terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Revista Nova Consciência

O lançamento da revista Nova Consciência, da Editora Universo das Letras, é uma ótima notícia para quem esperava uma publicação desvinculada de religiões, mas com um forte apelo espiritualista e baseada na novíssima ciência idealista.

Física quântica, ética, medicina da alma, aspectos de Gaia, meio ambiente, reencarnacionismo, investigações psíquicas e do Universo, além das mais diversas tendências culturais ganham banho de racionalidade pelas mãos do psicoterapeuta Paulo Urban, coordenador editorial, e do pesquisador e jornalista Paulo Figueiredo, diretor de redação. A revista Nova Consciência agrada com louvor a todos aqueles que buscam um sentido maior no ato de existir. Inspiração e esperança não faltam na linha editorial. Na edição número 2, por exemplo, a revista traz Amit Goswami e a terapia da energia vital, espiritualidade no trabalho, alerta a respeito da contaminação do meio ambiente por pilhas, entrevista com um Xamã dos Andes, a alquimia e a nossa capacidade de voar, entre outras boas pautas.

Prefácio da edição nr. 1 – outubro 2007, por Paulo Urban
Mais do que uma revista, Nova Consciência é porta-voz de todo um movimento planetário, pleno de transformações que já se mostram presentes desde que ingressamos na Era de Aquário. A Nova Consciência anuncia o novo despertar da humanidade.

Verdadeira semente libertária, disposta a abandonar as amarras dos dogmas e das doutrinas, nossa Revista nasce em sintonia com a nova ordem de uma espiritualidade sem rótulos nem fronteiras.

É chegada, pois, a hora dos homens se abraçarem em torno do Planeta.

Bem sabemos que, milenarmente, ao longo de toda a história da civilização, a humanidade vive imersa em lutas e conflitos; sempre há povos e nações digladiando, envolvidos em guerras que se disseminam pelo Planeta. Tecnologicamente, porém, faz apenas meio século que a humanidade alcançou – com a conquista atômica – a possibilidade de extinguir-se a si própria, definitivamente. Basta, para isso, que se apertem os botões certos.

Mas não precisamos esperar que nosso fim sobrevenha de alguma guerra nuclear. Tola ingenuidade a nossa, a de aguardarmos temerosos por alguma catástrofe atômica, enquanto seguimos desrespeitando o ambiente com nossa estupidez cotidiana, sangrando a Terra, secando nossa água, extinguindo recursos naturais e provocando um cada vez maior efeito estufa.
Vale lembrar: em termos astronômicos, nossa condição climática é tão resistente quanto uma bolha de sabão. Nessa sua escalada inconseqüente, em pouco tempo a humanidade assistirá de camarote a seu próprio colapso.

Roga um dito popular da antiga tradição andina: "Não herdamos o mundo de nossos pais, senão que o tomamos emprestado de nossos filhos". É preciso, pois, que, fazendo jus à nossa herança ancestral, estejamos realmente dispostos a abraçar a bandeira da paz e nos alçarmos em direção a estados transcendentes, no intuito de experimentar o amor incondicional, única chance de salvação de nossa espécie.

Especialmente atenta a isso, a Revista Nova Consciência reúne em seu bojo os esforços daqueles que desejam construir uma humanidade melhor, capaz de compartilhar de um mundo viável e socialmente mais justo. O que parece ser mera utopia, em verdade se encontra bem aqui ao nosso alcance; afinal, tudo o que fazemos à Terra, fazemos a nós mesmos, e nossas crianças colherão esses frutos.

O primeiro passo a ser dado em direção à cura planetária é muito simples: basta que acreditemos nela. Em seguida, é preciso realmente desejá-la, e agir para que esta cura se opere, tanto em nosso próprio nome como em benefício de nossos filhos. Se a Terra está enferma, é porque a humanidade obviamente adoeceu primeiro. E, decididamente, não é justo que as gerações vindouras sobrevivam apenas para pagar a conta deste nosso comportamento desmedido, desta arrogância própria do século XX, quando o ser humano, no afã de sua competitividade espúria, na insanidade de sua ganância econômica, resolveu desafiar a natureza.
Mas Nova Consciência nada tem a ver com as correntes messiânicas que prometem melhores tempos após o tão temível apocalipse. Não pretendemos salvar o mundo por meio de nenhum ato megalomaníaco; serenamente acreditamos que qualquer transformação maior em benefício do Planeta deva começar, antes de tudo, pelo coração dos homens; justamente aí, no particular templo de cada indivíduo, é que se encontra a matéria-prima a ser transmutada em prol de um mundo melhor e renascido.

Neste sentido, a Revista Nova Consciência assume um caráter alquímico, voltada que está para a paciente edificação de cada um de nós, perseverantemente orando e trabalhando para que o denso chumbo de nossos dias possa ser transmutado em ouro divinal.

Nova Consciência busca ainda a aproximação entre ciência e espiritualidade; propõe alcançar uma síntese possível entre a complexa indagação científica e a sabedoria perene das civilizações ancestrais. Nova Consciência reverencia, pois, as medicinas tradicionais (taoísta, ayurvédica, andina, hipocrática etc, também o saber indígena) bem como todas as culturas arcaicas que souberam enxergar nos ciclos da vida a dança da harmonia, concebendo a saúde como um estado de comunhão entre o homem e o Universo.

Nova Consciência é ainda uma Revista fundamentada no saber esotérico, particularmente centrada no saber iniciático das Antigas Escolas de Mistério e escorada na trípode do Hermetismo clássico, a compreender as assim chamadas ciências proibidas: magia, astrologia e alquimia. Resgata as grandes Tradições espirituais (Gnose, Cabala, Hinduísmo, Taoísmo, Xamanismo etc...) e valoriza os Evangelhos apócrifos, fontes de conhecimento capazes de provocar profundas reviravoltas nos milenares dogmas da cristandade.

Como todo movimento libertário, Nova Consciência descarta o ultrapassado para dar lugar ao novo. Entende a física contemporânea como um Universo inteiro de possibilidades vislumbrado além da tridimensionalidade da mecânica de Newton; considera os arquétipos de Jung como uma transcendência psíquica muito além do restrito mundo psicológico tateado pela psicanálise de Freud.

Enfim, Nova Consciência prefere a beleza dos paradoxos à ilusão de nossas mais arraigadas certezas. Afinal, quem somos nós? O que fazemos neste mundo? Para onde vamos?Enquanto essas milenares questões prevalecem sobre toda e qualquer especulação humana, a Nova Consciência se deleita em expressar-se, sobretudo, pelas artes. Estas sim, sempre à frente de seu tempo, fazem ressoar com ousadia os clarins que anunciam a chegada das épocas, o advento de novas transcendentais percepções. Só as artes sabem soprar ao intelecto dos homens aquilo que seu coração já intuiu estar por trás dos véus dos mistérios.

Afinal, as artes expressam antecipadamente aquilo que a História ou a ciência só encontrarão mais tarde; são as artes que nos guiam rumo às novas constelações, em direção a uma sempre Nova Consciência.

Vivemos, pois, à entrada deste Terceiro Milênio o momento cósmico mais crucial de toda a História da humanidade. Podemos hoje tanto explodir a Terra várias vezes como garantir sua cura e a sobrevivência de todos os que nela habitam. E tudo se resume a uma simples questão de escolha, também a uma complexa questão de compromisso. Está exclusivamente em nossas mãos a chance de entregarmos um mundo realmente melhor às gerações seguintes.

Se você já sentiu dentro de seu coração chamado semelhante, é porque deve estar em sintonia com este movimento. A Nova Consciência pede passagem, ela se constela em toda a Via Láctea e atravessa nosso chackra cardíaco, acrescentando Luz às estrelas e mais Amor ao coração dos homens, como previu o visionário poeta Fernando Pessoa.

E longe dos caprichos do acaso, se você está lendo este release, talvez seja porque já entendeu que está na hora de mudar, de ajudar a humanidade a evoluir rumo ao despertar de uma Nova Consciência!
========================================
Nova Consciência tem Paulo Urban, médico psiquiatra e psicoterapeuta do Encantamento, como seu editor-chefe. Nova Consciência é uma publicação mensal da Editora Universo das Letras, com distribuição por todo o Território Nacional.

Assinaturas podem ser feitas em (11) 3879-3838 ou assinatura@novaconsciencia.com

Fontes:

URBAN, Paulo. Rumo à Nova Consciência. In: Revista Nova Consciência. São Paulo: Editora Universo das Letras. no 1. Outubro 2007, p.5.
http://www.amigodaalma.com.br/

Nenhum comentário: