quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Recordando Velhas Canções (Duas contas)

(samba-canção, 1955)


Compositor: Garoto

Teus olhos
São duas contas pequeninas
Qual duas pedras preciosas
Que brilham mais que o luar

São eles
Guias do meu caminho escuro
Cheio de desilusão
E dor

Quisera que eles soubessem
O que representam pra mim
Fazendo que eu prossiga feliz
Ai amor
A luz dos teus olhos
 
A Luz dos Olhos em 'Duas Contas'
A música 'Duas Contas' é uma bela e poética declaração de amor, onde o artista utiliza metáforas para expressar a importância dos olhos da pessoa amada em sua vida. Os olhos são comparados a 'duas contas pequeninas' e 'pedras preciosas', destacando seu valor e brilho. Essa comparação não só exalta a beleza física dos olhos, mas também sugere que eles possuem um valor inestimável para o eu lírico.

Os olhos da pessoa amada são descritos como guias no 'caminho escuro' do eu lírico, que está cheio de desilusão e dor. Essa metáfora indica que, apesar das dificuldades e tristezas enfrentadas, a presença e o olhar da pessoa amada trazem luz e direção, proporcionando esperança e felicidade. A música, portanto, fala sobre a capacidade do amor de transformar e iluminar a vida, mesmo nos momentos mais sombrios.

Utiliza uma linguagem simples, mas profundamente emotiva, para transmitir a mensagem de 'Duas Contas'. A repetição da ideia de que os olhos da pessoa amada são uma fonte de luz e felicidade reforça a centralidade desse sentimento na vida do eu lírico. A canção é uma celebração do amor e da importância de pequenos gestos e detalhes, como um olhar, que podem ter um impacto profundo e duradouro.
Fonte: https://www.letras.mus.br/toquinho/1206287/

Nenhum comentário: