terça-feira, 8 de outubro de 2024

Recordando Velhas Canções (Leva meu samba)


(samba, 1941) 

Compositores: Ataulfo Alves

Leva meu samba
Meu  mensageiro
Este  recado
Para  o  meu  amor  primeiro
Vai  dizer  que  ela  é 
A   razão  dos  meus  ais
Não,  não  posso  mais

Eu que pensava  
que  podia  te  esquecer
Mas  qual  o que  
aumentou  o  meu  sofrer
Falou  mais  alto  
no  meu  peito  uma  saudade
E  para  o  caso  
não  há  força  de  vontade
Aquele  samba  
foi  pra ver  se  comovia  
o teu  coração
Onde  eu dizia   
Vim  buscar  o  meu  perdão

A Saudade e o Perdão em 'Leva Meu Samba'
A música 'Leva Meu Samba' é uma expressão profunda de saudade e arrependimento. A letra revela um eu lírico que envia seu samba como mensageiro para seu amor primeiro, na esperança de reconquistar o coração perdido. A escolha do samba como veículo de comunicação não é aleatória; o gênero musical, com suas raízes profundas na cultura brasileira, carrega consigo uma carga emocional e histórica que amplifica a mensagem de saudade e desejo de reconciliação.

O eu lírico admite que subestimou a força de seus sentimentos, acreditando inicialmente que poderia esquecer seu amor. No entanto, a saudade se mostrou mais forte, revelando a profundidade de seu sofrimento. A letra destaca a luta interna entre a tentativa de seguir em frente e a realidade de um coração ainda preso ao passado. A saudade é personificada como uma força incontrolável, que fala mais alto no peito do eu lírico, evidenciando a intensidade de suas emoções.

O samba enviado como mensageiro é uma tentativa de comover o coração do amado, buscando o perdão e a reconciliação. A música termina com um apelo sincero, onde o eu lírico admite sua vulnerabilidade e o desejo de ser perdoado. A simplicidade e a sinceridade da letra, combinadas com a melodia envolvente do samba, criam uma obra que ressoa profundamente com qualquer pessoa que já tenha experimentado a dor da saudade e o desejo de reconciliação. Ataulfo Alves, com sua habilidade lírica e musical, consegue capturar a essência dessas emoções de maneira tocante e universal.
Fonte: – https://www.letras.mus.br/ataulfo-alves/221909/

Nenhum comentário: