domingo, 19 de julho de 2009

Documentário sobre o poeta Patativa do Assaré, em Itu



Exatamente no momento em que se comemora o centenário do poeta, compositor e ícone da cultura popular brasileira Patativa do Assaré (nascido em 5 de março de 1909), a Cariri Filmes e a Iluminura Filmes lançam o premiado documentário “Patativa do Assaré: Ave Poesia”, de Rosemberg Cariri. Resultado de mais de 100 horas de gravações e filmagens realizadas num período de 27 anos, o filme é um importante e necessário documento da nossa cultura.

Em Itu será possível assistir ao filme graças ao Projeto Circuito Cineclubista realizado pelo Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, tendo ainda o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas, Congresso Brasileiro de Cinema e Coalizão Brasileira pela Diversidade Cultural. O projeto tem como objetivo democratizar o acesso da população à produção audiovisual nacional e fortalecer o movimento cineclubista brasileiro através da articulação de um circuito nacional de exibições.

Patativa do Assaré participou de importantes momentos políticos brasileiros: Ligas Camponesas, resistência à ditadura militar, campanha pela Anistia e pelas Diretas Já. Na area cultural, foi homenageado pela Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC) em 1979 e participou ainda dos principais movimentos culturais do seu tempo: Movimento de Cultura Popular (MCP) do Recife, Festivais de Música Popular Brasileira, Grupo de Arte Por Exemplo, Movimento Nação Cariri e Encontro das Culturas Populares do Nordeste, entre tantos outros.

A partir de 1970, Patativa do Assaré passou a simbolizar para os jovens nordestinos uma voz da resistência e das lutas democráticas. A cultura popular nordestina é uma cultura diversificada, rica e universal ao mesmo tempo e é inesgotável fonte de renovação para os mais importantes movimentos culturais e artísticos do País. Escritores, poetas, artistas e pensadores de todo o país tem obras fertilizadas com os signos da cultura nordestina. Como exemplo maior da força comunicativa e social da nossa poesia popular, temos Patativa do Assaré, um dos maiores poetas populares brasileiros de todos os tempos.

Na cidade a exibição do filme acontecerá no dia 19 de julho, domingo, às 18 horas, no Ponto de Leitura - Biblioteca Comunitária Prof. Waldir de Souza Lima. Além do longa metragem “Patativa do Assaré: Ave Poesia”, serão também exibidos os curtas metragens “Chama Verequete”, documentário poético sobre Mestre Verequete, personagem fundamental da história do Carimbó - ritmo raiz do Pará, dirigido por Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira; e “Conversando com Patativa”, dirigido por Valdecy Alves e Flávio Alves. No Ponto de Leitura existe um espaço de dedicado à literatura popular nordestina, que leva o nome de Espaço Cultural Valdecy Alves, em homenagem a este poeta do cordel.

SERVIÇO
EXIBIÇÃO DO FILME “PATATIVA DO ASSARÉ: AVE POESIA”
QUANDO
: 19 de Julho de 2009, domingo, às 18 horas.
ONDE: PONTO DE LEITURA – BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PROF. WALDIR DE SOUZA LIMA.
ENDEREÇO: Rua Floriano Peixoto, 238, Centro, Itu (SP)
QUANTO: Entrada gratuita.
CONTATOS: (11) 8445.6122 / (11) 4813.3556

Fonte:
PONTO DE LEITURA - Biblioteca Comunitária Prof. Waldir de Souza Lima

Nenhum comentário: