sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Membro fundador da Academia é o mais novo Patrono do Instituto Histórico de Sorocaba



Membro fundador da Academia é o mais novo Patrono do Instituto Histórico. Membro Efetivo Fundador da Academia Sorocabana de Letras e seu ex-Presidente, o escritor Armando Oliveira Lima foi escolhido pelo novo integrante do quadro de Sócios Efetivos do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, advogado Anderson Santos, como seu Patrono naquele silogeu.

Nascido em Sorocaba, em 30 de outubro de 1934, Armando Oliveira Lima é funcionário público aposentado da Justiça do Trabalho.

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, exerceu o magistério superior na Faculdade de Comunicação Social de Itapetininga (FKB) e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí.

Membro da Associação Sorocabana de Imprensa, foi um dos 14 membros efetivos fundadores da Academia Sorocabana de Letras e seu presidente no biênio 1993/1995. Coincidentemente, presidiu o Conselho Municipal de Cultura.

No período, a Academia co-editou, com o Conselho Municipal de Cultura, o Fundo de Assistência à Cultura e à Educação (Faced) e a OSE, vários opúsculos, entre os quais Tudo começou na Escola Profissional, de Afonso Celso de Oliveira (1995), Estórias populares de São Paulo (Piracicaba – Sorocaba – Botucatu), de Waldemar Iglésias Fernandes, com prefácio de Hernâni Donato (1994) e Sorocaba, urgente! (1995), de Valter Luiz da Silva.

Armando Oliveira Lima presidiu o Gabinete de Leitura Sorocabano (1979/1981), numa das mais dinâmicas gestões da centenária instituição cultural. Na ocasião, coordenou, juntamente com o advogado Antônio R. Figueiredo e o jornalista Geraldo Bonadio, a “Semana das Liberdades”, promovida conjuntamente pelo Gabinete, Associação Sorocabana de Imprensa e Associação dos Advogados de Sorocaba que trouxe a Sorocaba personalidades como Fernando Moraes, Gianfrancesco Guarnieri, Hélio Bicudo e Fernando Henrique Cardoso.

É consultor do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira, da Universidade de Sorocaba.

Colaborador assíduo da imprensa sorocabana foi durante vários anos cronista do Diário de Sorocaba.

Teve ativa participação no teatro amador sorocabano, como autor de várias peças, entre as quais “Espoletildo”; co-fundador do Teatro dos Três e presidente da Federação de Teatro Amador da Baixa Sorocabana (FETABAS).

Foi fundador e coordenador da Elu (Editora Literatura Universal), o mais bem sucedido clube do livro do mês de nossa cidade. Como editor, deu ênfase à publicação, por aquela casa, de autores sorocabanos como Messias P. de Paula (Histórias de 2000 anos) e Benedito Walter Marinho Martins (Praia da Banana), que obtiveram grande sucesso editorial. Em 1972, quando do Sesquicentenário da Independência, coordenou e foi um dos autores de A Luta pela Independência, também publica do por aquela casa editora.

Como escritor, publicou o livro de poemas Pés no chão (Elu, 1973); os opúsculos Ave, Cristo (1982); Pesquisa escolar (OSE, 1982), Emília no mundo dos livros (OSE, 1982) e Impróprios culturais (Academia Sorocabana de Letras, 1997).

É autor dos artigos “Escravidão na história e na literatura brasileira” (v. 9/1, 1983) e “Do espírito universitário” (v. 16/1, 1990), publicados na Revista de Estudos Universitários, da Uniso.

Atualmente preside o Instituto Darcy Ribeiro, de Sorocaba, que tem homenageado anualmente personalidades culturais importantes da cidade e da região.

Criou e organizadou do concurso de poesia “Depoesia” de Sorocaba que, sob sua direção, vem tendo edições anuais regulares.

Foi também co-fundador da Academia Sorocabana de Música e, por curto período, patrono, por eleição direta, do Centro Acadêmico da Faculdade de Filosofia de Sorocaba.

Foi co-fundador do MUE – Movimento Universitário Espírita e da Revista “A Fagulha”. Nessa época foi difusor do espiritismo, proferindo palestras e escrevendo artigos sobre o tema.

Recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Emérito, a ele outorgado por indicação do saudoso vereador Horácio Blazeck.

Fonte
artigo de Geraldo Bonadio para Acontece em Sorocaba

Nenhum comentário: