terça-feira, 4 de agosto de 2015

Trovador Homenageado: Miguel Perrone Cione


A caridade deriva
e cresce do amor presente,
como a roseira nativa,
sem espinhos... certamente.
À deriva.. transportando
meus enlevos ao papel,
sou visionário sonhando
com rimas feitas de mel…
Ajoelhado no templo,
o cego fala a Jesus:
- Mesmo na treva eu contemplo
o clarão da Tua luz!
A lira dos meus amores,
de anseios e de alegrias,
também tange minhas dores,
nos serões das noites frias.
A saudade é uma goteira
que quando vem não se acalma.
Pinga quase a noite inteira
na solidão da minha alma.
Coração mau que se inflama
numa aventura qualquer,
deixa, às vezes, quem o ama,
para amar quem não lhe quer.
Criança, flor encantada,
luz clara de sol se abrindo,
que sorri por quase nada,
que chora quase sorrindo...
Da fé derivam caminhos,
onde Deus canta louvores,
podem ter muitos espinhos,
mas no final só têm flores.
Em que bola de cristal
eu vou ler nossos destinos,
neste mundo desigual,
neste mar de desatinos?…
Fonte amiga é o coração
de quem dá ao sofredor,
na ajuda de sua mão,
o amparo do seu amor.
Fonte clara - o nosso amor,
de esperanças refletidas,
quantos sonhos, quanto ardor
têm banhado as nossas vidas!
Já vi semblantes vestidos
de máscaras sorridentes
terem no olhar os gemidos
de corações descontentes
Maritaca tagarela...
Quer ave mais brasileira?
- Fez até a roupa dela
com as cores da bandeira.
Meus carnavais de criança...
máscaras... futilidades...
me deixaram na lembrança
mil confetes de saudade.
Minha lira anda ferida...
Como posso me inspirar,
vendo crianças na vida,
sem ter pão e sem ter lar?
Minha mãe, à luz dourada
do clarão da lamparina,
ilumina a santa amada,
em troca,a santa a ilumina…
Nas moendas milenares
que jamais podemos vê-las,
Deus fez a lua e os luares
com pó moído de estrelas.
Na sua imensa bondade,
a mãe traz do Criador,
um clarão da eternidade,
em cada instante de amor…
Nessa colheita de amores
tu e eu, pelos caminhos,
dividimos muitas flores,
mas, muito mais,os espinhos!
Nesta casinha singela,
sem luzes, sem esplendor,
basta o clarão de uma vela
para aquecer nosso amor…
No clarão de uma alvorada,
esperança... te esperei...
mas voltaste tão velada,
que quase não te encontrei…
No meu sonho o mundo gira,
tangendo a minha emoção...
O meu coração é a Lira,
a Trova... minha canção!…
No sofrer das minhas dores,
ou viver felicidade,
entre os espinhos e flores,
só me restou a saudade…
O amor sereno que passa
por nossa vida, florindo,
traz de Deus a essência e a graça,
no mesmo abraço se unindo.
O talento está na mente,
é inteligência e razão;
mas a razão nunca sente
as coisas do coração.
O verde mar se parece
com o destino da gente:
– em meio à paz se enfurece,
torna-se mau de repente.
Para uma trova ser pura,
ser mensageira do amor,
basta um sopro de ventura
no sonho do trovador.
Por levares com ternura,
teu apoio a quem tem dor,
terás na mão a ventura
de poder semear o amor.
Relembrando a tenra idade
na minha verde esperança,
sonhei com a felicidade,
como sonhava em criança.
Saudade, quando é de alguém
que nos deu ventura e amor,
dói como espinho, mas tem
perfumes como o da flor.
Se o bem tu podes fazer,
e não fazes coisa alguma,
tu não serás ao morrer
mais que uma bolha de espuma.
Talento, glória, riqueza,
tudo deixamos na Terra,
só levamos, com certeza,
a crença que em Deus se encerra.
Teus olhos verdes, sem sombras,
sem temores e embaraços,
são oásis, são alfombras
no caminho dos meus passos.
            Miguel Perrone Cione nasceu na cidade de Cravinhos/SP. Radicou-se em Ribeirão Preto/SP, na década de 1940. Foi analista clínico, biólogo, advogado.
            Membro da União Brasileira de Escritores (UBE), União Brasileira de Trovadores (UBT), Ordem dos Velhos Jornalistas do Estado de São Paulo, Centro Cultural de Filgueiras (Portugal), Academia Ribeirãopretana de Letras, Academia Goianense de Letras, Academia Internacional de Letras Três Fronteiras (Brasil - Argentina - Uruguai), International Academy of Letters of England (Londres), Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto.
            Ecologista laureado pela Sociedade Geográfica Brasileira com a comenda relativa à preservação do meio ambiente, da flora, da fauna e do índio.
            Alguns livros publicados:
Elementos de Biologia (1952); Pequeno Dicionário Biológico (1953); Temas e Reflexões (1974); Galáxia Azul (Poesias - 1979); Ouropel (Trovas - 1979); Sombras Aladas (1993); Sol e Nuvens (1999); Espiral de Rimas (1999); Contos Esparsos (1999), etc.

Nenhum comentário: