sábado, 21 de junho de 2008

Luiz Antonio Aguiar em Debate


Livro do mês de junho na Capital Nacional da Literatura é Confidências de um pai pedindo arrego, do escritor Luiz Antonio Aguiar

Depois da comentada vinda de Cristovam Buarque para o lançamento oficial do livro A borboleta azul, a entrega do título de doutor honoris causa da Universidade de Passo Fundo e os debates acerca da obra O tesouro na rua, livro do mês de maio na Capital Nacional da Literatura, foi a Passo Fundo o escritor Luiz Antonio Aguiar, autor de Confidências de um pai pedindo arrego, título escolhido para os debates de junho.

O Projeto Livro do Mês, promovido pela Universidade de Passo Fundo com o apoio do Arte Sesc – Cultura por toda parte, tem por objetivo reunir estudantes, de escolas públicas e particulares da cidade, para um debate com autores em uma troca de informações literárias.

Neste mês, as atividades aconteceram entre os dias 16 e 18, e envolveram acadêmicos, alunos de escolas públicos e particulares, professores e a comunidade interessada, sempre convidada a participar dos debates, realizados mensalmente desde 2006. O primeiro seminário com a presença do autor Luiz Antonio Aguiar aconteceu na segunda-feira, 16 de junho, no Campus da Universidade de Passo Fundo em Soledade, a partir das 19h30min. Já na terça-feira, 17, o escritor foi a Passo Fundo pela manhã, onde foram realizados os seminários voltados ao público das escolas estaduais e particulares da cidade, às 9h, no Teatro do Sesc Passo Fundo. No mesmo dia, às 19h30min, o autor foi ao Campus de Lagoa Vermelha, debater com os acadêmicos. O seminário para escolas municipais de Passo Fundo aconteceu no dia 18, às 9h, também no Teatro do Sesc.

Em Passo Fundo, a abertura do encontro contou com a presença da coordenadora das Jornadas Literárias, Tânia Rösing, que destacou momentos da vida e da obra de Aguiar. Ela também cumprimentou as escolas presentes e afirmou que é da vibração dos jovens que depende a luta para transformar o país.

Para Aguiar, o debate é que dá a materialidade e faz um escritor sentir que o seu trabalho não é um delírio. “O livro começa a ganhar vida porque ele sai da simples imaginação do escritor e da condição de um objeto inanimado e começa a se espalhar pelo mundo. Ver o rosto de alguém dando o retorno de seu trabalho é muito gratificante”, afirmou.

O autor conta que teve dificuldades para publicar a obra. “Por cinco anos o livro foi rejeitado por não sei quantas editoras. Eu gosto de dizer isso porque elas afirmavam que não existia uma literatura juvenil. Esta é uma obra para as crianças que já cresceram e querem ler uma coisa legal. Quando foi publicado pela editora FTD, o livro ganhou vários prêmios”, salientou.

“Confidências de um pai pedindo arrego” ganhou o Prêmio Jabuti, em 1994, e trata da história de um jovem casal que se prepara para ter um filho. Neste momento, o rapaz entra em pânico por não ter certeza se é ou não adulto. “Não que ele fosse tão garoto, mas porque a situação existencial dele é a de um cara meio solto no mundo. Ele não tem as certezas que ele acha que um adulto deve ter e com isso se pergunta como poderá ser pai”, contou. O livro trás uma série de conflitos existências do futuro pai em uma trama novelística que envolve aventura, humor e muitas peripécias.

Fontes:
http://www.onacional.com.br/
http://www.upf.br/assessoria/noticias/
http://www.agencia.fecomercio-rs.org.br/
Jornadas Literárias de Passo Fundo - Boletim Eletrônico n. 61 - 20.06.2008
Disponível em http://mundodaleitura.upf.br/boletim/61/

Nenhum comentário: