sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Recordando Velhas Canções (Os olhos dela)

(xote, 1906) 

Compositores: Catulo da Paixão Cearense e Irineu de Almeida

Eu sou capaz de confessar 
Aos pés de Deus 
Que eu nunca vi em mundo algum 
Uns olhos como os teus! 
Eu não sei mesmo 
Como os hei de comparar, não sei 
Eu já tentei cantar 
O teu divino olhar

Depois de tanto versejar 
Debalde em vão 
Depois de tanto apoquentar 
A minha inspiração 
Cheguei à triste conclusão 
De que eu só sei sofrer 
E o que teus olhos são 
Não sei dizer

Deixa-te estar que quando eu morrer 
Irei verter os prantos meus nos céus 
Hei de contar em segredo a Deus 
As travessuras desses olhos teus 
Hei de mostrar ao Senhor Jesus 
Ao Pai nos céus, apiedado 
Meu coração crucificado 
Nos braços teus de luz

Os olhos teus são lágrimas do amor 
Os olhos teus são dois suspiros de uma flor 
São dois soluços d’alma 
São dois cupidos de poesia 
Que sinfonia tem o teu olhar 
Que até às vezes já nos faz chorar! 
Ai, quem me dera me apagar assim 
À luz do teu olhar!

Os olhos teus 
Quando nos querem castigar 
Parecem dois astros de gelo 
Que nos vêm gelar 
Mas quando querem nos ferir 
Direito o coração 
Eu não te digo não 
O que os teus olhos são

Pois quando o mundo quiser 
De vez findar 
Basta acendê-lo com um raio 
Desse teu olhar 
Que os olhos todos das mulheres 
Que mais lindas são 
Dos olhos teus 
Não têm a irradiação

A Fascinação e o Mistério dos Olhos Dela
A música "Os Olhos Dela" é uma ode à beleza e ao mistério dos olhos de uma mulher amada. Desde o início, o eu lírico confessa que nunca viu olhos tão impressionantes em toda a sua vida, comparando-os a algo divino e inigualável. A dificuldade em descrever a profundidade e o impacto desses olhos é evidente, pois ele admite que, apesar de seus esforços poéticos, não consegue encontrar palavras adequadas para expressar o que sente.

A letra explora a dualidade dos olhos da amada, que podem tanto castigar quanto ferir o coração do eu lírico. Essa ambiguidade é uma metáfora para a complexidade das emoções humanas e a capacidade do olhar de transmitir sentimentos contraditórios. Os olhos são descritos como astros de gelo que podem gelar, mas também como algo que pode ferir profundamente, mostrando a intensidade do amor e da dor que eles podem causar.

No final, o eu lírico eleva os olhos da amada a um nível quase sagrado, comparando-os aos de Maria, a mãe de Jesus. Essa comparação não só exalta a pureza e a santidade dos olhos, mas também sugere um amor que transcende o mundano e se aproxima do divino. A música, portanto, é uma celebração da beleza, do mistério e da complexidade das emoções humanas, encapsuladas no olhar de uma mulher.
Fonte: https://www.letras.mus.br/vicente-celestino-musicas/os-olhos-dela/significado.html

Nenhum comentário: