domingo, 20 de janeiro de 2008

Monteiro Lobato (Autobiografia)

Nasceu em Taubaté, aos 18 de abril de... 1884 (na verdade 1882). Mamou até 87. Falou tarde, e ouviu pela primeira vez, aos 5 anos, um célebre ditado: "Cavalo pangaré/Mulher que... em pé/Gente de Taubaté/ Dominus libera mé".
Concordou.

Depois, teve caxumba aos 9 anos. Sarampo aos 10. Tosse comprida aos 11. Primeiras espinhas aos 15.

Gostava de livros. Leu o Carlos Magno e os doze pares de França, o Robinson Crusoé, e todo o Júlio Verne.

Metido em colégio, foi um aluno nem bom nem mau - apagado. Tomou bomba em exame de português, dada pelo Freire. Insistiu. Formou-se em Direito, com um simplesmente no 4º ano - merecidíssimo. Foi promotor em Areias, mas não promover coisa nenhuma. Não tinha jeito para a chicana e abandonou o anel de rubi (que nunca usou no dedo, aliás).

Fez-se fazendeiro. Gramou café a 4,200 a arroba e feijão a 4.000 o alqueire.

Convenceu-se a tempo que isso de ser produtor é sinônimo de ser imbecil e mudou de classe. Passou ao paraíso dos intermediários. Fez-se negociante, matriculadíssimo. Começou editando a si próprio e acabou editando aos outros.

Escreveu umas tantas lorotas que se vendem - Urupês, gênero de grande saída, Cidades mortas, Idéias de Jeca Tatu, subprodutos, Problema vital, Negrinha, Narizinho. Pretende publicar ainda um romance sensacional que começa por um tiro:

- Pum! E o infame cai redondamente morto...

Nesse romance introduzirá uma novidade de grande alcance, qual seja, a de suprimir todos os pedaços que o leitor pula.

Particularidades: não faz nem entende de versos, nem tentou o raid a Buenos Aires.

Físico: lindo!

Autobiografia por Monteiro Lobato
A Novela Semanal, São Paulo, nº 1, 2 de maio 1921

3 comentários:

Ray disse...

E bem humorado, além de tudo!

Unknown disse...

mano vocêr faz um blog de tanta estrutura assim mais n sabe nem diferenciar um biografia de uma auto biografia, isso é uma biografia nao autobiografia, isso ´pe um erro grave muito grave



duvido que vc vá por este comentario no ar mas é verdade

Giuseppe Paolo Dell'Orso disse...

Henrique

Você estaria correto se por exemplo eu ou você estivessemos a escrever a biografia do Lobato, contudo, esta que leu acima foi escrita por ele próprio (na 3a. pessoa de modo impessoal, sem o dizer eu fiz, eu sou, etc.), e como foi o próprio autor a escrever sobre si se utiliza o autobiografia.