consigo um mísero emprego que me renda alguns trocados! Mal consigo sobreviver!’

“As coisas iam de mal a pior quando, certa noite, achei um livro e nele atentei para um trecho que dizia: - Tudo que você fala a seu respeito vai se reforçando. Por pior que esteja a sua vida, diga que tudo vai bem. Por mais que você não goste de sua aparência, afirme-se bonito. Por mais pobre que seja você, diga a si mesmo e aos outros que você é próspero.

“Aquilo me tocou profundamente e, como nada tinha a perder, decidi trocar os dizeres da placa para: ‘Vejam como sou feliz! Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um sucesso, sou saudável e bem humorado.’

“E a partir desse dia tudo começou a mudar, a vida me trouxe a pessoa certa para tudo que eu precisava, até que cheguei onde estou hoje. Tive apenas que entender o Poder das Palavras. O universo sempre apoiará tudo o que dissermos, escrevermos ou pensarmos a nosso respeito e isso acabará se manifestando em nossa vida como realidade. Enquanto afirmarmos que tudo vai mal, que nossa aparência é horrível, que nossos bens materiais são ínfimos, a tendência é que as coisas fiquem piores ainda, pois o Universo as reforçará. Ele materializa em nossa vida todas as nossas crenças.”

Uma repórter ironicamente questionou:

- O senhor está querendo dizer que algumas palavras escritas numa simples placa modificaram a sua vida?

Respondeu o homem, cheio de bom humor:

- Claro que não, minha ingênua amiga! Primeiro eu tive que acreditar nelas!
= = = = = = = = =  = = = = = = = = =  = = = = 
Anderson Rocha é formado em administração de empresas e especialista em gestão de pessoas, comunicação e desenvolvimento de líderes. Foi consultor do programa da qualidade no Serviço Público do Governo Federal e membro do comitê Gestor e do Fórum da Qualidade do Estado do Espírito Santo. Ocupou funções de assessoria, direção, coordenação de programas, instrutoria de treinamento e facilitação de grupos. Foi docente do Senac, Sebrae, IEL, ESESP, Professor de Oratória da Faculdade de Direito de Vitória - FDV, da Pós-graduação Pitágoras e da Pós-graduação da EMESCAN. Autor de artigos publicados em diversos sites, revistas e jornais, no Brasil e exterior. Colunista e colaborador de principais sites do país, nas áreas de Gestão de Pessoas, Liderança, Administração, Vendas, Motivação, entre outros. Escritor, colunista do Jornal A Tribuna) e de diversos outros Jornais e Revistas. Criador do revolucionário método FALE BEM, que consiste no conhecimento das técnicas mais modernas e poderosas de comunicação e oratória, aplicação na prática das técnicas e obtenção por parte do treinando de retorno imediato a sua performance. Palestrante nas áreas de liderança, comunicação, atendimento e motivação, um profundo estudioso do desenvolvimento e comportamento humano

Fontes:
Metáforas.
https://andersonrocha.com.br/?13/pagina/metaforas
Imagem criada por Feldman com Microsoft Bing 

José Feldman (O Crepúsculo dos Justos)

 
A cidade roncava lá fora, um organismo indiferente feito de buzinas e pressa. Dentro das paredes que um dia abrigaram risadas fartas e jantares de fim de semana, agora reinava um silêncio pesado, quebrado apenas pelo tique-taque melancólico de um relógio de pêndulo. Ali vivia Horácio, um homem que a vida havia dobrado, mas não quebrado — pelo menos não até agora.

Horácio era a personificação da generosidade. Um homem cuja biografia poderia ser escrita com os gestos de bondade que dedicou a todos ao seu redor. Divorciado há uma década, ele investiu o restante de suas energias em amigos que ele considerava sua família estendida. Ele era o ombro para chorar, o caixa para emprestar dinheiro sem juros e o motorista do dia e da noite. Dedicação incondicional. Amor em sua forma mais pura e desinteressada.

Mas o tempo é um cobrador impiedoso. A idade é implacável, o corpo de Horácio começou a falhar antes do espírito. O caminhar virou arrastar, a memória, uma peneira fina onde os nomes recentes se perdiam, e a independência, uma miragem distante. Ele precisava de cuidados, de presença, de uma mão que o guiasse no labirinto da velhice frágil.

Foi então que a verdadeira face da "amizade" começou a se revelar, não em um ato de traição, mas no silêncio ensurdecedor da omissão.

A reunião aconteceu na sala de estar, a mesma sala onde, anos atrás, eles brindavam a aniversários e conquistas. Estavam lá Mário, o empresário a quem Horácio tirou do buraco da falência; Lúcia, cuja faculdade foi paga com um empréstimo que jamais foi cobrado; e Beto, o afilhado que Horácio ensinou a andar de bicicleta e a viver com dignidade.

A conversa começou com eufemismos, palavras polidas que tentavam mascarar a crueza do abandono.

"Horácio, pensamos muito em você", começou Mário, ajustando os óculos caros. "Você precisa de um lugar com mais estrutura, com médicos 24 horas por dia."

"Sim, um lar de idosos", completou Lúcia, olhando para as próprias unhas. "Lá tem atividades, outros velhinhos para conversar... é melhor para o seu astral."

"É o melhor para você, padrinho", Beto tentou, evitando o olhar mareado do velho.

Eles falavam de "lares" e "clínicas de repouso" com a mesma naturalidade que se fala de um resort de férias. O eufemismo era a cortina de fumaça para a verdade brutal: eles não queriam a responsabilidade. A gratidão tinha prazo de validade. As promessas de "para sempre amigos" se dissolviam diante da perspectiva de trocar fraldas, agendar médicos ou, pior, abrir mão de uma hora de sua vida ocupada para simplesmente fazer companhia a Horácio.

Horácio não discutiu. Ele apenas ouviu. E em cada palavra vazia, sentiu o peso da rejeição cair sobre seus ombros já curvados. O asilo não era uma solução de cuidado; era uma solução de descarte.

Naquela noite, sozinho em seu quarto, Horácio encarou o espelho. Não viu o homem generoso que dedicou sua vida aos outros, viu apenas um estorvo, uma bagagem que seus amigos — sua suposta família — estavam ansiosos para despachar.

O descaso é uma forma de violência silenciosa, um veneno de ação lenta. A atitude deles não apenas minou sua saúde física, mas aniquilou seu espírito. A autoestima de Horácio, que sempre se baseou em seu valor como pilar de apoio para os outros, desabou. Ele se sentiu o homem mais solitário e mal-amado do mundo.

A rejeição doeu mais do que a artrite nos joelhos ou a falha da memória. Doeu na alma. A ingratidão daqueles a quem ele amou incondicionalmente transformou seus últimos anos em um inverno perpétuo.

Ele não foi para um asilo. Foi para um depósito. Um depósito de memórias, onde o amor que ele distribuiu jazia esquecido, e onde a única companhia era a sombra da solidão, tecida pela indiferença daqueles que um dia chamou de amigos. 

A crônica da sua vida terminou não com um rugido, mas com o sussurro triste de um adeus silencioso a um mundo que ele amou, mas que se recusou a amá-lo de volta quando ele mais precisava.

Arthur Thomaz (Pegasus e Edgard)


Edgard, morador de um tranquilo condomínio em uma cidade do interior, levava uma vida pacata, sendo muito comunicativo com seus vizinhos.

Certa manhã, recebeu em seu WhatsApp uma mensagem que, mesmo sendo cordial, o intrigou profundamente. Era de Pegasus, que solicitava permissão para uma visita.

Concordou imediatamente e foi até o estacionamento aguardar o impressionante ser mitológico.

Após um longo abraço, Pegasus foi logo dizendo que iria conduzi-lo a uma aventura inimaginável, uma peripécia inesquecível.

Edgard aquiesceu, ligeiramente apreensivo com o que poderia advir, e disse:

– Espere, vou avisar Dona Zila, minha esposa.

Voltou com um casaco, orientação dela, para não “pegar friagem”.

– Antes de partirmos, gostaria de saber, por mera curiosidade, quem forneceu meu contato do WhatsApp para você?

– Edgard, um morador do seu condomínio, com quem você conversa diariamente sobre diversos assuntos: livros, astronomia, ecologia, plantas, política, esportes e muitos outros. Ele também me contou que você está escrevendo três livros, sendo que um deles, em especial, atraiu o interesse dos habitantes do Olimpo.

Prosseguiu:

– O “Dicionário da Mitologia”. Zeus até solicitou um exemplar para nossa biblioteca.

– Ah, meu alado amigo, assim que o livro estiver editado, enviarei para vocês.

Pegasus acomodou gentilmente Edgard em sua sela e partiram.

Sobrevoaram lindas regiões, incluindo um voo rasante sobre a cidade de Analândia, onde Edgard pôde matar a saudade de sua querida propriedade, com frondosas árvores frutíferas que plantara com as próprias mãos, motivo de grande orgulho.

Continuando o voo, Edgard percebeu que as imagens alteravam-se, revelando épocas passadas. Questionou Pegasus a respeito e foi informado de que realmente estavam voltando no tempo.

Edgard, como bom historiador, extasiou-se com o fato.

Algum tempo depois, sobrevoaram o que ele identificou ser uma feroz batalha entre guerreiros romanos e um povo bárbaro. Solicitou que Pegasus se aproximasse mais do conflito.

O cavalo, sorrindo, disse:

– Sim, meu caro amigo, isso faz parte da aventura que imaginei para você.

Pegasus colocou uma armadura para protegê-lo e deu-lhe um escudo e uma espada. Lembrou-o de que um homem moderno não conseguiria levantar aquela antiga espada, mas que, no momento da batalha, tudo mudaria e ela se tornaria leve.

Edgard respondeu:

– Confesso não ser dos melhores espadachins, mas já tive algumas aulas de Esgrima. Quando chegar a hora do entrevero, entre os guerreiros e a horda de bárbaros, lutarei bravamente, dentro das minhas forças.

Como não poderia descer no meio da batalha, Pegasus deixou Edgard na retaguarda do exército de bárbaros. Ele começou a desferir golpes e dizimar dezenas de inimigos. Esses, hoje, devem estar no inferno, chamando-o de covarde por atacá-los pelas costas.

– Paciência, não se pode agradar a todos, pensou Edgard.

Vencida a batalha, com apenas alguns arranhões, juntou--se aos guerreiros para bradar os gritos de vitória ao verem a horda bárbara em fuga.

Uma equipe médica cuidou dos ferimentos. Derramaram uma poção sobre os arranhões sofridos por Edgard, que ardeu tanto que o fez sentir saudade dos tempos em que sua mãe passava Merthiolate em seus machucados.

Já estavam comemorando, comendo carne de javali assado, bebendo vinho e outros destilados, quando viram a sombra de Pegasus sobrevoando o local.

Ele pousou em frente aos surpresos soldados. Edgard despediu-se rapidamente, montou e voaram, ouvindo os gritos que os chamavam de “bruxos”.

De volta ao condomínio, despediam-se quando ouviram a voz de Dona Zila:

– Edgard, venha para dentro colocar um Band-aid nesse arranhão. Depois vou costurar sua camisa rasgada.

– Até breve, meu amigo alado. Acho mais prudente eu entrar. Nos veremos na próxima aventura.
*****************
Este conto é uma homenagem ao casal Zila e Edgard, que se mudaram para outro local, deixando em nós muita saudade. 
Muito obrigado pela partilha, Zila Bastos e Edgard Alves Bastos.
= = = = = = = = =  = = = = = = = = =  = = = = 
ARTHUR THOMAZ é natural de Campinas/SP. Segundo Tenente da Reserva do Exército Brasileiro e médico anestesista, aposentado. Trovador e escritor, publicou os livros: “Rimando Ilusões”, “Leves Contos ao Léu – Volume I, “Leves Contos ao Léu Mirabolantes – Volume II”, “Leves Contos ao Léu – Imponderáveis”, “Leves Aventuras ao Léu: O Mistério da Princesa dos Rios”, “Leves Contos ao Léu – Insondáveis”, “Rimando Sonhos” e “Leves Romances ao Léu: Pedro Centauro”.

Fontes:
Arthur Thomaz. Leves contos ao léu: Inimagináveis. Santos/SP: Bueno Ed., 2025. Livro enviado pelo autor.   
Imagem criada por Jfeldman com Microsoft Bing

domingo, 7 de dezembro de 2025

Asas da Poesia * 140 *



Haicai de
A. A. DE ASSIS 
Maringá/PR

Sopra o vento as pétalas. 
Narinas correndo atrás 
do perfume delas.
= = = = = = = = =  

Poema de
LAIRTON TROVÃO DE ANDRADE
Pinhalão/PR

Carnaval 

São ricas as fantasias
dos meses de fevereiro.
Carnavais - que ironias!
- motivam o ano inteiro.

Arlequim faz palhaçadas
aos olhos das colombinas.
Dançam drogas nas calçadas
— oh, vis armas assassinas!

Tantos pierrôs delinquentes
nestes tempos tão carnais!
Assanham impertinentes
as colombinas sensuais.

Consequência indesejada
por imprudente cegueira,
a aids vem por um nada
e condena a vida inteira.

São lindas alegorias
que se vê passar ali.
Ficam, porém, agonias
no chão da Sapucaí.

Carnaval! Quanta ilusão
de um bloco de tanta asneira!
Eis o vazio coração
numa vida feiticeira!
= = = = = = = = =  

Poema de
NÉLIO CHIMENTO
Rio de Janeiro/RJ

Quem ampara os animais
É gente que faz
O mundo parecer melhor
Gente que não para na dó
Faz do amor, verbo de ação
Tira as amarras do coração 
Diante de um corpo desnutrido
Com um olhar perdido
A suplicar por atenção
Um pedaço de pão
Um gesto de carinho
Apenas um tempinho
Longe do desamparo e da solidão
Quem ama, protege, acode
Não se sacode
Desvia e vai embora
Sem demora
Cuidar do que mais importa
Sem entreabrir uma porta
Para a visita da compaixão
Com todos os seres da criação
Quem respeita os animais
Não estará só jamais
Tem a alma bafejada pelos canais
Que abençoam a boa vontade
Dos que deixam rastos de caridade
Por onde passam nesse mundão
Gente que anda pela rua
Iluminada pelo sol ou pela lua
A receber o balsamo merecido
Na pureza de um olhar agradecido
De um cãozinho amparado e protegido

Quem ama de verdade os animais
Acorda feliz e dorme na paz
= = = = = = = = =  

Quadras de
ANTÓNIO FLORÊNCIO FERREIRA
Lisboa/ Portugal, 1848 – 1914

XVI

Meu Amor, estás dormindo,
Não te quero despertar...
Há de ser devagarinho
Que trovas te vou soltar.

De musgo, lírios e rosas
Uma cama irei fazer;
De jasmins e de saudades
O travesseiro há de ser.

Quero que vejas nos sonhos,
Lindos, belos, perfumados,
Os meus olhos, da vigília,
Tristes, lânguidos, magoados...
= = = = = = = = =  

Haicai de
SOLANGE COLOMBARA
São Paulo/SP

Aromas florais
libertam a poesia—
sinto a primavera.
= = = = = = = = =  

Poema de
DANIEL MAURÍCIO
Curitiba/PR

Para o amor 
Não desbotar,
Palavras diárias de carinho 
São como lápis de cor
Que dão vida
Aos espaços vazios.
= = = = = = = = =  

Trova Popular

Pobre louco apaixonado,
ai de mim! Que não mais via,
que seu amor, pouco a pouco,
esfriava dia a dia.
= = = = = = = = =  

Poema de
DIVANI MEDEIROS
Natal/RN

Setembro 

Primavera, mês do florescer, 
Flores desabrocham no alvorecer. 
Muitas adormecem com a chegada da lua, 
Outras acordam para enfeitar a rua. 
Despertam  sorrindo com o sol aquecendo 
Ornamentam jardins e residências.
Com cores variadas,  deixam pétalas nas calçadas, 
Adornam os dias e causam admiração. 
Inspiram  contos,  cordéis, músicas e poesias, 
Presenteando a diversidade  todos os dias...
= = = = = = = = =  

Poema de
ATÍLIO ANDRADE
Curitiba/PR

O viaduto 

O viaduto serve de ponte
Para transpor, atravessar 
Para o outro lado 
Mas, também  há  um monte
Embaixo dele a morar
Sem nenhum cuidado
Quando a noite chega
A disputa  acelera
Há  cochichos e gritos da galera
Tornando  a vida um pega
Enquanto  ao redor 
Ninguém  nada vê 
Não  sente a dor
Que sente  você
= = = = = = = = =  

Poema de
SONIA CARDOSO
Curitiba/PR

Como já não durmo 
Também não sonho 
O que me inspira 
É o respirar 
Dos pirilampos, em 
Seu efêmero vórtice 
Na espiral de luz.
= = = = = = = = =  

Poema de
DANIEL RODAS
Campina Grande/PB

De relva e folhas

acordo cada célula 
de espanto

quando me ponho 
sozinho
na grama sob as estrelas

e meu olhar se
funde
difuso junto aos galhos

como o fluir da
vida
sobre a ferida das horas
= = = = = = = = =  

Cantiga de Infantil de Roda

Oh! Sindô le-lê

Oh! Sindô lê-lê
Oh! Sindô lá-lá
Oh! Sindô lê-lê
Não sou eu que caio lá

Oh! Maria quer ser freira.
Não, senhor, quero casar;
Tenho o dia pro trabalho
E a noite pra descansar

Oh! Sindô lê-lê
Oh! Sindô lá-lá
Oh! Sindô lê-lê
Não sou eu que caio lá

Menina da saia curta,
Do cabelo de retrós;
Bota a chaleira no fogo,
Vai fazer café pra nós.

Oh! Sindô lê-lê
Oh! Sindô lá-lá
Oh! Sindô lê-lê
Não sou eu que caio lá

Menina da saia verde,
Não pise neste lameiro;
Não se importe, meu senhor,
Não custou o seu dinheiro.

Oh! Sindô lê-lê
Oh! Sindô lá-lá
Oh! Sindô lê-lê
Não sou eu que caio lá

Eu subi naquele morro,
De sapato de algodão;
O sapato pegou fogo
E eu voltei de pé no chão.

Oh! Sindô lê-lê
Oh! Sindô lá-lá
Oh! Sindô lê-lê
Não sou eu que caio lá
= = = = = = = = =  

Hino de 
Gramado/RS

No alto da Serra Gaúcha
Num verde planalto ondulado
Vislumbram-se em meio aos outeiros
O velho e benquisto “Gramado”.

Cantemos num brado festivo
Com calma de ardor juvenil
O amor que nos liga a “Gramado”
Parcela do vasto Brasil.

Descendo as alturas do centro
Por vales, peraus e escarpadas,
Dos homens do campo, as lavouras
Desdobram-se ao longo espalhadas.

Indústria, comércio e colônias,
Num único esforço aplicado,
Retratam o ardor progressista
Que anima o porvir de Gramado.

Riquezas da mãe natureza
Que Deus semeou nesta terra
Ofertam aos muitos turistas
Saúde nos ares da Serra.
= = = = = = = = =  

Poema de
ANTERO JERÓNIMO
Lisboa/Portugal

Sacode as mágoas das vestes
Arranca os espinhos do peito
Nesse peito que se insufla rarefeito 
Desesperando por alento
Quando tudo parece desabar

És um viajante na estrada
Carregas nas costas a coragem
Dos que sabem trilhar seu caminho
Um guerreiro a iluminar
Os que em ti se sabem abraçar

Ama-te em sentimento primeiro
Sorri à imagem que de ti reflete
És capitão do teu destino
Esse é o maior tesouro
O segredo que terás que desvendar

Ama-te inteiro e em verdade 
Nada menos que isso
Não te conformes com a metade
Verás toda a força que em ti transportas
Guerreiro de luz predestinado a amar.
(do livro Na pele do sentir)
= = = = = = = = =  

Fábula em Versos de
JEAN DE LA FONTAINE
Château-Thierry/França, 1621 – 1695, Paris/França

Os dois galos

Dois galos se meteram em peleja
A fim de se saber qual deles seja
O capataz de um bando de galinhas:
Unhadas e picadas tão daninhas
Levou um, que se deu por convencido,
E andava envergonhado e escondido.

O vencedor se encheu de tanta glória,
Que para fazer pública a vitória,
Pôs-se de alto, voou sobre umas casas;
Ali cantava, ali batia as asas.

Andando nestas danças e cantares,
Veio uma águia, levou-o pelos ares;
E saindo o que estava envergonhado,
Gozou do seu ofício descansado.

Quem contemplasse bem quão pouco dura
Neste mundo qualquer prosperidade,
Livre estava de inchar por vaidade
Com um leve sucesso de ventura.
O que tem a alegria por segura,
É doente, e o seu mal fatuidade;
Que ela passa com muita brevidade,
E vem logo a tristeza, e muito atura.

De mudanças o mundo está tão cheio.
Que hoje rio, amanhã estou sentindo
Uma grande desgraça que me veio:
Delira quem dos tristes anda rindo;
Que é absurdo gostar do mal alheio,
Quando o próprio a instantes está vindo.
= = = = = = = = =  

sábado, 6 de dezembro de 2025

José Feldman (Ecos da Violência em um Mundo em Desacordo)


Vivemos em tempos em que a dor e o terror parecem estar cada vez mais entrelaçados em nosso cotidiano. As guerras se multiplicam como ervas daninhas, brotando em qualquer parte do mundo onde líderes, ávidos por poder e controle, não hesitam em sacrificar a paz em nome de ambições pessoais. É um espetáculo trágico, onde o valor da vida é reduzido a meras estatísticas, enquanto as balas e os bombardeios ressoam como uma sinfonia macabra, privando a vida de milhares de pessoas sem um respingo de amor pela vida humana.

A televisão, um dos principais meios de formação de opinião e comportamento, tornou-se um campo de batalha onde a violência é glorificada. Os programas que atraem a atenção dos jovens estão recheados de cenas grotescas, onde vampiros e zumbis dominam narrativas que banalizam a morte e o sofrimento. Entre uma série e outra, há uma programação que mistura a ficção mais aterrorizante com os realities mais cruéis, trazendo uma nova forma de entretenimento que, na verdade, reflete uma sociedade em profunda crise. Enquanto a realidade clama por vozes de justiça e compaixão, enredamo-nos em histórias que alimentam a violência ao invés de promover a compreensão.

Os ecrãs se tornam janelas para um abismo que ecoa sentimentos destrutivos. As crianças e adolescentes, diante desses conteúdos, modelam suas perspectivas e comportamentos. Ao invés de imaginarem um mundo repleto de possibilidades pacíficas, absorvem uma visão distorcida, onde a força e a agressão se tornaram a norma. As conversas que poderiam girar em torno do amor e da solidariedade são substituídas pela retórica do “nós contra eles”, perpetuando barreiras que deveriam ser destruídas.

Nos séculos passados, a humanidade fez progressos impressionantes em ciência e tecnologia. As inovações nos conectaram de maneira que nunca antes se viu. Contudo, essa mesma evolução parece despontar uma falência moral. A arte e a educação, potências para o desenvolvimento humano, são frequentemente ofuscadas pelo brilho da violência. O retrato atual é o de uma sociedade em que a empatia e o respeito pelo próximo parecem resquícios de um passado que não se revisitou.

E em meio a essa turbulência, as mulheres continuam a ser tratadas como objetos, corpos que, em muitas culturas, são vistos como prêmios em disputas, ou vítimas em circunstâncias que escandalizam os mais sensíveis. Em um mundo que deveria ser de igualdade, a misoginia ainda ressoa com força, como se houvesse um consenso silencioso de que suas vidas têm menor valor. Assistimos a atos brutais, discursos odiosos e uma cultura que perpetua a ideia de que é aceitável desumanizar a mulher. O que é mais chocante: o ato em si ou a indiferença que o rodeia?

As novas gerações erguem-se sob o peso desse legado de desamor e agressão. É desesperador pensar que, ao invés de estarmos moldando um futuro de paz, estamos semeando as sementes da discórdia e da intolerância. O mundo digital, que poderia ser uma plataforma de troca de ideias e construção de pontes, acaba se tornando um terreno fértil para o ódio e a divisão.

Entretanto, há uma esperança latente. Cada crise traz consigo uma oportunidade de reflexão e transformação. É possível que as vozes que clamam por paz e por equidade ganhem força em meio ao ruído ensurdecedor da violência. Educadores e artistas têm um papel fundamental na reconstrução do tecido social. É através da arte que podemos inspirar mudança, e por meio da educação que podemos abrir os olhos das futuras gerações, mostrando que um mundo baseado no respeito e na empatia é não apenas desejável, mas possível.

A verdadeira evolução não está apenas nas máquinas que criamos, mas na capacidade de nos entendermos e apoiarmos uns aos outros. A resistência à violência começa com pequenos atos de bondade, com diálogos abertos sobre as verdades que nos machucam e com um compromisso coletivo de construir um futuro que respeite a dignidade de todos.

Que possamos, então, ser agentes de mudança nesse cenário nebuloso, ampliando a luz em vez de alimentar a escuridão. Porque no fim, a verdadeira luta é aquela que travamos no interior de nós mesmos. A guerra que queremos vencer não é contra um inimigo distante, mas contra os preconceitos e as barreiras que nos afastam um dos outros. Se de fato quisermos um amanhã, cabe a nós plantarmos as sementes dessa revolução silenciosa e poderosa.
= = = = = = = = =  = = = = = = = = =  = = = = 
JOSÉ FELDMAN, poeta, trovador, escritor, professor e gestor cultural. Formado em patologia clínica trabalhou por mais de uma década no Hospital das Clínicas de São Paulo. Foi enxadrista, professor, diretor, juiz e organizador de torneios de xadrez a nível nacional durante 24 anos; como diretor cultural organizou apresentações musicais e oficinas de trovas. Morou 40 anos na capital de São Paulo, onde nasceu, ao casar-se mudou para Curitiba/PR, radicando-se em Maringá/PR, cidade onde sua esposa é professora da UEM. Consultor educacional junto a alunos e professores do Paraná e São Paulo. Pertence à Confraria Luso-Brasileira de Trovadores. Possui os blogs Singrando Horizontes desde 2007 e Voo da Gralha Azul (com trovas de trovadores vivos e falecidos). Assina seus escritos por Floresta/PR. Dezenas de premiações em crônicas, contos, poesias e trovas no Brasil e exterior.
Publicações: 
Publicados: “Labirintos da vida” (crônicas e contos); “Peripécias de um Jornalista de Fofocas & outros contos” (humor); “35 trovadores em Preto & Branco” (análises); “Canteiro de trovas”.
Em andamento: “Pérgola de textos”, "Chafariz de Trovas", “Caleidoscópio da Vida” (textos sobre trovas), “Asas da poesia”, "Reescrevendo o mundo: Vozes femininas e a construção de novas narrativas”

Célio Simões (O nosso português de cada dia) “Agora, Inês é morta”


A frase se tornou um ditado popular que expressa uma decisão já foi tomada, uma ordem expedida, um fato consumado, uma oportunidade perdida ou um erro grave cometido, sem possibilidade de retorno. Quando é utilizada, reflete de imediato uma situação irreversível do ponto de vista fático, perante a qual qualquer ação no sentido de modificá-la, revela-se inútil. 

Por incrível que pareça, essa expressão se originou numa tocante história de amor entre D. Pedro I, príncipe herdeiro de Portugal e dona Inês de Castro, nos idos do século XIV. A partir da tragédia que permeou esse relacionamento amoroso, seu significado é apenas um – de que não adianta fazer ou tentar fazer coisa alguma ou chorar pelo leite derramado, pois a situação não se reverte, o estrago já está feito, o que era possibilidade virou certeza, restando induvidoso ser tarde demais para resolver ou mitigar o problema.

A charmosa Inês de Castro era a dama de companhia predileta da esposa do príncipe D. Pedro I. Era filha de D. Pedro Fernandes de Castro, mordomo-mor do rei D. Afonso XI de Castela e da dama portuguesa Aldonça Lourenço de Valadares. Seu pai era neto, por via ilegítima, de D. Sancho IV de Castela, um dos fidalgos mais poderosos do Reino de Castela.  

D. Pedro, herdeiro do trono português, casou-se com dona Constança, porém foi pela sua mais bela dama de companhia que ele viria a se apaixonar perdidamente, ficou por ela, como dizem vulgarmente, “arriado dos quatro pneus”. E esse proibitivo romance obviamente não foi aceito pela Corte, na conservadora Europa daquele tempo. E tamanho foi o incômodo daquele romance de alcova, que o Rei de Portugal mandou exilar dona Inês de Castro num distante castelo, situado nos limites da fronteira com a Espanha, esperando que o proposital isolamento operasse o efeito do esquecimento entre os dois, tentativa vã - diga-se de passagem - pois apesar nos limitados meios de comunicação daquele século, os amantes continuavam a se corresponder frequentemente, como de resto acontece nas melhores famílias da atualidade.

Com a morte de dona Constança, surgiu para D. Pedro a oportunidade de ouro de finalmente realizar seu sonho e desposar dona Inês, mesmo contra a vontade paterna. Por isso fez gestões no sentido de providenciar seu imediato regresso à Corte para com ela se unir, desta vez sem impedimentos, o que não foi suficiente para deixar de escandalizar a nobreza de Portugal, fazendo surgir  aberta hostilidade entre pai e filho, pois era intenção do rei realizar o casamento do seu primogênito com uma dama da nobreza, de sangue azul, iniciativa solenemente repudiada por D. Pedro, que recusou incisivamente esse novo casamento de fachada, com alguém que não amava.

Do relacionamento dos dois amantes, visto pela nobreza como absurdamente irregular, resultou intensa prole (4 filhos), o que serviu para agravar ainda mais as já deterioradas relações entre o Rei e o Príncipe, exacerbada pela boataria da ameaça política dos fofoqueiros de plantão, que se dedicavam a especular quem seria desses rebentos o futuro herdeiro do trono, todos torcendo para que o Rei D. Afonso IV tomasse uma posição mais firme, drástica se fosse necessário, no sentido de pôr fim àquela incômoda e instável situação.

Essa oportunidade surgiu quando o Rei, aproveitando a ausência de D. Pedro em rápida viagem, foi pessoalmente com alguns fiéis escudeiros até onde se encontrava dona Inês e sem mais delongas, a executaram sem piedade, provocando sua morte, como era de se esperar, a profunda fúria e justificada revolta de D. Pedro contra D. Afonso IV, situação que perdurou até o falecimento deste último, quando então D. Pedro se tornou de fato e de direito o oitavo rei de Portugal em 1357, com o título de D. Pedro I.  

Vendo-se legitimado no trono, fez o novo monarca o que toda pessoa vingativa faz com seus adversários, ontem ou hoje: perseguiu e matou de forma particularmente cruel e sofrida cada um dos assassinos de D. Inês, arrancando-lhes o coração antes do golpe fatal, escapando ileso apenas um deles, que conseguiu fugir para a França e já em seu leito de morte, anos depois, conseguiu ser perdoado pelo seu abominável crime.   Consumada a vindita, D. Pedro mandou construir um imponente túmulo para D. Inês de Castro no mosteiro de Alcobaça, para onde trasladou o corpo de sua amada. 

Reza a lenda que antes da inumação do corpo para sua definitiva morada, Dom Pedro I promoveu uma macabra cerimônia de coroação do cadáver, obrigando todos os nobres da corte, que antes a hostilizavam, a beijarem a mão sem vida do cadáver, como forma de submissão, desagravo e público reconhecimento de que ela fora um dia a verdadeira rainha de Portugal. 

Outra lenda, tão improvável quando essa, diz que as lágrimas de D. Inês, vertidas quando estava prestes a ser assassinada pelo Rei e seus asseclas, formaram a Fonte das Lágrimas em Coimbra, no interior da Quinta das Lágrimas belo sítio cercado por jardins exuberantes e matas históricos (onde também existe a Fonte dos Amores) à margem esquerda do Rio Mondego, que nasce na Serra da Estrela e deságua no Atlântico junto à Figueira da Foz.. 

Com um tema propício a tantas especulações e usado popularmente para definir situações irremediáveis, a música popular brasileira não deixou por menos e a banda CE-040, concebeu uma música com essa temática, cuja letra se inspira no controvertido episódio da história portuguesa, aqui narrado:

“Agora é tarde, Inês é morta...
Cedo ou tarde, pouco me importa.
Depois, quem era essa Inês?
E o que foi que ela fez?
Ao menos não dessa vez,
Não quero ouvir clichês. 
Sou eu que vou dizer,
Querer pra mim é poder.
Posso chorar no leite derramado (...)”.

A expressão popular “AGORA, INÊS É MORTA” tornou-se também o nome de banda de punk paulista, que com sucesso, lançou um EP de 6 músicas e outro de 2 denominados INÊS É MORTA (em 2018); os EPs “Abismo” (em 2019); “Mentir” (em 2020), “Sozinha” (2021), “Espectro do Tempo” (em 2021), “Quarta Parede” (também 2021) e “Apogeu”, já no ano de 2022, quando felizmente foi superada a fase mais aguda da pandemia do Covid 19, de triste, sofrida e desagradável memória para todos nós.
= = = = = = = = =  = = = = = = = = =  = = = = 
CÉLIO SIMÕES DE SOUZA é paraense, advogado pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho, escritor, professor, palestrante, poeta e memorialista. É membro da Academia Paraense de Letras, membro e ex-presidente da Academia Paraense de Letras Jurídicas, fundador e ex-vice-presidente da Academia Paraense de Jornalismo, fundador e ex-presidente da Academia Artística e Literária de Óbidos, membro da Academia Paraense Literária Interiorana, da Academia de Letras e Artes da Polícia Militar do Pará e da Confraria Brasileira de Letras, no Paraná. Foi juiz do TRE-PA, é sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, fundador e membro da União dos Juristas Católicos de Belém e membro efetivo do Instituto dos Advogados do Pará. Tem seis livros publicados, é coautor de outros quatro e recebeu três prêmios literários.

Fontes:
Texto enviado pelo autor. 
Imagem criada por Jfeldman com Microsoft Bing