sábado, 28 de novembro de 2015

Olympio Coutinho (Trovas)

1.
Alegria em plenitude
cultiva dentro do peito
quem dá valor à virtude
e menospreza o defeito.
2.
A "meia-noite", querida,
relembra pra todos nós
os instantes desta vida
que não ficamos a sós.
3.
As margaridas florindo
sob este céu cor de anil...
É a primavera surgindo
por todo nosso Brasil.
4.
As tristezas não me tocam,
as crises... busco vencê-las;
quando os planetas se chocam
do choque nascem estrelas.
5.
Belo ocaso e o sol formata
com um mar da cor de anil
uma tela que retrata
a bandeira do Brasil.
6.
Braços de todas as cores
traduzindo integração;
qual jardim de muitas flores
plantadas no coração.
7.
Buscando alcançar o céu,
entre as nuvens eu me ponho;
sigo assim, vivendo ao léu,
pela estrada do meu sonho.
8.
Capa de livro bem feita,
esta foto me extasia:
mostra, de forma perfeita,
abraço em prosa e poesia.
9.
Campo de terra e o menino,
com pés descalços no chão,
tem um sonho clandestino:
ser um dia um campeão.
10.
Corações são assoprados
para outro mundo, virtual...
Será que estamos frustrados
com nosso mundo real?
11.
Cultive a fraternidade,
como quem cultiva a terra;
quem planta grãos de amizade
não colhe os frutos da guerra.
12.
Da vida, na falsidade,
nossos olhos têm magia;
ninguém encobre a verdade,
pois o olhar a denuncia.
13.
Eu não tenho o que queria,
mas sou feliz mesmo assim;
faço a minha terapia
na mesa do botequim.
14.
Feliz de quem não permite
que o domínio da razão
seja mais forte e limite
o que sente o coração.
15.
Juventude, o procurar
permanente de viver;
enquanto a busca durar
ninguém vai envelhecer.
16.
Não fuja dos seus caminhos,
nem busque atalhos a esmo;
quem tem medo dos espinhos
não acha a flor em si mesmo.
17.
Neste teatro, que é a vida
(e a vida é uma somente),
prefiro o palco, querida,
do que ser mero assistente.
18.
O barquinho vai zarpar...
E me lembro, entristecida,
que por ter medo de amar
perdi o barco da vida.
19.
Olho os guris abraçados
e o meu pesar é profundo;
sei que serão separados
pela aspereza do mundo.
20.
Pelo amor abandonado,
hoje sou, na realidade,
velho navio ancorado
no triste cais da saudade.
21.
Pipa empinada e o menino,
saudando a força do vento,
curte o prazer repentino
de ser livre em movimento.
22.
Por mais que esta vida o açoite
prossiga na caminhada;
depois do negror da noite
sempre desponta a alvorada.
23.
Qual duas taças de vinho
em perfeita simetria;
que seja assim o caminho
do nosso amor, que inebria.
24.
Quisera, no trem da vida,
percorrer o meu caminho
em passarela florida
de paz, amor e carinho.
25.
Se em sua rota há procelas
não ponha a culpa no vento;
cuide do ajuste das velas,
ponha o barco em movimento.
26.
Se os erros lhe causam dor
não busque culpas a esmo:
tente, com vontade e amor,
reconstrução de si mesmo.
27.
Se tem que lutar não pense
em procurar um abrigo;
uma luta não se vence
se escondendo do inimigo.
28.
Simbolizam essas mãos
que buscam erguer a Terra
um movimento de irmãos
pela paz e contra a guerra.
29.
Sorria a todo momento
por pior que esteja a vida...
Quem sorri no sofrimento
torna a dor mais dividida.
30.
Tenho ciúmes da lua,
ciúmes loucos, meu bem,
pois passeia em tua rua...
e no teu corpo também.
31.
Viagens, sonhos, crianças,
cenas que nós já vivemos;
são retratos de lembranças
que nunca mais esquecemos.
32.
Viver não é passatempo,
pois um paradoxo encerra:
– a gente é que mata o tempo,
e o tempo é que nos enterra.

Nenhum comentário: