sexta-feira, 14 de setembro de 2018

37ª Semana Literária SESC Maringá (17 a 22 de setembro – Programação)

Local:
Av. Duque de Caxias,1517
Telefone: (44) 3265-2750

DIA 17/09 – Segunda-Feira

 9h  ; 10h ; 14h
Conto de fadas às avessas, com Fernanda Munhão
O espetáculo reúne histórias inspiradas em contos de fadas clássicos com finais surpreendentes, entre outras situações engraçadas. Porquinhos, fadas, príncipes e duendes são repaginados de forma cômica e atual. Além das histórias, o espetáculo é composto de músicas autorais da própria narradora, que interagem com a narração de modo divertido para todos os públicos.

14h ; 15h
A maior flor do mundo, com Cia TPK
“A maior flor do mundo” é uma magnífica história para crianças, mas, antes de tudo, é um legítimo Saramago, o que o torna uma fonte de prazer também para adultos. Em perfeita sintonia com a sensibilidade dos pequenos leitores, o autor transmite para este livro, a inventividade poético-narrativa contida em suas obras. A Cia TPK vem contar esta história de uma forma a dialogar com as linguagens cênicas.

15h
Produção literária e seus caminhos
com Domingos Pellegrini
Neste encontro, Pellegrini vai falar sobre sua trajetória como escritor desde o início da carreira até os dias atuais: o dia a dia da profissão e como funciona o processo criativo de uma obra. Pellegrini contará também sobre o desafio de escrever para um público mais jovem, contando a história de suas obras.

20h
Vozes femininas e literatura
com Letícia Wierzchowski e Karen Debértolis
Durante longos anos, a literatura foi cenário dominado pelos homens, cabendo às mulheres o papel de frágeis e doces donzelas, o que foi alterado com as percursoras da escrita feminina, que mesmo sob pseudônimos encontraram uma fenda e se infiltraram no universo da escrita. Ondas feministas contribuíram diretamente para o fortalecimento das escritoras, sendo o trabalho delas ferramenta de propagação dos ideários do movimento. Contudo, esse foi um processo árduo e lento de ruptura de toda uma cultura imposta sobre a falta de intelecto das mulheres. Enquanto na Europa e nos Estados Unidos a produção feminina se intensifica entre os séculos 18 e 19, apenas na segunda metade do século 19 que a escrita feminina se intensificou no Brasil, embora grandes nomes já tivessem despontado anteriormente. Estaria a escrita feminina impreterivelmente atrelada ao movimento feminista? Em tempos onde o termo empoderamento é tão forte e representativo, seria adequado limitarmos a escrita de mulheres ao termo literatura feminina, considerando a busca atemporal por igualdade entre os gêneros? Por que ela se diferenciaria dos textos de escritores?

DIA 18/09 – Terça-Feira

9h ; 14h ; 15h
Africontos, com Cia Mapinguary
A Cia Mapinguary traz como centro do espetáculo Africontos o continente africano, berço da civilização, onde a oralidade se faz de extrema importância para a manutenção de todo um repertório cultural de um povo. A sabedoria e cultura de um povo através das histórias. Ao tocar do tambor, começa a narração das histórias, como Os gêmeos do tambor, oralidade do povo Massai, a cigarra e o camundongo, história do Mageb, depois o Macaquinho de Nariz Branco, conto da Guiné-Bissau, e por fim Ananse e o Pote da sabedoria, entre muitas outras!

10h
Histórias de arrepiar: literatura policial e suspense
com Raphael Montes
Raphael Montes é um dos nomes com maior destaque atualmente no gênero policial, considerado o mais importante romancista policial da nova geração no Brasil. Desprendido de estigmas de “como se escrever um bom livro”, enreda as histórias de maneira que o escritor fica preso a elas e à trama envolvida. Todo esse despojamento e sagacidade o colocam no topo dos livros mais vendidos do estilo e garante a ele uma legião de fãs. Montes participará de um bate papo sobre suas obras e sobre os desafios de escrever romances policiais na atualidade e sobre o seu estilo de escrita.

DIA 19/09 – Quarta-Feira

9h
Canções paranaenses com a Banda Retrosense e orientadores do Centro de Difusão Musical (CDM)
Apresentação de canções paranaenses com os orientadores de Atividades do Centro de Difusão Musical (CDM) - SESC Maringá e a Banda Retrosense. Retrosense é uma banda de Rock Alternativo de Maringá- PR. A banda foi formada em 2012 por Rash (vocal), Otávio Kosak (guitarra), José Roberto (bateria), influenciados por bandas como ABBA, Roxette, The Cramberries, Paramore.

09h30 ; 10h30 ; 14h30 ; 15h30
Encontro com a escritora Vanessa Meriqui
A autora remete primeiramente à oralidade, ferramenta primordial do seu ofício: contar histórias é possivelmente uma das mais antigas manifestações artísticas da humanidade. Desde sempre, reunir adultos e crianças para ouvir histórias, conhecer personagens que falam à nossa alma, que ultrapassam obstáculos, enfrentam desafios e longas jornadas para, ao final, serem felizes ou simplesmente nos dizer algo, é dar voz à imaginação humana, é buscar a construção de um mundo mais leve.

14h ; 15h
Helena de Curitiba
“Helena de Curitiba” narra a história da professora e poetisa paranaense Helena Kolody. O documentário traz imagens e depoimentos inéditos da poetisa, colhidos um mês antes de sua morte, em fevereiro de 2004, aos 92 anos. O enredo do filme nasce com cenas fictícias da infância e adolescência dela em meio à natureza paranaense, passando pelo amadurecimento da escritora, professora e mostrando a sua história como filha, jovem, mulher e autora. Relata parte da história da imigração ucraniana no Paraná através de imagens do acervo da Cinemateca de Curitiba.

DIA 20/09 – Quinta-Feira

9h ; 10h  ; 14h
Pitico, o menino que queria voar, com João Luiz do Couto
O espetáculo une músicas, narrativas e imagens. Por meio da musicalização, brincadeiras e trava-línguas emoldura a história de um menino ávido por voar no mundo da literatura, que morava em uma cidade cercada por muros, e que sonha em um dia poder ver a luz além da muralha. Uma história para gostar de ler!

14h
Sarau poético-musical com os textos de “Samba de Uma Noite de Verão”
com Renato Forin Jr.
O encontro com o escritor, jornalista e diretor de teatro Renato Forin Jr. é sobre as relações entre literatura, música e teatro. O trabalho terá como base o seu livro-CD “Samba de Uma Noite de Verão”, premiado na categoria “Adaptação” na última edição do Jabuti. Nesta dramaturgia, o autor de Londrina reescreve o clássico “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Shakespeare, como uma metáfora da formação do país, só com elementos e personagens da cultura brasileira. A oficina terá caráter teórico-prático e passará por conversas sobre identidade nacional, poesia, oralidade e transposição do texto escrito para o corpo e para a voz.

16h30
Lira Otaku, com o escritor Roberth Fabris
O bate-papo consiste numa homenagem ao Imin 110 - amizade Brasil Japão, por meio de poemas de anime como Pokemon, Saint Seya, Bleach, tarde de autógrafos, curiosidades e fotos com os presentes, sendo que o escritor vai estar com roupas temáticas vindas do Japão valorizando o mundo otaku, será uma tarde uma tarde geek animada.

19h
O Contador de Causos, com a escritora Loide Caetano
O contador de causos, de autoria da escritora Loide Caetano, é um livro que une história e ficção. A obra é baseada em algumas das inúmeras histórias contadas por Agenor Borghi, conhecido como Zico Borghi, um pioneiro que chegou a Maringá com a sua família em 1946 e nela vivenciou todo o processo de uma cidade em formação. Viu a mata ser derrubada, a chegada de muitas famílias e a plantação de lavouras de café. Por ser uma pessoa criativa, Zico Borghi apropriou-se de alguns elementos da cultura popular e criou suas próprias histórias como se ele mesmo tivesse enfrentado animais estranhos como a mula sem cabeça, o lobisomem, o tamanduá chupa-cabra, entre outros.

DIA 21/09 – Sexta-Feira

9h  ; 15h
Histórias da nossa gente, com Viramundo
Você já ouviu falar de um tal vaqueiro que não sabia mentir? Ou, quem sabe, conhece Alexandre e seu olho torto? Já ouviu os causos sobre o duelo entre o sábio e o camponês? Sabe como as crianças indígenas da América do Norte colocaram o céu no lugar onde ele está até hoje? Essas e outras histórias e personagens são evocadas e nos transportam ao fantástico da cultura popular oral e do universo mágico da literatura infanto-juvenil.

10h ; 14h
Vermelho de dar dó, com Cristiano Gouveia
O músico, escritor e contador de histórias Cristiano Gouveia apresenta um  encontro entre as linguagens artísticas: o som vira narrativa, a literatura vira uma história cantada, uma música ganha as páginas de um livro para crianças. Cristiano apresenta contos cantados inspirados em livros, causos, fábulas e histórias do mundo inteiro. E apresenta também seu livro/cd Vermelho De Dar Dó, a uma história cantada inspirada no conto clássico da Chapeuzinho Vermelho.

19h

Canções paranaenses com a Banda Retrosense e orientadores do Centro de Difusão Musical (CDM)
Apresentação de canções paranaenses com os orientadores de Atividades do Centro de Difusão Musical (CDM) - SESC Maringá e a Banda Retrosense. Retrosense é uma banda de Rock Alternativo de Maringá- PR. A banda foi formada em 2012 por Rash (vocal), Otávio Kosak (guitarra), José Roberto (bateria), influenciados por bandas como ABBA, Roxette, The Cramberries, Paramore.

DIA 22/09 – Sábado

8h às 12h; 14h às 18h
Oficina: Formação de contação de histórias com Viramundo
Partindo da máxima da literatura enquanto arte da palavra, esta oficina propõe refletir acerca do texto literário tomando-o como fundamental para a formação humanizada do indivíduo. Deste modo, serão pautados diálogos acerca da arte do narrar: a contação de histórias e suas aplicações em sala de aula.
Carga Horária: 8h
Número máximo de participantes: 50
Custo: Gratuito

Fonte:

Nenhum comentário: