quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Olivaldo Junior (Buquê de Trovas Comemorativas)


Dia da Árvore
21 de setembro: Dia da Árvore 

De semente pequenina,
grande árvore nasceu; 
faz de conta que é menina, 
mas, no fundo, já cresceu... 

Numa curva da ribeira, 
dentre as pedras do riozinho, 
a mais linda laranjeira 
põe seus frutos no caminho!... 

Campo aberto, noite adentro, 
guarda as árvores que avisto; 
chega um dia, e acabo dentro 
de uma delas, que conquisto. 

Da sombrinha que nos dá, 
do carinho que nos tem, 
do arvoredo, "Shangri-Lá": 
esperança para alguém. 

- Sim, fui árvore, oh, menino, 
em longínqua encarnação!... 
Mas, sem água, meu destino 
foi morrer ao sol, sem pão... 

No jasmim que é só perfume, 
numa noite de Natal, 
cada mero vaga-lume 
vira enfeite natural... 

O papel que foi caderno, 
vão suporte de um poema, 
pode ter um ciclo eterno 
se o "reciclo" vira um lema.
_______________________________

Setembro Amarelo
(Mês da prevenção do suicídio)

'Amarelo' é atenção,
"prevenção" a se adotar;
o vermelho coração,
em setembro, quer falar.

Do edifício mais bonito,
da varanda em primavera,
quis ganhar seu infinito
quando a vida em si já era...

Nosso filho mais amado,
nossa amiga mais querida...
Todo mundo é delicado
se tem alma, e ela é ferida.

Um sorriso que conforta,
um abraço bem gostoso,
e o diálogo abre a "porta"
da conversa ao ser idoso...

Pelo fio do telefone,
ou de um chat na Internet,
CVV, para um insone,
faz que a mente se aquiete.
_______________________

Dia do Filósofo
16 de agosto: Dia do Filósofo

O Filósofo se esquece
sobre a pilha de tratados,
para ver se refloresce
cada um de seus legados...

Na (in)certeza dos saberes,
paira o "sol" da descoberta;
quanto mais tu aprenderes,
menos fica a luz (in)certa(?).

Pré-socrático, ou socrático,
mito grego, (des)engano...
Meu regime é democrático:
ser divino é ser humano.

No Café do Amor Platônico,
bebo só com a Solidão,
pois meu bem ficou irônico
ao pedir-lhe a sua mão...

Aristóteles me "impõe"
sua arte de poesia,
e meu peito recompõe
toda a vã Filosofia...
____________________

Dia Nacional do Teatro
19 de setembro: Dia Nacional do Teatro

No tablado de carvalho,
ou na praça da Cidade,
um ator faz seu trabalho
com a maior felicidade!...

No Brasil de antigamente,
nosso índio contemplava
o teatro que outra gente,
lá de longe, lhe encenava...

Vem, menina, pinta o rosto,
veste as roupas da titia!...
Num 'teatro', sente o gosto
que é viver em fantasia...

Se essa vida é uma tragédia,
ponho a máscara da dor;
mas, se surge uma comédia,
saltimbanco, minha flor!

Luz na cara, em vã quimera...
Nove meses ensaiando!...
De repente, o fim da espera:
a plateia está gostando!

No porão da Ditadura
- torturados em segredo -,
o Teatro era a ternura
que calava todo o medo.

Da coxia, o 'meu' amor
vira a estrela de uma peça
cujo clown é professor,
só procura o que interessa...

Neste clássico imperfeito,
que interpreto com paixão,
sinto a vida no meu peito:
sou mocinho, ou sou vilão?

Faz de conta que me ama,
que lhe compro até anel,
pois o amor é puro drama,
não importa o seu papel...

Cada lágrima que escorre
dos "olhinhos" de um ator
molha a alma que socorre
quando encena com amor.

Fonte: O Autor

Nenhum comentário: