segunda-feira, 1 de abril de 2013

Fred Góes (1948)

Frederico Góes, mais conhecido como Fred Góes, nasceu no Rio de Janeiro, em 1948, num domingo de carnaval.

Iniciou sua trajetória profissional como repórter na Editora Bloch. Foi assessor de relações internacionais da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Chefiou o Departamento de Expansão da Embrafilme. Foi roteirista da TVE, redator e apresentador do programa “Tirando de Letra” da Rádio MEC.

Formado em Letras, é mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ e Doutor em Teoria da Literatura, pela Faculdade de Letras da UFRJ, onde ensina no Departamento de Ciência da Literatura. Fez pós-doutoramento na Universidade de Tulane, em Nova Orleans, nos EUA.

Paralelamente à atividade acadêmica, Fred Góes é compositor/letrista e pesquisador de música popular. É também ensaísta crítico e tem doze livros publicados nas áreas de literatura e música popular. Foi membro do Conselho de Cultura do Estado do Rio de Janeiro por dez anos. Hoje, além de professor, coordena o Dicionário Cravo Albin de Música Popular e é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e (CNPq).

É professor da Faculdade de Letras/UFRJ, onde lidera, com apoio do CNPq, o Grupo Interdisciplinar de Estudos Carnavalescos. Realizou a pesquisa de pós-doutoramento na universidade de Tulane, em Nova Orleans, Estados Unidos da América, com bolsa da Fundação Rockefeller. É compositor, letrista, contista e ensaísta. Tem músicas gravadas por inúmeros artistas. Entre os dez livros de sua autoria, destacam-se O país do carnaval elétrico (1982), 50 anos de trio (2000) e Antes do furacão: o MardiGras de um folião brasileiro em Nova Orleans (2008). Organizou a antologia Brasil, mostra a sua máscara (2007), que reúne contos, crônicas, letras de música e poemas sobre o carnaval brasileiro. O poço de Campaná é seu primeiro livro de ficção.

Fonte:
http://www.guesaerrante.com.br/2012/9/27/literatura-e-vida-na-cidade-4359.htm

Nenhum comentário: