domingo, 12 de fevereiro de 2017

Luci Collin (Poemas Escolhidos)


PLAY IT, SAM

Se não tinha lua
Se nua aquela cena toda
Se não teve flores
Se dores o que irrompeu
Se o vento levou
Até o último tango
Até o último trago
Até a última gota
Se não teve jura
Se você não veio

Não tinha
Não teve
Não veio

A gente não tem um amor
Pra se sentir triste
__________________ 

CONSPECTIVO

Consagração das ausências
na debandada dos verdes
nos ninhos desabitados

Até as visitas rareiam

Malogro das sementes
Desarrimo das mudas
Gorada das enxertias

Lenha que crepita
Chá e reminiscências

Olho pela janela:

do limoeiro, a coruja me fita impassível
                    - tem este junho divisado

Da paisagem
nenhum ocre que não seja
cumprir-se calmamente
a invernosa razão
dos existentes
__________________ 

 HUPÓNOIA

dos restos
eu fiz uma história
fui recolhendo folhas soltas
recuperei desperdícios
e fiz um rascunho brotar

dos risos
eu fiz uma história
fui recompondo esquecidos
rebatizei luz e escuros
e fiz a memória transbordar

de avessos
da minha aventura
vim segredar os contornos
expor silêncios que supuram
eu vim aos poucos confessar
: eu fiz a escolha dos loucos
fazendo valer da fala os ecos
no cumprimento das juras
eu fiz uma noite
voltar
__________________ 

ORA

Com aquele amor eu rascunhei eternidades
Plantei e colhi tresvarios
Ouvi os risos orvalhando
E então admiti todos os blefes

Com o outro eu rastreei recônditos
Comi e dormi sobre o linho
Ouvi as auroras partindo
E então reconheci os entretantos

Com este rebatizei absolutos
(Encontro das frases no estrelo)
E um indivisível se biparte
E aquilo não miscível se conjuga

A maçã que não se devia agora já foi
__________________ 

ESPÉCIE

vestido e tempo na caixa
só o relógio compreendeu o rigor dos pactos
as plantas do vaso não
o pó sobre os móveis não
as botas num canto não

e tudo fora de moda
vincos e adamascados
falar em silêncio
esperar pela conjuntura
regar imutáveis

acreditar naquele telefonema
é quase servir conhaque a fantasmas

até as escadas mentem
até o gelo no copo
a lâmina de rematado aço
deixa vazar árido murmúrio

rostos quedarão desconhecidos
depois de um tempo o entrevisto se firma

na lixeira a presença dura dos papéis rasgados
e por dentro um infinito de exclamações
__________________ 

O QUE CONTA

    na vida sabedoria
(que o contrário se prove)
    é sem qualquer teoria
         tirar dez
         naquela prova
                         dos nove
__________________ 

 ATENUANTE

entre as mentiras que invento
e aquelas que os sábios ensinam
as minhas

                 — preto no branco —
                são brancas 
                                     mentiras
         que, dando sorte,
                                   inda rimam
__________________ 

 DESSA FORMA

as palavras são flamas
milhas talvez
veios

um apelo denso
este assim imenso
que enfim se faz
escutar

contando a história dos dias
este exercício semelha
a trajetória do pêndulo
cumprindo a eterna aventura
de impresumível desfecho

                                      ora inicio
                                      ora meio
                                    ora extremo
__________________ 

ONÍMODO

dentro de mim
alguma coisa mais do que pulsa
dança
mais do que arde
ferve
mais do que soa
freme

mais do que muito
— completamente
mais do que às vezes
— sempre

insurge
bem mais do que sugere

sente

tanta coisa
desta alguma coisa

que nos maravilhe
sentir

          — sem encobrir coisa alguma
__________________ 

LOAS

               os pássaros
          que cantam á noite
peludos           e         obscuros
              são serenos
vadios           e           ¡nocentes 
             em sua lógica
             peluda e obscura

com ela vigiam a noite
mensuram a noite
regem
dominam

                    louvam

no escuro
cantar
o escuro

                              não bem com salmos 
                              mas com gritos
__________________ 

PASSADO A LIMPO

despregar
num lance definitivo
a máscara grudada ao rosto

retirar
a trava que nos encobre
o pálido vero da pele
quase que nos delindo
a estampa real do siso
(preço que enfim se paga
pelo emprestar-nos
                              o sorriso)

demover
o sarro a borra o limo o véu
mesmo que se revele
as manchas de umidade
no rosto deixado ao tempo
os rombos dos estilhaços
na estampa de papel fino

devassar
o falso da face e as suas vozes

o que sobrar é a verdade

mesmo que ali
as cicatrizes
__________________ 

DE MEU CANTO

Não fabrico o pranto            
  e não pranteio
      o ponto
que angario
que trabalho
      e não encontro
                           pronto.
Não chamo por chamas
      que vislumbro
sem grandes esforços;
           — Sereias cederam-me encanto,
                    e dele não morro;
                    apenas viverei
                                    em meu canto.

     Canto para o sempre
          e ainda
             depois dele;
                ajudo sereias
                       em seus cânticos.

                Entoo palavras belas
                          — verdadeiras.
                Da miséria,
                     lindos os desenhos,
                          se da verdade...

      Mas,   
             não tenho recursos
               que outros
                 deste curso caudaloso
                   em que me espio.

             Perdoem-me incisivos erros;

                Aceitem um meu desvario.
__________________ 

NOÇÃO 

não foi
          para ficar
deitado
          que te puseram
no mundo

não foi
          para ficar
no mundo
              que te fizeram
          deitado

puseram-te
                 inteiro
no me io
            de meio
            mundo

fizeram-te
               meio
no meio
            do mundo
            inteiro

  no fundo
     não foi no mundo
     onde te fizeram

                         foi apenas
                           onde a mão
                         deitou-se

                                        em pé
                                          no chão

Nenhum comentário: