sábado, 16 de fevereiro de 2013

Lélia Coelho Frota (Teia de Poesias)

"ALVÍSSARA"
Ele falava em torres
ela pensava em nuvens.
Ele cruzava rios
dificeís, altiplanos,
os sábios pensamentos.
Ela, sirgo e cetim
fiava as camisinhas
limiar da promessa
do menino do sim.
Nos dias tão azuis
a fonte deslumbrada
jorrava luminosa
o excesso claro - riso
desfalecendo em brisa -
morrer, morrer de amor.

" DENTRO DA VIOLETA "

A minúscula ninfa
divaga na piscina:
tênue gota de orvalho.

Eis que chora e descora
a inútil flor dos anos,
de haste assaz quebradiça.

Lança mão da própria
voz que ágil se ilude:
coisas da juventude.

Sente uma dor antiga,
morrerá, se não a der
perdível, na cantiga.

Desventurada lua
se esgarça pela várzea.
Cruéis pressentimentos!

Pardais madrugadores
entrecortam de vôo
o queixoso negrume.

Surge outro novo dia,
quem sabe? traz na fronte
sonhos mais displicentes.

" MODINHA "

O que a boca sugere
e o espelho revela não
é o rosto dela
não é sua emoção.

Esse volteio alado
o riso alcantilado não
é roteiro dela
não é seu timbre usado.

Essa flor no cabelo
o exato poema não
é ornato dela
não é sua canção.

O coração girando
rondós contraditórios
os olhos diluídos
em breu ressentidíssimo.

Esse é o jeito dela
esse é o verso dela.
- Que recato mineiro!
Lágrimazinha dela.

“JOÃO SEBASTIÃO”

João Sebastião
É cruzamento da linha.
Adeus verões, perfil humano,
monólitos, élitros, verdores.
A dinamite do concreto aqui
se realiza.
Bach pulveriza
todo contato terra.
Polifonicamente o órgão mói
todo humano cuidado:
aquilo que exulta e aquilo que dói.
Cuidado!
Sob o sopro ardente do arcanjo
Deixamos sem reticência o qualquer pó
para a nudez maior da claridade.

CARNAVAL

O caminhão do trio elétrico
teve que vir da Bahia
para animar as arquibancadas de aço.

Brilha
Cometa
anúncio de cigarro intergalático.

Os corações espectadores.

Frenesi, pula o trio
sob a chuva
na avenida
vazia à espera da escola
que corta
rio de luz
a massa do público paralisado
na sombra.

Turistas de nós mesmos.

Mas ainda há ainda tem
O Bloco do Barril da Rua Estela
estrela proletária do Jardim Botânico
sambando à beira das inacessíveis moradas.

LIBERDADE
Passo pelo fio
de pérolas do Rossio:
não quero comprar flores
quero ver o rio.

AMOR TIRANO

Invejável clausura
Tem o fauno da fonte
da Avenida da Liberdade.
Não sabe o que é saudade:
ele dura.

PROJETO

Sim, iremos para a América do Sul
para as quadras de tênis vazias
para os parques de diversão silenciosos
movidos pelos anúncios luminosos.

UMA DOR

1.
O vento soprava árvores da esquerda.
Ao fundo, o menino tocava o violão
preso no ombro, como um pequeno navio adernado.
Uma dor
no mundo
rachava tudo fino e longe,
cinema mudo.

2.

Acordar é fechar as pálpebras.
Nossos olhos só escrevem
por cima, muito por cima.
E quando abrimos as janelas
É só o vento que está ali.

Existe uma dor
solta no mundo.

E eu quero deixar meu emprego, meus cabelos
minha família
para ir atrás dela
bicho com fome.

AMAROAMAR

Montemuro, serra,
 vai, coração, erra,
 esfacela-te em mágoa
 nostálgica de Mozart
 no antiqüíssimo quarto
 de outra alta paixão
 para aumentar a sede
 de Deus, e seu falcão.
 preza ao céu conceder-te
 uma alforria leve
 a resvalar na sorte
 desta que se quis  pura
 desta que se quis casta
 e cada vez mais se afasta
 da seráfica altura.
 Pode ser que no escuro
 se rompa a trasmontana
 porta do puro amor
 aorta que me leva
 — sangue derramadíssimo —
 ao horto felicíssimo
 onde um bater de pálpebra
 uma treva minúscula
 seja morrer: cidade
 da afinal claridade.

COMPASSO DE NERVAL

 Porque sempre princesa desterrada
 a viúva, a quebradiça, a desolada
 a esperar a mão que me levante
 e me leve e me liberte e me incorpore
 a uma feudal jurisdição
 onde amada, eu seja sujigada
 a pesadas correntes de paixão
 que liguem e me larguem
 que generosamente domestiquem
 minha arredia vontade de fundir-me
 num amplo levantamento acompanhado —
 ave ditosa que só voe no compasso
 da certeza do solo do seu dono.

HIPÓTESE DE MAIO

Sobre a mesa o relógio
anuncia meu tempo
que se desfaz em crivo
de aflito pensamento.
De que jardins me evado
de que amores provenho
de que enredo impreciso
se armara o que estou sendo
entre meus dicionários
fragmentos de retratos
os rútilos canários
enfunadas cortinas.
Os amigos inquietos
o silêncio a aumentar
concêntrico, severo
em torno das conversas
além da ausência,
além dos constantes afetos.
Resíduos de passeios
em paisagens alheias
empinham-se em gavetas —
cartas de amor nos seus
macios envelopes
risadas e conchinhas
a voz que fala sempre
no fundo da sonata
diletantes poemas
todos concordemente
citando o  coração
ladeado de flores
zéfiros sorridentes
(e os sabia chorosos).
As gavetas estufam
o que nelas se havia
adquire vida própria
um sitiado encanto
e expulsa da memória
de que participava
com escassa competência
eu, que leve o lembrava.
O conteúdo humano
desse ditoso espólio
palpita, e entretanto
— semicerrados olhos
agitar de cambraia —
invencível o sono
se engolfa na dolência.
Sono maior que o escuro
a corromper a luz
diuturna nostalgia
de um sonho, não sei mais
ao certo o que seria.
Coágulo sombrio
adensando-se em zona
fechada, onde me perco
neste mês-de-maria
pensando o que seria
de mim, no dissolvido
rumor que me povoa
sem conduzir à fala
da sempre poesia
sem revelar o muito
de amar que pretendia
antes de antes, não sei
ao certo o que seria.
Mas bem que perfazia
um circuito profundo
onde a primeira imagem
(início e ata finda)
que ainda se reflete
é a da jovem correndo
pela campina, soltos
cabelos, e as glicínias
a descer pelos ombros
prendendo-se na boca
primavera garrida
pelo azul florentino.
Na mão direita tinha
uma roseira viva
juritis entoavam
campestres ladainhas
e pela transparência
de sua carnação
via-se-lhe o coração
com um só nome gravado
a rubro, fulcro infenso.
Corria na campina
fantástica, e ainda
posso lembrar que em fuga
amava sempre, e ria.

Fontes:
http://cantoepalavras.blogspot.com.br/2009/06/072-os-eternos-momentos-de-poetas-e.html
http://www.antoniomiranda.com.br/iberoamerica/brasil/lelia_coelho_frota.html

Nenhum comentário: