domingo, 19 de julho de 2009

Vitor Ramil (Lançamento do livro Satolep)

Cantor e compositor com vários sucessos na música popular brasileira, Vitor Ramil chega a seu segundo romance, repetindo o mesmo sucesso alcançando como compositor ao lado da dupla de irmãos Kleiton & Kledir. Gaúcho de Pelotas, Vitor Ramil começou sua carreira artística ainda adolescente, no começo dos anos 80. Aos 18 anos de idade gravou seu primeiro disco: “Estrela, Estrela”, com a presença de músicos e arranjadores que voltaria a encontrar em trabalhos futuros, como Egberto Gismonti, Wagner Tiso e Luis Avellar, além de participações das cantoras Zizi Possi e Tetê Espíndola. Neste período, Zizi gravou algumas canções de Vitor e Gal Costa deu sua versão para “Estrela, Estrela” no disco Fantasia.

O livro

Satolep é um livro ao qual Vitor dedicou oito anos de laboriosa manufatura para contar a história onírica de um fotógrafo que, em um tempo indefinido nas primeiras décadas do século 20, volta a Satolep, essa cidade recorrente nas ficções e nas canções do autor, seu terreno particular de invenção e memória. Sua Pelotas (ao avesso)inventada.

Ramil faz uso de uma prosa vagarosa, que infiltra o que está narrando em seu leitor aos poucos, quase como a névoa úmida que ele descreve como símbolo dessa identidade difusa de Satolep, a cidade.

São duas instâncias narrativas que convivem na prosa do romance: uma série de curtos textos poéticos (quase contos, inspirados nas imagens de um álbum de fotos da Pelotas de 1922, um livro real, da Pelotas real, organizado por Clodomiro Carriconde) e a história propriamente dita, um homem em princípio desconhecido e sem nome que decide, de inopino, ao se ver sozinho e inadaptado às vésperas de completar 30 anos no desconfortável sol do Norte do país, voltar para o frio de sua Satolep natal.

No caminho para o Sul, a paisagem ganha o peso dos sonhos. A cerração, a planície, o vento frio. Tudo isso se intensifica quando nos aproximamos de Satolep, cidade que o gaúcho Vitor Ramil construiu a partir de sua Pelotas natal. A história do romance Satolep, de Ramil, começa com um retorno. No dia do seu aniversário de trinta anos, o fotógrafo Selbor volta à cidade onde nasceu, a úmida e fantasmática Satolep.

No início da década de 90, depois de cinco anos morando no Rio de Janeiro, Ramil fez movimento similar e voltou a viver no Sul. Foi o momento em que começou a refletir de maneira mais vigorosa sobre sua identidade gaúcha, e lançou as bases do que viria a chamar de "estética do frio". As palavras de Selbor ("voltar... Saiba que, seja o que for, significa muito") encontram eco no famoso conto de Borges, "O sul", em que o personagem retorna à estância de seus avós maternos e, durante a jornada austral, suspeita que viajava também ao passado.

É este encontro, do narrador e seu passado, que está em jogo em Satolep; uma espécie de encruzilhada onde a herança dos tempos idos e as tensões do presente convergem sem encontrar um equilíbrio ("às vezes, o lugar onde queremos chegar fica exatamente onde estamos", reflete Selbor). Além de uma paisagem de vento, noites brancas e telhas enegrecidas, uma cidade "amiga dos silêncios e dos vazios", o protagonista do romance se depara com personagens reais da história pelotense, caso do escritor João Simões Lopes Neto, autor dos livros Contos gauchescos e Lendas do sul; do poeta, jornalista e boêmio Lobo da Costa; e do cineasta Francisco Santos, autor de um dos primeiros filmes de ficção realizados no Brasil.

O próprio narrador, Selbor, tem uma origem real. Foi inspirado em um fotógrafo que documentou amplamente a cidade de Pelotas no início do século XX. Essas fotografias, publicadas originalmente em um livro chamado Álbum de Pelotas, organizado por Clodomiro Carriconde, em 1922, foram recolhidas por Ramil e serviram como ponto de partida para o romance. Em Satolep, elas ocupam um lugar central. Selbor é o autor das fotos, "uma espécie de diário de viagem, um relato indireto dessa minha volta a Satolep". Essas imagens surgem intercaladas à narrativa, sempre acompanhadas de textos breves, instantâneos de neblina, lirismo e alucinação. Estes excertos são encontrados por Selbor dentro de uma pasta, esquecida por um rapaz na estação de trens. De maneira fantástica e misteriosa, eles parecem complementar os cliques de Selbor. "Os textos da pasta haviam sido tirados pelo rapaz a partir de imagens futuras de minha autoria", espanta-se o personagem. Esses curtos relatos seguem os passos do narrador-fotógrafo pela cidade, reservando a ele uma espécie de narrativa poética de sua trajetória.

Explorar esses escritos, sua relação com as fotos, revela-se para Selbor como uma espiral vertiginosa de busca por si mesmo. "Nascer leva tempo", sentencia Ramil. Entender o passado faz parte deste processo. A identificação entre o narrador e a cidade, que é transferida da "fotografia", do espaço, para a memória, é o motor do romance ("o homem faz a cidade, a cidade faz o homem", diz o escritor João Simões). Satolep se interpõe no caminho do narrador; está enraizada, é irremovível e condiciona os atos e sentimentos deste protagonista. O narrador e a cidade parecem feitos da mesma substância, uma certa neblina e vento frio, a "umidade que sai de noite e dorme de dia".

Além de livro, Satolep é também nome de uma música, de um disco ("Satolep Sambatown", de 2007) e de um personagem de Ramil, o Barão de Satolep, um nobre pelotense pálido e corcunda, alter-ego do músico e escritor. Pedaço de um Brasil muito particular, Satolep é presença fixa na obra de Vitor Ramil, um lugar a qual ele recorre, percorre e busca recriar para constituir a si próprio e "tornar nítido até o que não existe".

Na Flip de 2008, a influência dos cenários do cone sul em diferentes abordagens literárias foi o tema que reuniu os escritores Vitor Ramil, o argentino Martín Kohan (Ciências morais, Cia das Letras) e o norte-americano Nathan Englander (O ministério de casos especiais, Rocco) ao redor da mesa "A estética do frio" (com mediação de Samuel Titan Jr.), na programação da 6a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP 2008).

O título da seção é referência direta ao ensaio escrito por Ramil em 2004 sobre as especificidades do povo gaúcho, "os mais diferentes em um país feito de diferenças". Kohan e Englander ambientaram seus romances no período ditatorial argentino e este detalhe os aproxima também de Ramil, uma vez que Argentina e Uruguai guardam enorme semelhança em seus modos de vida com o sul do Brasil.

A relação que Vitor Ramil faz entre a escrita e fotografia - para criar Satolep, ele baseou-se em fotos antigas de Pelotas. O gaúcho fala de sua "imaginação visual" e da influência do repertório de imagens em seu projeto literário.

Fonte:
Academia de Letras do Brasil

Nenhum comentário: