quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Domingos Freire Cardoso (1946)

Domingos Freire Cardoso nasceu em Ílhavo, Portugal, no dia 20 de outubro de 1946. Cursou Engenharia na Faculdade de Coimbra, onde se licenciou em Física, disciplina que lecionou durante 30 anos. Poeta bastante premiado em Portugal e no Brasil. Tem um livro de poesia, "O terceiro vértice". Visita o Brasil com regularidade.
Domingos Freire Cardoso nasceu no em Chousa-Velha, em Ílhavo/Portugal, em 1946. Frequentou o Liceu Nacional de Aveiro e concluiu o curso de Engenharia Químico-Industrial no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, no ano de 1971. Iniciou carreira no Liceu Nacional de Leiria e mais tarde desenvolvendo parte de sua atividade profissional na cidade do Porto onde fixara residência.
         Em 1983 começou a participar em Jogos Florais e Concursos Literários, até os dias de hoje.
         Em 2003, para comemorar os vinte anos dessa atividade, reuniu em um livro alguns dos trabalhos premiados nesses concursos literários, surgindo assim a sua primeira publicação, intitulada “O Terceiro Vértice”.
         Representante, em Portugal, do Boletim Informativo da União Brasileira de Trovadores (U.B.T.), seção de S. Paulo, que lhe conferiu, em 1993, o prêmio “Vasques Filho” pelo “seu trabalho em favor da Trova e da U.B.T.”
         Em 2000 regressou à Chousa-Velha.
         Em 2012, lança “Pedras sem Tempo do Cemitério de Ílhavo", uma homenagem aos seus antepassados ali sepultados, e aos artistas que idealizaram as campas e jazigos e aos artífices que os trabalharam em pedra e em ferro.
         Em 2016 lançou o livro “Por entre poetas”, com 70 sonetos, comemorando seu 70o aniversário.

Nenhum comentário: