segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

José Feldman (Os Sonetos)


ORIGENS DO SONETO

O soneto nasceu na Itália, mais precisamente na mente criativa de um poeta chamado Giacomo da Lentini, no século XIII. Nasceu o soneto, com suas 14 linhas que fazem qualquer um sentir a pressão de um exame de matemática!

Tipos de Sonetos

1. Soneto Clássico

Rima ABAB CDCD EFEF GG. 

É como um jogo de tabuleiro; você precisa seguir as regras. O clássico é excelente para os românticos e os que amam um bom drama. Pense em Shakespeare, que claramente sabia que as melhores tragédias vêm com rimas!

2. Soneto Italiano (ou Petrarquiano)

Aqui, temos a famosa divisão entre a oitava (ABBA ABBA) e a sextilha (CDECDE). 

É como uma conversa entre amigos que começa bem, mas acaba em desentendimento!

3. Soneto Inglês (ou Shakespeariano)

A estrutura é algo como ABAB CDCD EFEF GG, mas com um toque inglês, cheio de ironia e joguinhos de palavras. 

4. Soneto Moderno

Aqui, as coisas ficam mais soltas. Os poetas modernos podem quebrar as regras e até fazer um soneto de 11 linhas, se quiserem! É como se eles entrassem em um bar, olhassem para as longa e rígidas regras do soneto, e dissesse: "Hoje, vamos só divertir!"

Em resumo, o soneto é como aquele amigo que aparece em todas as festas: ele pode ser formal e polido, ou pode tirar a gravata e fazer piadas enquanto todos se perguntam: "Ele realmente está fazendo isso?" Seja qual for o tipo, o soneto sempre consegue encantar ou confundir (ou os dois) com seu charme e complexidade.
============
continua:... 

Imagem criada por JFeldman com Microsoft Bing

Nenhum comentário: