quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Luiz Damo (São Francisco de Assis em Trovas)

4 de Outubro - Dia de São Francisco de Assis


Neste mundo aonde os valores
se concentram sobre o ter,
sejam fontes de esplendores
as luzes que vêm do ser.

No caminho sempre andemos
sem pedras a nos ferir,
ou, nós dele as afastemos,
ou, não vamos prosseguir.

São Francisco, padroeiro,
dos poetas, trovadores,
deixaste no mundo inteiro
legiões de seguidores.

Grande mestre me permita
fazer sempre esta oração,
enquanto meu ser medita
vem guiar minha missão.

Ó Senhor! Fazei de mim,
um instrumento de paz,
nele o mundo sinta, enfim,
que sois Vós quem vida traz.

Aonde houver o desespero,
seja a esperança levada
e na dúvida, co’esmero,
a fé seja praticada.

Aonde apenas tem tristeza
possa levar a alegria
e na discórdia e frieza
o amor sempre aqueça o dia.

Aonde só trevas prosperam
que eu leve a luz e o calor
e aonde os erros preponderam
leve a verdade, Senhor!

Aonde houver ódio que eu leve
o amor puro e verdadeiro
e o perdão para quem deve,
sendo eterno mensageiro.

Ó Mestre, Deus e Senhor!
Fazei que eu procure mais,
consolar quem vive à dor
que buscar consolos tais.

Entender as diferenças
que vibrar nas semelhanças,
amar quem nas desavenças
me usurpar as esperanças.

Porque é dando, que se alcança,
pelo gesto, a recompensa,
quando posto na balança
e obtivermos a sentença.

É perdoando que vemos
crescer sob a luz fraterna
a vida e morrendo a temos
renovada, plena e eterna.

Fonte:
Luiz Damo. Celebrando com trovas. 
Caxias do Sul/RS: L.D., 2018.

Nenhum comentário: