domingo, 25 de fevereiro de 2018

SÁ de Carvalho (Poemas Escolhidos)


DESTINO ENCANTADO

Tenho um barco chamado Destino
que sempre me leva a passear,
leva o meu amado sentado na proa
desfrutando da brisa do mar.
Fura as ondas, sempre a "marolar"
Abrindo caminhos para outra embarcação passar.
Enquanto nos céus
uma garça nos cobre com sua graça
sobre as espumas borbulhantes...
Seguimos assessorados pelas doninhas!
Desvendo o mistério que envolve sua tripulação:
"No seu bojo ele leva uma caiçara morena
e um amoroso pescador
que ao ouvir o canto da sereia
não deseja mais aportar!Ele tem medo!
Medo de perder Maria e de sem carinho ficar.
Tem medo de acabar sozinho
se em cada porto ele parar."
Ah! Esse destino serelepe,
sem parar brinca nas ondas,
e nós, nos deixamos seduzir
pelo seu encanto sem par!
___________________________

VOCÊ

Eu sou você, mas não tenho você.
Você me possui, mas não possuo você.
Você arrebata-me, nocauteia-me, abate-me
e de mim se apossa por inteiro.
Prisioneira desse algoz,
recolho toda dor chorada,
enrosco em mim a tristeza, mergulho num poço de fel
e tenho de mim muita pena.
Por que meu coração não me obedece?
Por que meus olhos ficam opacos
quando não vejo a luz dos olhos teus?
Por que devo sentir-me um trapo
quando tantos outros ,de mim, querem um trato?
por que é para você minha vontade, minha vida?
Então, sem respostas, em prece, rogo,
que você se entregue a mim,
que nos meus braços se abandone,
que retribua os meus beijos,
que se delicie com meus afagos,
enfim, que se deixe amar por mim..
Tendo você assim subjugado, inerte, impotente
ficarei feliz por finalmente tê-lo como meu prisioneiro!

Fonte: A poetisa

Nenhum comentário: