domingo, 6 de abril de 2014

Helenice Sardenberg (Poemas Escolhidos)

Helenice é de Niterói/RJ

ARTE

Arte é conversar com a vida
Escutar os anjos
Não esconder as emoções
Deixar-se levar pela paixão

Arte é não duvidar do amor
É crer que o impossível é possível
Que a natureza é sábia
E que dela surge o inusitado, o imponderável

Arte é fazer da vida poesia
Espraiar-se em versos
Estrofes
Com rimas, sem rimas

Arte é brincar com prosa
É brindar-se em risos
É contagiar-se de alegria
É se deixar levar...

BAILARINA

Sola de sapato,
meia arrastão,
luva no bolso,
gravata no chão,
pura loucura...
Só confusão!
Eu bailarina,
você cafetão!
Vamos à festa?
Mais confusão!
Você me vigia, controla, assedia...
Quero bagunça, dança, alegria...
Você me esvazia, não me sacia...
Eu, bailarina, dançando sozinha...
No meio da rua,
olhando pra lua,
no meio do mundo,
é só solidão!

BRINDO A VIDA

Brindo a vida, mais que tudo
Brindo o amor, sua plenitude
Busco na realidade
A concretização dos sonhos
E sonho com novas possibilidades
Brindo as memórias
Que me constituíram
Brindo a lua, o sol
As forças da natureza
Entendo as dificuldades cotidianas
Supero-as acreditando no amanhã
Vislumbro novos amanheceres

ESSÊNCIA

Me descubro um ser sensível
Em eterno estado de apaixonamento
Desabrochando em emoções
Me descubro um ser capaz
De ver além da aparência
Desvelando suavemente a essência
A coisa em si
Que se esconde e que se revela
Às vezes escapa
E nada nunca é demais…

Amor de outono
Amor de outono
Amor que acarinha
Que coloca no colo
Que aconchega
E que de mansinho
Aquece o coração

AMOR DE OUTONO

Amor que escuta
Que entende os silêncios
Que devolve com palavras
Afeto e emoção

Amor de outono
Amor pleno de poesia
Que se espraia devagarinho
Preenchendo toda e qualquer lacuna
Que exista no coração

Amor de outono
Amor sábio
Que celebra
Que se desenrola
Se desenvolve
Pronto pra próxima estação

NAVEGANDO

Navego em seu corpo
Mergulho nos seus sonhos
Viajo em seus beijos
É tanto desejo
Sou feliz por tê-lo comigo
Sentindo o seu hálito banhado em frescor
Suas mãos percorrendo suavemente meu rosto
Sorriso que se revela
Olhares secretos
Repletos de segredos
Confidências
Juras e promessas de amor
Navego em seu corpo
Há a magia do encontro
Sou toda sua
Sem medo
Encontro de almas
Contato sublime
Eterno apaixonamento
Momento sagrado
Só nós dois: amor!

PROMESSA

Da terra seca e árida brota o amor
A lua inconteste reflete o desejo dos amantes
Corações densos de paixão
Busca intensa pelo prazer
Esperança no amanhã

Os amantes choram, pois há plenitude
Suas lágrimas são como gotas de chuva
Incessantes, lavam a alma
Limpam o terreno aberto à sedução
Extrapolam o limite do agora, amor-paixão!

PALAVRAS

Palavras ditas
Não ditas
Malditas
Palavras que se debruçam em minha garganta
Palavras silenciadas
Sofridas
Gritos
Sussurros
Feridas
Quero curá-las
Quero vencê-las!

NA ESQUINA

Na esquina
Na dobra
Na curva
Perímetro urbano
Limites do coração
Enganado, enganando a si próprio
Mundano
Coração desarrumado
Que faz pirraça
E que deixa espraiar a melancolia
Coração que se perdeu
Na curva
Na dobra
Na esquina

Fonte:
http://www.recantodasletras.com.br/poesias/4648186

Nenhum comentário: