quarta-feira, 22 de abril de 2009

Cultura na Cultura

Veja o local dos eventos, pois alguns são realizados em outras cidades e estados.
A Livraria Cultura participa da programação do ano França no Brasil com uma série de eventos. No dia da abertura oficial das comemorações, 22 de abril, a designer Sheila Dryzun lança os livros ‘O Pequeno Príncipe me disse’, inspirado no clássico de Antoine de Saint-Exupéry, que reúne impressões sobre a obra do autor, recolhidas em 37 depoimentos de personalidades brasileiras, entre elas Rita Lee, Luana Piovani e Luis Fernando Veríssimo, e a biografia do autor francês, registrada em ‘Antoine de Saint-Exupéry: a história de uma história’. Dryzun também inaugura uma mostra de fotos e filme inédito sobre vida do escritor de um dos livros mais traduzidos no mundo no espaço de exposições da Cultura do Conjunto Nacional. François d´Agay, sobrinho de Saint-Exupéry, virá ao país especialmente para prestigiar o evento e participar de bate-papo sobre a vida deu seu tio e a relação com ele no mesmo dia.

22 de Abril

18h30 – Palestra
Tema Antoine de Saint-Exupéry - A história de uma história
Palestrante Sheila Dryzun e François d´Agay
Local Livraria Cultura Conjunto Nacional (São Paulo)

18h30 – Noite de Autógrafos
Livro O PEQUENO PRÍNCIPE ME DISSE
Autor Sheila Dryzun
Local Livraria Cultura Conjunto Nacional (São Paulo)

18h30 – Noite de Autógrafos
Livro ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY
Autor Sheila Dryzun
Local Livraria Cultura Conjunto Nacional (São Paulo)

19h00 – Noite de Autógrafos
Livro CONVERSAS E VERSOS.COM.MARIA
Autor Maria José Barboni de Godoy
Local Livraria Cultura Bourbon Shopping Pompéia (São Paulo)

Em cada pincelada, um poema. Em cada verso, uma pintura. É assim, mesclando duas formas de expressão que Maria José Barboni de Godoy mergulha no autoconhecimento com foco nas experiências vividas, trazidas no livro ‘Conversas&Versos.com.Maria’, que será autografado nesta noite na Livraria Cultura. Na obra, o leitor capta em cada página os sentimentos da autora, expressos de maneira peculiar.

19h00 – Cinema
Tema Cineclube Cultura - "Arca russa"
Local Livraria Cultura Paço Alfândega (Recife)

Nesta noite, será exibido o filme ‘Arca russa’, obra filmada em um único plano-sequência, sem cortes, que dura 97 minutos e atravessa 35 salas de um dos maiores museus do mundo, o Hermitage, em São Petersburgo, transformando a tela de cinema em um quadro vivo por onde desfilam personagens importantes da história da Rússia; Pedro, o Grande; Catarina, a Grande; Catarina II, Nicolau e Alexandra.

19h30 – Palestra
Tema Hollywood CEO – Napoleão
Palestrante Ricardo Jordão Magalhães
Local Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos (São Paulo)

Nesta quarta-feira, com base no filme ‘Napoleão’, Ricardo Jordão Magalhães estará na Livraria Cultura para uma palestra em que falará sobre liderança, tomada de decisão, comunicação e coragem. Por meio da história de Napoleão Bonaparte, o palestrante mostrará o que ele pode ensinar aos gerentes da era moderna sobre como engajar funcionários, mostrando que o papel do líder é influenciar as pessoas a se moverem em uma direção particular para atingir metas, missões e estratégias de empresa.

23 de abril

19h00 Noite de Autógrafos
Livro 154 SONETOS DE WILLIAM SHAKESPEARE
Autor Thereza Cristina Rocque da Motta
Local Livraria Cultura Conjunto Nacional (São Paulo)

A edição comemora os 400 anos do lançamento da primeira edição dos sonetos em 1609, no aniversário do Bardo, dia 23 de abril, também dia de São Jorge, patrono da Inglaterra. A tradução feita de forma livre, visa captar o sentido dos sonetos de Shakespeare, independente de sua métrica e forma, mantendo o conteúdo em primeiro lugar. A tradução completa dos sonetos veio em continuação ao trabalho iniciado em 2006 com a publicação de ‘44 Sonetos Escolhidos’, em que Thereza Christina Motta procurou aproximar a fala de Shakespeare ao linguajar em português moderno, mas guardando a expressão poética.

19h30 – Palestra
Tema Dia mundial do livro - Começar a escrever
Palestrantes Marcelo Carneiro, Nelson de Oliveira e Marcia Tiburi
Local Livraria Cultura Bourbon Shopping Pompéia (São Paulo)

24 de Abril

19h00 – Noite de Autógrafos
Livro É DO DENDÊ!
Autor Valéria Gomes Costa
Local Livraria Cultura Paço Alfândega (Recife)

25 de Abril

14h 30
Tema: Ópera e literatura - "A dama das camélias"
Palestrantes: Cláudio Picollo, Sonia Albano de Lima e Espaço Cultural Via das Artes
Local: Livraria Cultura Shopping Center Iguatemi - Av. Iguatemi, 777 - Lojas 04 e 05 - Piso 1 - Vila Brandina (Campinas)

A Livraria Cultura, em parceria com o Centro Universitário UNISAL e o Espaço Cultural Via das Artes, promove o projeto ‘Ópera e literatura’. No evento, os professores Cláudio Picollo e Sonia Albano de Lima apresentarão a obra ‘A dama das camélias’, e o Espaço Cultural Via das Artes promove um pocket show com o mesmo tema.

27 de abril

19h30 – Palestra
Tema: O centenário de Euclides da Cunha - A epopéia de Canudos
Palestrantes Antonio Hohlfeldt, Antonio Sanseverino,Luis Augusto Fischer, Marcia Ivana de Lima e Silva e Maria Regina Bettiol (mediação)
Local Livraria Cultura Bourbon Shopping Country (Porto Alegre)

Em 15 de agosto de 1909, uma das maiores promessas da literatura brasileira teve a vida interrompida por uma tragédia. Neste dia morria, no Rio de Janeiro, Euclides da Cunha. Escritor, funcionário público, repórter de guerra, poeta, sociólogo, cronista, engenheiro e viajante, escreveu a obra clássica ‘Os sertões’, que lhe rendeu fama internacional. Nesta segunda-feira, a Livraria Cultura recebe Antonio Hohlfeldt, Antonio Sanseverino,Luis Augusto Fischer, Marcia Ivana de Lima e Silva e Maria Regina Bettiol para uma palestra sobre o centenário do autor que, ao embrenhar-se na epopéia de Canudos, no arraial liderado por Antônio Conselheiro, rompe com antigas idéias sobre a região e redescobre um Brasil diferente da representação usual que dele se fazia em sua época. Os palestrantes irão revisitar o tema do livro sob, apresentando não apenas os aspectos tratados pelo autor como a geologia, botânica, zoologia e hidrografia, os costumes e a religiosidade sertaneja da região, mas sublinhando também a teoria literária.

28 de Abril

19h
Livro: NIETZSCHE E A AURORA DE UMA NOVA ÉTICA
Autor: Vânia Dutra de Azeredo
Local: Livraria Cultura Shopping Center Iguatemi - Av. Iguatemi, 777 - Lojas 04 e 05 - Piso 1 - Vila Brandina (Campinas)
Nesta terça-feira, a Livraria Cultura recebe a pesquisadora da PUC-Campinas, professora Dra.Vânia Dutra de Azeredo, para uma sessão de autógrafos do livro ‘Nietzsche e a aurora de uma nova ética’. Na obra, a autora propõe uma visão de conjunto da obra do filósofo alemão, partindo do pressuposto de que o móvel condutor das análises de Nietzsche está determinado pela afirmação incondicional da vida. É nessa afirmação que julga encontrar elementos para sustentar a hipótese da presença de uma ética no conjunto de sua obra afirmativa, que se inicia com “Assim falava Zaratustra”.

Fonte:
Informativo da Livraria Cultura

Nenhum comentário: