quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Vereda da Poesia = 129 =


Soneto de
VANDA FAGUNDES QUEIROZ
Curitiba/PR

Síntese

A rosa, flor rainha do canteiro,
jamais força a exclusão do rude espinho
que, em vez de ter bem longe o próprio ninho,
da flor se faz constante companheiro.

A luz divide o seu próprio roteiro
com a sombra, que percorre igual caminho,
enquanto o bem consiste em ser vizinho
do mal, no mesmo espaço, o tempo inteiro.

A vida, amplo mosaico deslumbrante,
condensa eternidade em breve instante,
combina em mil nuances tons diversos.

Sem excluir parcelas da verdade,
mas abraçando a vasta humanidade,
o poeta sente... e expõe o mundo, em versos!
= = = = = = 

Trova de
IZO GOLDMAN
Porto Alegre/RS, 1932 – 2013, São Paulo/SP

Coração não tem idade
quando vive de lembrança;
se a lembrança tem saudade,
faz, da saudade, "esperança''!
= = = = = = 

Poema de
LUIZ POETA
(Luiz Gilberto de Barros)
Rio de Janeiro/RJ

Vale a pena valer a pena

Vale a pena ser feliz a cada instante
que se viva, quando a dor não está por perto,
pois se o Sol machuca a pele do deserto,
num oásis, o amor é verdejante.

Quando a lágrima é salgada... e cristalina...
na retina, os sonhos teimam em brilhar
e se há sonhos numa gota pequenina,
é nos sonhos que o amor quer se abrigar.

Vale a pena não ter pena do que é triste,
não existe solidão, se a fantasia
faz poesia com a tristeza, se ela insiste
em matar o amor que existe na alegria.

Vale a pena, entretanto, a esperança
de viver e de sentir felicidade,
resgatando a emoção de uma criança
que carece de um sorriso em liberdade.

Pois se o riso se sublima na alma pura,
cada lágrima constrói seu próprio encanto,
e se o canto não faz coro com a amargura,
a ternura é sempre a voz do acalanto.

Vale a vida... o que é triste, o tempo leva...
se são pétalas, o vento as poliniza,
se são folhas, se desprendem... quando neva...
se são bolhas, duram o tempo da brisa.

Vale a pena eu te amar e tu me amares,
nem que seja por um tempo... vale a pena!
... porque quando eu te deixar... ou me deixares,
a saudade há de brotar sempre serena.

Vale a pena agradecer todos os dias
a alegria de se ter uma história,
pois se a vida se dilui em fantasias,
a poesia se eterniza na memória.
= = = = = = 

Trova Humorística Premiada em Irati/PR, 2023
JOSÉ OUVERNEY 
Pindamonhangaba / SP

- Sem "cascalho", uma beldade
hoje investe em peça antiga.
- Compra e vende antiguidade?
- Não. Namora o avô da amiga!
= = = = = = 

Glosa de
NEMÉSIO PRATA
Fortaleza/CE

MOTE... 
Minha vida é qual navio 
que navega pelo mar... 
Ora contra um mar bravio, 
ora mero devanear. 
José Feldman
Campo Mourão/PR

GLOSA... 
Minha vida é qual navio, 
avião, trem, caminhão; 
porém o meu desafio 
é andar a pé... no chão! 

Se você tem um transporte 
que navega pelo mar... 
digo que você tem sorte 
se o dito nunca afundar! 

Sempre foi um desafio 
para um navio... singrar; 
Ora contra um mar bravio, 
ora ao sabor de um bom mar! 

Pra quem sai ao mar diria: 
é bom, cuidados, tomar; 
pois ora vem ventania, 
ora, mero devanear.
= = = = = = 

Trova Popular

Amar e saber amar               
são dois pontos delicados:      
os que amam, são sem conta:
os que sabem, são contados.     
= = = = = = 

Soneto de
EDUARDO A. O. TOLEDO
Pouso Alegre/MG

Exclusão

Quando o dia abre o céu e o sol desperta,
dourando as relvas do jardim florido,
em meio a uma esperança descoberta,
às vezes amanheço deprimido...

Já, pela tarde, que se faz aberta
às cigarras em límpido alarido,
onde se afaga uma ilusão incerta,
às vezes entardeço sem sentido...

E quando a noite vem, presa em luares,
na própria exaltação dos avatares,
às vezes anoiteço na exclusão...

No entanto, quando chega a madrugada,
meus sonhos se libertam e , em revoada,
vão desenhando versos na amplidão!!!
= = = = = = 

Trova de
ILZA MONTENEGRO
Queluz /SP (1912 – ????) Guaratinguetá/SP

Devemos o amor buscar
se a mocidade em nós arde.
Para quem fica a esperar,
ele sempre chega tarde!...
= = = = = = 

Décima de
FRANCISCO JOSÉ PESSOA
Fortaleza/CE, 1949 - 2020

Aos Poetas de Caicó

Eu queria escrever meu sentimento
Mas não sai, a não ser este prospecto
Ou sou eu um carente de intelecto
Pra mostrar o meu agradecimento
Pode até ser falta de talento
Pra exprimir o que sinto por vocês
Aturando o Pessoa uma outra vez
Nessa nossa querida Caicó
A rainha de todo Seridó
Quem me dera voltar no outro mês!!!
= = = = = = 

Trova de
ISAÚ ALMEIDA LOLA
Senhor do Bonfim/BA

O coração tem razão
quando pensa que morrendo
fica em outro coração
e continua vivendo.
= = = = = = 

Soneto de 
AMILTON MACIEL MONTEIRO
São José dos Campos/SP

Jardim secreto

Eu também tenho o meu jardim secreto,
tal qual o mundo inteiro, com certeza...
Mas só porque não sou nada discreto,
o meu “secreto” some na esperteza...

Quem lê meus versos tudo sabe, exceto,
talvez o que eu não disse por lerdeza,
porque o que escrevo eu mesmo interpreto
no meu viver de inteira singeleza.

Se eu disse que te amei, também te disse
que tudo o mais que eu fiz foi só tolice,
pois nunca mais eu tive um outro amor.

O que faltou dizer, eu digo agora:
eu sonho com teus beijos toda hora;
és a razão de eu ser um sonhador!

= = = = = = 

Trova do 
Príncipe dos Trovadores
LUIZ OTÁVIO
Rio de Janeiro/RJ (1916 -1977) Santos/SP

Ó vento que tudo pegas,
que arrancas flores e palmas,
por que também não carregas
as dores de nossas almas?!...
= = = = = = 

Poema de
PAULO LEMINSKI
Curitiba/PR, 1944 – 1989

Dor elegante

Um homem com uma dor
É muito mais elegante
Caminha assim de lado
Com se chegando atrasado
Chegasse mais adiante

Carrega o peso da dor
Como se portasse medalhas
Uma coroa, um milhão de dólares
Ou coisa que os valha

Ópios, édens, analgésicos
Não me toquem nesse dor
Ela é tudo o que me sobra
Sofrer vai ser a minha última obra
= = = = = = 

Trova Funerária Cigana

Eu sou a tocha do morto,
com a luz já quase extinta,
ou qual a negra mortalha
que por preta não se pinta.
= = = = = = 

Soneto de 
JOSÉ MESSIAS BRAZ
Juiz de Fora/MG

Encantos da tarde

Explode a tarde rubra e refulgente,
na primavera exuberante em cores,
aos olhos do roceiro indiferente
e aos gorjeios dos pássaros cantores...

Alegre, a tarde entrega-se ao poente
abrindo em leque os últimos fulgores
e em seus rastros deixando, lentamente,
que a noite acenda a luz dos refletores.

- Feliz eu morreria à luz da tarde...
espargindo meus versos sem alarde,
no encanto deste adeus crepuscular,

se pudesse voltar em outra vida,
aos braços da pessoa mais querida,
em primorosa noite de luar!..
= = = = = = 

Trova de
BRANDINA ROCHA LIMA
Recife/PE, 1916 – 1999, Moreno/PE

Fui sempre um pobre palhaço
no circo do meu viver,
rindo do próprio fracasso,
tentando a dor esconder…
= = = = = = 

Poema de 
ANTONIO CARLOS DE PAULA
São Paulo/SP

Beijo Quebrado!

Já tive sonho perdido,
já tive um amor sonhado,
fui flor de um vaso partido,
cacos de um beijo quebrado,
eu já rimei contra o vento,
versejei contra a maré,
machuquei meus sentimentos,
tropecei na própria fé!

Entreguei-me apaixonado,
quebrei o sonho e a ilusão,
por isso, hoje o cuidado
com o meu pobre coração,
que sobre as ondas do destino
está vacilando outra vez
levando-me ao desatino,
veja o que a vida me fez!

O sol deste teu sorriso
e a ternura em teu olhar,
me dizem que é preciso
perder o medo de amar!
= = = = = = 

Trova Humorística de
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA
São Paulo/SP

Vendo a fera, fica “um gelo”...
retira a cruz do pescoço.
Mas, o leão, ante o apelo:
“Só rezo... depois do almoço!”
= = = = = = 

Soneto de 
MARIA MADALENA FERREIRA
Magé/RJ

Amor à Vida

Levei uma “palmada”... ao “pôr os pés”... na vida..
E logo desatei um choro alucinante!
Porém, a minha mãe beijou-me – enternecida! – 
e ao seio me achegou! – Sorri no mesmo instante!!!

De barriguinha cheia – e, tendo por guarida
uns braços, e uma voz serena e repousante,
eu me senti – de pronto! – amada e protegida!
E adormeci, pensando: - “A vida é fascinante!!!”

Se é certo que, ao passar por todos estes Anos,
sofri desilusões, desgostos, desenganos,
também usufruí momentos de prazer!!!

Vivendo, eu me apeguei à vida, de tal jeito,
que a Angústia que ora sinto – aqui, dentro do peito,
não é medo da morte! – É pena de morrer!!!...
= = = = = = 

Trova de
A. A. DE ASSIS
Maringá/PR

A vida jamais se encerra... 
e é bom sermos imortais. 
– Amar você só na Terra 
seria pouco demais!
= = = = = = 

Poema de
ANTONIO M. A. SARDENBERG
São Fidélis/RJ

Alma

Quando a vida vem sussurrar baixinho
Dizendo coisas que se quer ouvir,
Deixe o recado chegar de mansinho,
Que toda a alma também quer sentir.

Prepare o peito para uma festa,
Faça um convite para ela entrar,
Reparta o resto todo que inda resta,
Pois dividir é muito mais que dar.

E deixe o amor enaltecer a vida
Dando guarida ao pobre coração.
Quando chegar a hora da partida,
Que nos sussurre a voz da emoção.
 
E que o acalanto de linda cantiga
Deixe que venha a paz que tanto acalma
Trazendo junto a esperança antiga
Que ainda vive dentro dessa alma.
= = = = = = 

Trova da
Princesa dos Trovadores
CAROLINA RAMOS
Santos/SP

A penumbra da saudade
torna os meus dias tristonhos
e eu bendigo a claridade
das estrelas dos meus sonhos!
= = = = = = 

Hino de 
Garanhuns/PE

Filhos da Terra, oh! gente,
Ergam a voz, brilhem as frontes,
cantando com a alma que sente
e que vai nas brisas dos montes.

Salve Garanhuns!
Os jardins, as palmeiras e alguns
pedaços do céu... mão divinas!
Salve as sete colina!

Estribilho
Nos anais, "Florescente e garbosa
Garanhuns", fostes sempre assim.
A elegância, a beleza da rosa,
as paisagens, estesias sem fim.

Os teus vales bravios outrora
esconderam fugitivos de cor...
A liberdade da Terra arvora
Estes homens de novo pendor.

E o lema "Ad Altiora Tendere"
é o mais fervoroso ideal.
A bandeira, sagrada e serena,
e Simôa da história fanal.

Tuas belezas - cidade das flores
e os ares - poema acolhedor...
Ai! Suspiros! Que vida, que amores
neste hino, que fulge esplendor!
= = = = = = 

Trova Humorística de 
LEILA MICCOLIS
Rio de Janeiro/RJ

Conserta o cano que vaza,
encera o chão, lava a pia,
e aos amigos diz: "Lá em casa
eu uso muita energia..."
= = = = = = 

Sonetilho de 
OLIVALDO JUNIOR
Mogi-Guaçu/SP

Tão somente sobre o adeus

De minh’alma preta e branca,
vivo, em cores, surge o adeus,
que a saudade é muito franca
com quem vive sem os seus!...

De uma perna meio manca,
parto sempre em triste adeus,
que essa vida é quem arranca
de um amigo os outros eus.

Hoje o peito já não chora,
choro a seco neste quarto
que a saudade já penhora.

Hoje eu digo adeus, é hora,
pois o tenho quando parto,
quando parte e quando ora.
= = = = = = 

Trova de
RENATA PACCOLA
São Paulo/SP

No pode existir quem negue
que em apenas quatro versos
a trova sempre consegue
conter vários universos!
= = = = = = 

Fábula em Versos de
JEAN DE LA FONTAINE
Château-Thierry/França, 1621 – 1695, Paris/França

A dama desdenhosa

Uma mui nobre — rica donzela,
Airosa e bela,
Fez a cidade — alvoroçar.

Nas sociedades — mui bem cantava,
Mui bem dançava,
Queriam todos — ser o seu par.

As outras damas — ao seu aspeito*,
Cruel despeito
Na alma sentiam — de as eclipsar.

Rica e formosa — nobre e prendada,
Faltava nada,
Para partidos — ter a fartar.

Já dos mancebos — a estreia toda
Dela anda em roda,
Cada um procura — de a desposar!

Mas desdenhosa — dando à cabeça,
«Não tenho pressa —
Dizia ufana — de me casar!»

Depois severa — cada conquista
Passa em revista,
E em todos acha — que censurar,

Um, nímio* branco — outro é trigueiro,
Outro grosseiro,
Outro mui velho — para a igualar.

No entanto os anos — vão de corrida;
Não pressentida,
Sua beleza — entra a baixar.

Roda somenos — de pretendentes,
Ainda decentes,
Os seus obséquios — vem ofertar.

Mas segue a louca — sua mania:
«Ora — dizia —
Se de tais monos — me hei de agradar!

Fidalgos pobres! — ricos plebeus!
Sem tais sandeus,
Posso contente — vida passar».

Os galãs vão-se — dela zombando;
Até que chegando
O seu espelho — a consultar,

Viu, que desgosto! — que entre os cabelos
Louros e belos,
Alguns começam — a branquejar!

Então ansiosa — busca um marido,
Mas um partido
Sequer mediano — não pôde achar.

E quem rendera — cidade e corte,
Por grande sorte,
Com um corcunda — teve o casar.
= = = = = = = = = 
* Vocabulário:
Aspeito: aspecto
Nímios: demasiados

Nenhum comentário: