quarta-feira, 29 de abril de 2009

Balaios de Trovas VI


O céu deve estar cheinho
de madrinhas, mães e avós...
– Têm lá, em dobro, o carinho
com que cuidaram de nós!
A. A. de Assis – PR

Tem visita que aconchega,
tem outra que não me atrai;
não empolga quando chega...
mas alegra quando sai!
Ademar Macedo – RN

Num clima emocionante
do mar na arrebentação
o teu beijo cativante,
viajou no meu coração.
Agostinho Rodrigues

“Via de regra” – essa é boa! –
não é uma regra geral;
é a via por onde escoa
certo incômodo mensal...
Antônio da Serra – PR

Quando o peixeiro passava
com sua noiva faceira,
a vizinha comentava:
- Vai ter piranha na feira...
Antonio Juraci

Chegar mais cedo é proeza
que assusta muito marido,
pois quem chega de surpresa
costuma ser surpreendido!
Arlindo Tadeu Hagen – MG

Da singeleza eu me ufano,
da minha rua escondida,
que tem mais calor humano
que a mais central avenida.
Conceição de Assis – MG

Quando o chão foge dos pés,
(seu amor é minha rima...),
feliz, vejo no convés,
o Vapor trazendo estima.
Dáguima Verônica

Escrevem tanta besteira!
Parem com isso, de vez!
Pois quem des...fralda bandeira
de... frauda o bom português!...
Diamantino Ferreira – RJ

Embora sendo poeta,
foi com você que aprendi,
Isadora, minha neta,
que Amor começa com I.
Eliana Palma – PR

Pouco importa que tu venhas
apressado, em teu fulgor,
pois trazes contigo as senhas
para os feitiços do amor!
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Na roça não se complica
a higiene rotineira:
começa na velha bica
e um gamelão é banheira!
Fernando Vasconcelos – PR

No avarandado da casa,
que a rodeia feito abraço,
quanta vez, o corpo em brasa,
tornamos pequeno o espaço!...
Flávio Stefani – RS

Deus, em toda a sua glória,
com tanta grandeza e brilho,
pra completar sua história,
quis ter mãe e quis ser filho!
Gislaine Canales – PR

O forte nó da saudade
amarra o tempo num laço,
e aprisiona a mocidade
nas trovas de amor que eu faço.
Héron Patrício – SP

Alvo da própria pirraça,
o Zé caiu do cavalo;
em vez de ganhar a taça,
na testa ganhou um galo.
Istela Marina – PR

Numa espera doce e mansa,
qual zelosa tecelã,
bordo rendas de esperança
pra enfeitar nosso amanhã!
Jeanette De Cnop – PR

Leve a vida sem queixume,
plante amor por onde andar:
– Seja a fé o seu perfume.
– Seja a paz o seu altar!
Joamir Medeiros – RN

Deus me dê a boa sorte
de, na hora da partida,
ser esperado na morte
por quem me esperou na vida.
José Fabiano – MG

"Humildade" e "aceitação",
sempre na exata "medida",
são a melhor "solução"
para os percalços na vida.
José Ouverney

Embora o dia me açoite
com seus barulhos brutais,
lá no silêncio da noite...
a solidão bate mais!
Maria Madalena Ferreira – RJ

A saudade é um bem guardado
que nos volta, de repente,
num presente do passado,
quando o passado é presente.
Maria Nascimento - RJ

A criança tem direito:
lar, carinho e educação
pra conduzir com respeito
o futuro da nação.
Neiva Fernandes –- RJ

Por vaidosa a tartaruga
olha no espelho e faz planos
de remover uma ruga
surgida aos 200 anos!
Pedro Ornellas – SP

Na minha dúvida atroz,
pra evitar vexame e enrosco,
não direi “arroz com noz”,
direi sempre “arroz conosco”...
Osvaldo Reis – PR

Posso reclamar de tudo...
Direito que me convém!
Mais fico todo “sisudo”
quando reclamas também.
Roberto Pinheiro Acruche -RJ

Ao que pede, à tua porta,
dá, também, tua afeição!
Um pouco de amor conforta
mais que um pedaço de pão!
Rodolpho Abbud – RJ

Mil calçados! Ser multípede
que até me dá cefaleia!
Casei-me com uma bípede...
Vivo com uma centopeia!!!
Roza de Oliveira – PR

Tive um trabalho danado
com a vaca hoje cedinho:
não deu leite empacotado
nem quis sentar no banquinho...
Ruth Farah Lutterback – RJ

A vida, em sua beleza,
deu-me tantas emoções,
que, mesmo ao sentir tristeza,
há doces recordações.
Vanda Alves da Silva – PR

Se, sendo mãe, a mulher
diviniza os seus anseios,
mais nobre ainda é quem quer
ser mãe de filhos alheios.
Vanda F. de Queiroz – PR

Dos meus tempos de experiência,
na vida, trânsito e estrada,
deixo aqui uma advertência:
respeito... não custa nada!
Vânia Ennes – PR

Toda virtude e ternura
é conteúdo do bem.
Leve a vida com doçura,
não faça mal a ninguém.
Vidal Idony Stockler – PR

Canto meu canto de amor,
canto meu canto de paz!
– é próprio do trovador
pôr no verso o que lhe apraz...
Zenaide Marcal – CE
------------------

Fontes:
ACRUCHE, Roberto Pinheiro. Trovas e Poemas – n.2 – abril 2009
ASSIS, Antonio A. de. Revista Mensal Trovia – ano 10 – n.113 – maio 2009.

Nenhum comentário: