domingo, 30 de agosto de 2015

Goulart Gomes (Poetrix)



A FILOSOFIA A GOLPES DE MARTELO
ela disse "Nietzsche"
ele falou "Saúde"
incompatibilidade de academias
ANTES QUE O SOL NASÇA
Imagine um dia assim
Luzes rasgando a aurora
A manhã, embriagada, perdendo a hora
BAILARINA
na ponta dos pés
rodopiam
o mundo e nós, juntos
ESPELHO D'ÁGUA
as trutas se banham nas nuvens
enquanto o sol rompe as gotas
navego ou flutuo?
minimalista
nunca minto
às vezes, apenas
encolho a verdade
MISSIVA
começo com minha graça
termino com votos de paz
minhas mal-tratadas linhas
QUATRO ELEMENTOS
tu, no ar; eu, na água
ambos, na terra
em brasa
SOBRE ESTA PEDRA ERGUEREI
Molhada. A gema intumescida
Por sobre, a relva
Caverna escondida
SÉRIE "TAROT"
TAROTRIX 0 – O POETA
louco de Deus
bardo bobo
revolucionando o mundo
TAROTRIX 1 – O MAGO
jovem, sou Hermes
ancião, Merlin:
o que está acima, está em mim
TAROTRIX 2 – A SACERDOTISA
em tuas mãos, a verdade
nos teus olhos, a ternura
mulher, em divindade
TAROTRIX 3 – A IMPERATRIX
com as mãos no cetro
despe o manto
entre risos, faz-se rainha
TAROTRIX 4 – O IMPERADOR
meu reino entre quatro paredes
um império se ergue
nos lençóis deste leito
TAROTRIX 5 – O HIEROFANTE
se o papa é pop
e o bispo, milionário
quero São Pedro para empresário!
TAROTRIX 6 – OS AMANTES
desde o Éden
impossível escolha
entre Lilith e Eva
TAROTRIX 7 – O VEÍCULO
Apolo, Arjuna, São Cristóvão
as setas da alma
apontam a direção
TAROTRIX 8 – A JUSTIÇA
o Universo dança.
entre causa e efeito
equilibra-se uma sentença
TAROTRIX 9 – O EREMITA
quando o silêncio fala
no vazio das coisas:
encontro íntimo
TAROTRIX 10 – A FORTUNA
meneios de Shiva
segredos de Esfinge
as Moiras tecem confidências
TAROTRIX 11 – A FORÇA
confidências entre a bela e a fera
“Força Sempre”
diz-me ela
TAROTRIX 12 – O SUSPENSO
sobre o precipício
imponho-me o suplício
promessas de Prometeu
TAROTRIX 13 – O CEIFA(DOR)
romper casulos
quebrar as cascas
renascer a cada morte
TAROTRIX 14 – A TEMPERANÇA
como quem enterra a semente
para repartir o pão
aguardo uma nova estação
TAROTRIX 15 – O DEMÔNIO
O corpo pede!
- Nada em demasia,
O Oráculo, repetia
TAROTRIX 16 – A TORRE
- Quem vem lá?, grito ao fantasma
e do eco do eco do meu medo
- Sou tu, responde o espelho
TAROTRIX 17 – A ESPERANÇA
imortal, habitas meu peito
em teus olhos, a eternidade
meu mundo pelo teu beijo
TAROTRIX 18 – A LUA
um outro lado, ignorado
meio-Ogum, meio-dragão
lunático, aluado
  
TAROTRIX 19 – O SOL
a luz se faz
fogo que não arde
tudo é vida, e nada mais
TAROTRIX 20 – O JULGAMENTO
diante dos meus pecados
sou promotor, juiz e advogado:
em paz, pronuncio meu veredicto
TAROTRIX 21 – O UNIVERSO
a matéria se transforma,
a energia flui; eu, penso.
Deus, faz Poesias...

             
José Goulart de Souza Gomes nasceu em Salvador/BA, em 1965. Administrador de Empresas, pós-graduado em Literatura Brasileira (UCSAL) e em Gestão de Comunicação Integrada (ESPM-RJ). Atua na área de Comunicação Empresarial. É espiritualista e pesquisador de ficção científica. Fundador do Grupo Cultural Pórtico (1995) e criador da linguagem poética Poetrix (1999). Obteve dezenas de prêmios em concursos de poesia, prosa e festivais de música e participou de mais de 50 coletâneas publicadas no Brasil, Cuba, Espanha, USA, Itália, França e Coréia do Sul e tem trabalhos divulgados em vários outros países. Coordenador do Movimento Internacional Poetrix e do Grupo Cultural Pórtico. Como editor alternativo propiciou a publicação de 56 livros e coletâneas de novos autores.
Algumas obras:
 Anda Luz (1987); Todo Desejo (1990); Sob a Pele (1994); Esfinge Lunar e Outros Enigmas (2001); Trix, Poemetos Tropi-kais (1999); Minimal, dos males o menor (2007); A Divina Comédia no Cordel (1989); Todo Tipo de Gente, contos (2003), 501 Poetrix: para ler antes do amanhecer (2011).
Fontes:
Goulart Gomes. Minimal, dos males o menor. Salvador/BA: Copygraf, 2007.
Goulart Gomes (org.). 501 Poetrix: para ler antes do amanhecer. Lauro de Freitas/BA: Livro.com, 2011.

Nenhum comentário: