segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Paulo Urban (Poesias e Biografia)

Biografia
Paulo Urban nasceu em São Paulo a 10 de fevereiro de 1965. Em 1989, formou-se em medicina pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Especializou-se em psiquiatria no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, tendo sido aluno do eminente psiquiatra, Dr. Carol Sonenreich.Aos 29 anos tornou-se Diretor Clínico do Hospital Psiquiátrico Casa de Saúde de São João de Deus, da Ordem Hospitaleira de mesmo nome, dirigindo-o por seis anos.
É articulista da Revista Planeta, publicação mensal da Editora Três, e escreve matérias sobre diversos assuntos: psiquismo, mitologia, ocultismo (alquimia e magia), religiões, sonhos, simbolismo, filosofia, antropologia, arte, literatura e outros. Mantém contato aberto e permanente com seus leitores, e tem realizado nos últimos anos palestras sobre os mais diversos temas no Brasil e no exterior.
Há anos prepara uma obra, longe de acabar, sobre o Profeta Nostradamus, tendo realizado para tanto pesquisas no Instituto Histórico e Geográfico de Provence.
Tem livros publicados nas áreas de história, acupuntura, esoterismo e está com outros em processo de publicação, um dos quais sobre Magia.
Paulo Urban é criador de sua própria abordagem terapêutica, a Psicoterapia do Encantamento, de referencial analítico (junguiano) e que explora técnicas respiratórias de hiperventilação e ritos de passagem propiciadores de um novo psiquismo.
Em sua clínica médica, atende como psiquiatra, psicoterapeuta e acupunturista. Também pratica desde 1992 a Hipnose Clínica.
Desenvolve pesquisas sobre Estados Alterados de Consciência e Xamanismo. Regularmente se encontra com o Xamã Carlos Prado, de quem tem recebido in loco lições de medicina natural e cosmovisão andina.
Possui trabalhos acadêmicos publicados nas áreas de filosofia, medicina (alguns premiados), acupuntura e parapsicologia. Interessa-se também por física quântica e astrofísica.
Paulo Urban torna disponível parte de sua obra, inclusive seus sonetos, textos e pesquisas, aqui no www.amigodaalma.com.br ,site que compartilha junto da amiga Monica Facó, artista plástica, no qual pretendem abrigar companheiros que são os verdadeiros amigos da alma de todos nós.

Z O R R O

Por trás de negra máscara se oculta
um rosto apaixonado em seu ardor,
em meio à capa preta esconde o ator
a língua de um florete bela e inculta,
a mesma que te corta, urente, exulta
teus sentimentos todos, teu sabor...
A cicatriz não sabe o que é a dor
que cresce com o amor e que o sepulta
Esgrimista ágil, teço escaramuça...
Se à noite em meu cavalo sangro o céu,
de dia me recolho atrás do véu;
não pressupõe minh’arte te ferir,
nem sei se julgo justo este esgrimir
de um coração que é lâmina e te aguça.
decassílabos heróicos
15/08/2001

MANUSCRITOS DO BAÚ INTERMINÁVEL LIVRO IV - PERGAMINHO III - ORIGEM

Densas horas castigam esta esfera
Incrustada na curva do passado,
Não orbita, e seu tempo, enclausurado,
É presa deste instante de uma era.
Devora-lhe a mandíbula de um lado,
D’outro a gula de um Cronos feito fera;
Goela adentro é o segredo que se encerra
Tenebroso, voraz, bem disfarçado.
Digerido, o planeta se transforma,
Lançando pelo Cosmos sua essência;
Traz consigo o artifício da reforma,
Tão tênue, tão precisa sua ciência;
Do veneno ao remédio numa dose,
Faz do tempo a total metamorfose.
09/07/1997

Fontes:
http://www.amigodaalma.com.br/conteudo/sonetos/zorro.htm
http://www.amigodaalma.com.br/conteudo/sonetos/mbi_origem.htm
http://www.amigodaalma.com.br/conteudo/trajetoria.htm

Nenhum comentário: