terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Gislaine Canales (Glosando Delcy Canalles)

Nota: Todos motes sâo de Delcy Canalles

CASCATAS DE LUZ...

Mote:
Contemplo a noite sombria
que, a trevas, só se reduz
e, na minha fantasia,
vejo cascatas de luz!

Glosa

CONTEMPLO A NOITE SOMBRIA
de um acinzentado escuro...
Esquecer a nostalgia
é o que eu mais quero e procuro!

Sabemos que a noite é triste
QUE, A TREVAS, SÓ SE REDUZ,
que chora, pois não existe
alívio pra sua cruz!

Desejo pôr alegria
nessa noite de tristeza
E, NA MINHA FANTASIA,
eu a cubro de beleza!

Sinto a Lua e o Sol brilhando
num encanto que seduz,
e, nos meus sonhos, sonhando,
VEJO CASCATAS DE LUZ!
_____________________

CIÚMES DA FELICIDADE

Mote:

Meu universo traduz
minhas angústias sem fim...
Sou como um cego sem luz,
perdido dentro de mim!

Glosa:

MEU UNIVERSO TRADUZ
tristeza, insatisfação...
Tentei, mas eu não transpus
as muralhas da emoção!

Sofro sozinha e tão triste,
MINHAS ANGÚSTIAS SEM FIM...
Para mim já nem existe
o sonho, esperado, assim!

Eu carrego a minha cruz
em completa escuridão,
SOU COMO UM CEGO SEM LUZ,
a viver na solidão!

Sigo nessa busca enorme,
trazendo a alma em motim,
numa revolta disforme,
PERDIDO DENTRO DE MIM!
_______________________

COMO EU ME ENGANAVA...

Mote:

Mil promessas me fazias
e, incauta, eu acreditava,
pensando que me querias...
Meu Deus, como eu me enganava!

Glosa:

MIL PROMESSAS ME FAZIAS
que encantavam meu viver,
e as minhas horas vazias
transmutavam-se em prazer!

Mas tudo era falsidade
E, INCAUTA, EU ACREDITAVA,
não sabia que a verdade
dos teus lábios se afastava!

Vivia mil alegrias!
O meu sonho era sem fim,
PENSANDO QUE ME QUERIAS...
e que gostavas de mim!

Falsos momentos de amor
em que eu tanto me apegava,
agora são só de dor...
MEU DEUS, COMO EU ME ENGANAVA!
____________________

A VIDA ME FASCINA

Mote:

Se a alma não envelhece
e se o amor não termina,
a minha esperança cresce
e a vida mais me fascina!

Glosa:

SE A ALMA NÃO ENVELHECE
acalme-se, coração,
vá devagar, não se apresse,
que a vida é um mar de emoção!

Se o sonho, em nós, continua,
E SE O AMOR NÃO TERMINA,
será, lá no céu, a Lua,
minha inspiração - menina!

É um milagre que acontece!
Nesse milagre de amor,
A MINHA ESPERANÇA CRESCE
e faz-me esquecer a dor!

Vivendo, assim, de alegria
minha vida é uma vitrina
enfeitada de poesia...
E A VIDA MAIS ME FASCINA!
________________________

ADOLESCER...

Mote:

Minha alma convalescente,
que já cansou de sofrer,
quer viver intensamente,
quer amar e adolescer!

Glosa:

MINHA ALMA CONVALESCENTE,
devagar se recupera,
pois notou que ainda sou gente,
que é intensa a minha espera!

Esta minha alma tão triste,
QUE JÁ CANSOU DE SOFRER,
sente que a esperança existe
e não quer mais padecer!

E explode em desejo ardente,
e, ao mundo grita:Sorria!
QUER VIVER INTENSAMENTE,
quer vivenciar a poesia!

Num novo mar de emoção,
sentindo-se renascer,
o meu velho coração
QUER AMAR E ADOLESCER!
______________________

ALFABETO

MOTE:

Vejo as letras do alfabeto
quais tijolos da cultura,
edificando, em concreto,
a nossa literatura!

Glosa:

VEJO AS LETRAS DO ALFABETO
como se fossem soldados,
que marchando, vão direto,
rumo aos sonhos mais sonhados!

Outras vezes, eu as vejo,
QUAIS TIJOLOS DA CULTURA,
e nelas, leio o desejo
de clarear a noite escura!

É muito grande o projeto,
carregado de alegria,
EDIFICANDO, EM CONCRETO,
com letras, nossa poesia!

Nasce da imperiosa união
das letras, de forma pura,
com muito amor e emoção,
A NOSSA LITERATURA!

Nenhum comentário: