quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Terezinha Ofélia Nascimento Rennó (De Forno e Fogão)

Terezinha é de Itajubá – MG
(5. Lugar no VI Concurso Literário Cidade de Maringá, Modalidade Crônica: Troféu Lucilla Maria Simas de Assis)

–––––––––––––––––-
    O calor que cora as faces da Aninha cora também as quitandas que Coralina faz e ensina com carinho e boa vontade! Enquanto uma menina atiça as achas, avivando as brasas para aquecer o forno do antigo fogão cor de cinza – pintado com a cinza do fogão – a outra mistura os ovos, põe açúcar e farinha no fermento já crescido. Dona de mãos fortes, Alice sova a massa que será a mais gostosa rosca Rainha.

    A tradição da família vem do tempo em que a avó, mulher previdente e tinhosa, escrevia as receitas no grosso caderno, cuja caligrafia primava pela clareza. Na primeira página lia-se a dedicatória mais autoritária que já se viu para o ritual culinário:

    “Às minhas filhas, ordeno: Cumpram minhas ordens e não sentirão saudades dos assados, bolos, sonhos e brevidades... Que este caderno passe das mãos de suas filhas para as das suas netas e delas para as bisnetas... Assim, quitutes, sabores, aromas e eu, seremos lembrados por muitos e muitos anos.”

    Coralina e Aninha são as abelhas da vez! No afã do bom labor, após o “encantamento” da mãe, administram a tradicional tarefa com louvor. Sob a direção da mais velha, pela prática adquirida, o manejo dos tabuleiros e o tempo no forno.

    Desde cedo a velha chaminé deixava escapar para além do telhado tufos de fumaça branca que subiam às nuvens: anúncio festivo de que o fogo ardia na cozinha da vovó Mariquinha...

    O cheiro dos assados perfumava a casa e aguçava apetites... Lina era quem coava o café. O coador de pano, amparado pelo mancebo, enchia o grande bule de ágata verde. Lívia, na hora do lanche da tarde, arrumava a louça sobre a longa mesa, acolhia a família e alguns vizinhos que não escondiam o desejo de um bom “bate papo” e, na oportunidade impar, saboreavam as deliciosas receitas herdadas da avó – já na quarta geração de quitandeiras.

    Verdadeira festa para os olhos e satisfação para o estômago, naturalmente!

    Nota no rodapé da última página do caderno: “Apesar do longo tempo de uso, o caderno encontra-se em bom estado de conservação!”

Fonte:
Livreto dos Concursos

Nenhum comentário: