domingo, 1 de novembro de 2009

Mesmo com avanço da internet, livros continuarão tendo espaço



Convidados a discutir o papel da internet na atualidade, uma das conclusões a que chegaram os participantes da Mesa Literária Jornalista, em Paranavaí, foi de que mesmo com o avanço da internet, os livros continuarão a ter seu espaço na preferência do leitor.

A 28ª edição da Feira de Livros do SESC 2009 tem entre seus parceiros o Diário do Noroeste, já que o tema central do evento, que se encerra hoje, é Literatura e Jornalismo, sendo Euclides da Cunha o escritor homenageado.

Ao discutir a expectativa da literatura e do jornalismo com o advento da internet, os participantes da discussão lembraram de todo o simbolismo contido no livro e a preocupação com a qualidade e veracidade da informação passada por pessoas sem nenhum compromisso ético ou profissional.

A mesa literária foi mediada pelo jornalista Benedito Praxedes Junior, do Diário do Noroeste. O advogado, escritor e presidente da Academia de Letras de Paranavaí, Renato Frata fez um histórico sobre os primórdios da escrita até chegar ao livro impresso. Frata lançou inúmeros questionamentos sobre o futuro, mas foi enfático em afirmar que o livro deve continuar atraindo a atenção das pessoas.

Para a jornalista e vice-presidente da Academia de Letras de Paranavaí, Cristina Leite, que falou sobre o conteúdo dos blogs, é preciso que o leitor fique atento à qualificação do autor das informações disponibilizadas em sites e blogs. Ela defendeu a formação acadêmica em jornalismo, destacando os ensinamentos relacionados à ética profissional como essenciais para quem trata de um assunto tão importante como a informação.

Já o jornalista e blogueiro David Arioch, representante da geração habituada com a internet, falou das diversas técnicas utilizadas hoje para a disseminação da informação na internet, mas criticou a forma repetitiva e sem enfoques diferentes da grande maioria das notícias dos sites noticiosos. Ele concorda que muito material disponibilizado na internet não tem qualquer compromisso com a qualidade da informação, mas lembra da vantagem de profissionais da área poderem exercer suas carreiras sem depender de empresas.

Após a mesa literária, o grupo GT Artes Cênicas apresentou textos de partes do romance “Os Sertões”, de Euclides da Cunha.

A escritora Dinair Leite fez a leitura de trovas selecionadas sobre o escritor.

O evento contou com a participação da escritora paranavaiense Cleuza Cyrino Penha, tenente-coronel Geraldo Moliani, comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, do secretário de Comunicação Social de Paranavaí, Jorge Roberto Pereira da Silva. A professora Sandra Ferreira levou uma de suas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para participar da discussão.

Fonte:
http://www.diariodonoroeste.com.br/

Nenhum comentário: