sábado, 18 de abril de 2009

Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado na Biblioteca Municipal de Uberaba


A partir de hoje, a Biblioteca Pública Municipal "Bernardo Guimarães" realiza a Semana do Livro Infantil. Uma série de atividades será promovida à comunidade. Hoje, às 19h30, a Associação dos Professores de Arte de Uberaba (Apar) exibirá uma exposição temática com 10 artistas/educadores na Galeria de Arte da Biblioteca.

No dia 18 é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, data instituída em homenagem ao grande escritor brasileiro Monteiro Lobato. Conforme a chefe da Seção de Referência, Atendimento ao Usuário e Documentação da Biblioteca, Viviane de Almeida Cataldi, a Semana do Livro tem o objetivo de despertar o interesse da comunidade para a leitura, incentivando, principalmente, os jovens. "Este ano, o homenageado será o grande escritor, contista e ensaísta brasileiro Monteiro Lobato, que também era tradutor. "A vida e as obras de Monteiro Lobato estarão retratadas em murais culturais, além de uma exposição de todos os livros do escritor, que fazem parte do acervo da biblioteca", ressalta Viviane.

"Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e ideias independentes; Pedrinho, personagem com que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sábia espiga de milho que tem atitudes de adulto; Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio; Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra ‘O Sítio do Pica-Pau Amarelo’, que até hoje encanta muitas crianças e adultos", recorda Cataldi.

De acordo com a coordenadora dos projetos do setor infanto-juvenil, Luciane Aita, além da semana do livro infantil, as atividades da Biblioteca Municipal são em comemoração de seu centenário. "Participarão das atividades 40 crianças de 6 a 11 anos. As atividades serão das 9h às 12h no Setor Infanto-Juvenil 'Rita Terezinha de Castro Lacerda'. As inscrições estão esgotadas", relata Luciane.

Aita destaca que haverá murais culturais, contendo informações sobre o Dia Nacional do Livro Infantil, vida e obras de Monteiro Lobato, exposição de algumas obras do escritor, hora do conto, bibliotur (conhecendo a biblioteca), oficina de criatividade, sorteio de livros e exposição de releituras de obras de Monteiro Lobato na Galeria de Artes, organizada por Elisa Carvalho.

Fontes:
Artigo de Sandro Neves para o Jornal de Uberaba.

Nenhum comentário: