quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Alex Giostri (Cursos)


----------------------------------------
Oficina Sobre Criação Literária
----------------------------------------
A oficina de Criação Literária destina-se a escritores novos e experientes, e também a pessoas interessadas em criar histórias ficcionais.

O intuito é que todos os participantes concluam as atividades compreendendo seu próprio processo criativo.

Para isso, é aplicada uma metodologia para a vida, onde é apresentada e discutida a importância da leitura na vida do escritor, a importância da observação, da boa estrutura, do conhecimento da técnica de cada linguagem, da construção das personagens, da ambientação, do tempo e do bom final.

O interesse de Alex nesta atividade é ampliar o olhar do autor, seja ele novato ou experiente. Alex acredita que o campo do aprender é infinito, e que se tratando de criação um sempre tem o que aprender com o outro, independentemente do tempo de vida ou experiência profissional. A troca é o alimento do escritor, sempre.

O foco maior na oficina de Criação Literária é o próprio homem autor e sua visão de mundo.

“Não há como ser um bom autor se não tivermos um olhar amplo sobre nós, sobre o universo que vivemos, e sobre as pessoas que nos rodeiam.
O bom autor é o homem conhecedor de si próprio, e do que se passa a sua volta. Naturalmente, as técnicas literárias são imprescindíveis, no entanto, não há técnica que resista à falta de conhecimento, à ignorância e à imbecilidade humana. O observar o outro é uma das maiores ferramentas que se pode ter enquanto escritor. Não podemos esquecer que tratamos da natureza humana. Mas só podemos ser tal observador, ou tratar da natureza humana se nós tivermos em contato profundo e honesto com nós mesmos. E aí tal afirmação, a da imbecilidade, ignorância e falta de conhecimento, se faz justa e compreensível, e o tornar-se bom autor se concretiza, desde que haja algo a ser dito.”

A oficina de Criação Literária divide-se em oito encontros de quatro horas cada.

Além das atividades em Universidades e em cursos especializados, o autor também faz acompanhamento individual de obras em andamento, obras finalizadas, revisões e reestruturações.
------------------------------------------
A construção emocional do ator
-------------------------------------------
A construção emocional do ator é uma atividade nova que Alex idealizou no ano de 2008 para trabalhar com atores jovens e veteranos. Nela, é discutida a ética da profissão, a importância do indivíduo por trás do ator, as sensações e as percepções.

Alex também trabalha a construção de personagens complexas, ambíguas. Para isso, dialoga através da psicanálise trazendo para todos um pouco de cada um.

É uma atividade para os jovens atores, principalmente os jovens, mas também para os mais experientes, para ambos entrarem em contato com questões relacionadas à construção do indivíduo, com a relação vida/generosidade, com a maneira branda de ver a vida; para que, ao descobrirem mais sobre si mesmos, tais atores possam oferecer mais para suas personagens e, naturalmente, às platéias. Eu me utilizo de obras teatrais, de personagens complexos da dramaturgia, me interesso em saber um pouco de cada participante e ofereço a possibilidade de questionarem mais de si mesmos e das personagens apresentadas. Todo o meu trabalho com os atores passa pelas vias da psicanálise, da filosofia e da vida como ela é, ou deveria ser.”.

O grupo tem duração de três meses, sendo um encontro semanal de duas horas cada.

Além da atividade grupal, o autor também faz um trabalho individual específico para quem está elaborando alguma personagem e precisa de auxilio na construção emocional.
-----------------------
Textos teatrais
-----------------------
A oficina de Textos Teatrais é para quem quer aproximar-se da linguagem cênica. Nela, Alex apresenta a ambientação cênica, a questão do tempo no teatro, a importância do ator no palco, o efeito dramatúrgico da iluminação e a responsabilidade das palavras postas nas bocas das personagens.

Além disso, Alex apresenta a história do teatro e fala sobre Dramaturgia clássica, moderna e contemporânea.

Alex é dramaturgo e possui um prêmio nacional com um de seus textos teatrais. Seu interesse por novos autores e pelo próprio teatro já é antigo.

Esse trabalho nasceu da enorme curiosidade de conhecer e contribuir com novos autores.

“É difícil dizer o que é certo e o que é errado no teatro. Na realidade, é difícil dizer isso na vida como um todo. Na arte, principalmente. O que podemos pensar é no que dá certo e no que dá errado. Daí, portanto, partimos prum denominador comum. Naturalmente não podemos esquecer as regras, as teorias clássicas e o que já foi dito e pensado sobre o fazer teatral, sobre a carpintaria de um bom texto cênico. O que busco apresentar em meus cursos, principalmente nos voltados pra autores que querem pensar teatro, é na verossimilhança interna da trama. O que não tem nada a ver com a questão da verossimilhança entre o que é possível ou não, tendo como parâmetro o mundo em que vivemos; o da realidade. O que estou tentando dizer é que o que importa - o que eu tento apresentar -, claro, uma das coisas do curso, é que o autor teatral deve ser verdadeiro nas verdades daquele universo apresentado. E isso independe do da vida real. Isso é verossimilhança interna.”

A oficina de Textos Teatrais divide-se em oito encontros de quatro horas cada.

Além das atividades em Universidades e em cursos especializados, o autor também faz acompanhamento individual de obras em andamento, obras finalizadas, revisões e reestruturações.
--------------------------------
Roteiro p/ Cinema e TV
--------------------------------
As oficinas de Roteiro p/ Cinema e TV já acontecem desde 2005 e são muito procuradas pelas Universidades e alunos.

O interesse maior do autor é possibilitar que seus alunos conheçam as ferramentas dramáticas externas e internas. São tais ferramentas que possibilitarão a construção visual daquilo que alguns querem contar.

Para isso, o autor apresenta uma série de questões fundamentais sobre as referências de cada um, fala sobre as memórias afetivas, dialoga sobre as possibilidades da transferência daquilo que é pensamento para o papel e discute sobre a maneira de contar uma história através da imagem e do som.

A parte teórica para um curso como esse é de enorme importância uma vez que quem se chama autor – roteirista – é o homem apto a desenvolver criativa, artística e intelectualmente um roteiro. Isso, de modo que saiba que o seu compromisso não é com a história em si, mas na maneira que irá elaborá-la e apresentá-la ao espectador.
Uma boa história mal contada não funciona e não chamará a atenção de muita gente. Já uma história média bem contada, bem elaborada, já funcionará ao contrário; acaba se tornando boa pela maneira que está posta à mesa.

O oficina de Roteiro p/ Cinema e TV divide-se em oito encontros de quatro horas cada.

Para saber mais sobre os cursos:

alexgiostri@terra.com.br

Fontes:
http://www.alexgiostri.com.br/cursos.html
Imagem =
http://oficinaliteraria3idade.blogspot.com

Nenhum comentário: