sexta-feira, 19 de junho de 2009

5ª Semana do Escritor de Sorocaba e Região com Inscrições Abertas

A 5ª Semana do Escritor de Sorocaba e Região será realizada de 21 a 25 de julho na Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba – Fundec e contará com várias atrações literárias.

Muito já se falou sobre a importância da Semana do Escritor, criada e organizada por Douglas Lara, já em sua quinta edição, por ser um evento que congrega escritores, jornalistas, artistas, editores, e público em geral, em torno de várias ações culturais como saraus de poesia, lançamentos de livros, performances, apresentações musicais etc.

A Semana do Escritor é uma grande oportunidade de encontro entre profissionais afins porque além de ser uma grande festa literária, propicia um clima para conversas inteligentes, criação de projetos, possibilidades de trabalho e parcerias, troca de informações sobre o mercado editorial, enfim, estabelece-se uma verdadeira rede de relacionamentos profissionais pautada em qualidade, experiência, seriedade e abertura para novos contatos. Um verdadeiro “networking”.

"Neste ano, continuamos com o objetivo de reunir um grande número de escritores e visitantes, todos circulando pelo evento, conversando com os autores e adquirindo exemplares a custos baixos em exposição.

A ‘Semana do Escritor’ continua sendo uma excelente oportunidade para autores realizarem seus novos lançamentos e divulgarem suas obras, constituindo-se também numa ótima oportunidade para dar visibilidade aos escritores de Sorocaba e Região", comenta Sonia Orsiolli, administradora do evento.

Como nos anos anteriores, a semana literária reunirá dezenas de autores independentes e seus editores, com sessões de autógrafos, lançamentos e palestras.

O Roda Mundo, coletânea de prosa e poesia, também organizada por Douglas Lara, publicada pela Ottoni Editora, é um grande veículo para realizar o desejo de publicar trabalhos e participar da Semana do Escritor. Esta obra contempla escritores nacionais e internacionais e conta com todo apoio da mídia e favorece mais visibilidade junto aos pares e leitores.

A cada nova edição do Roda Mundo amplia-se o universo de novos escritores e a sedimentação dos que já participaram. Com bom acabamento gráfico, capa criativa, apresentação feita por um grande nome do meio acadêmico, essa obra ocupa um lugar de destaque na produção editorial contemporânea.

Muitos rodam o ‘Mundo’ em busca de oportunidades, em busca de realizações, em busca de um amor e ainda tem aqueles que rodam para conhecer o ‘Mundo’.

Na verdade, as pessoas viajam para conhecer lugares diferentes, andando, voando, navegando de lá para cá, é possível ter a noção de como é grande esse ‘Mundo’.

Algumas preferem se aventurar de outras formas, observando e analisando, lendo e escrevendo, teclando e viajando ciberneticamente, estudando e ensinando, etc. Todos têm a necessidade de viajar e adquirir conhecimento independentemente da fórmula inicial. O livro Roda Mundo em sua 6ª Edição, como em anos anteriores, continua reunindo pessoas de todos os cantos. A Antologia é rica pela sua diversidade de conteúdo, há diferentes culturas, gêneros, ideias, visões de mundo entre outras riquezas que se podem ter ao reunir pessoas de várias localidades. Através desta obra é possível ‘Rodar o Mundo’ sem ao menos sair do lugar.

Na obra contém crônicas, contos, poemas, ensaios e textos em diversas línguas, todas com o mesmo ideal: expressar o seu conhecimento e sentimento.

O livro é publicado em sistema de cooperativa, com escritores experientes ou não, participam da obra pessoas de diferentes áreas e também as que querem publicar os seus primeiros textos em um livro.

Idealizado pelo escritor Douglas Lara e editado por Mylton Ottoni, o Roda Mundo teve a sua primeira publicação em 2004, reuniu 43 autores de 12 países. Nesse caminho de sucesso, o Roda Mundo 2006 atingiu o recorde com 50 participações.

No ano passado o lançamento do Roda Mundo 2008 foi uma grande festa e pelo reconhecimento e valor da idealização, Lara recebeu o colar de membro da ONE - Ordem Nacional dos Escritores.

Neste ano, o Roda Mundo continua trilhando o seu caminho e será lançamento durante a 5ª Semana do Escritor de Sorocaba e Região

A antologia Rodamundinho 2008, lançada durante a 4ª Semana do Escritor de Sorocaba, é uma coletânea infanto-juvenil que reúne 25 autores de até 15 anos de idade. É uma seleção de textos com poesias, contos e crônicas, sobre amor, natureza, escola, família, viagens, entre outros.

O projeto recebeu inscrições no início do mês de maio de 2008, foram selecionados 25 autores de Sorocaba e Região para participarem gratuitamente dessa antologia. Cada jovem participou com quatro páginas do livro que contém 114 páginas. Todo o projeto tem o objetivo de estimular a leitura e a escrita aos jovens. No dia do lançamento os participantes receberam, gratuitamente, quatro exemplares do Rodamundinho 2008 e um do Roda Mundo 2008.

O projeto foi idealizado pelo escritor sorocabano, Douglas Lara e pelo ex-presidente da Fundec Alexandre Latuf, com o patrocínio do editor Mylton Ottoni. A organização da jornalista Cintian Moraes, apoio do suplemento infanto-juvenil Cruzeirinho do Jornal Cruzeiro do Sul, do Gabinete de Leitura Sorocabano e da Fundec.

Autores interessados em divulgar suas obras na Semana do Escritor devem entrar em contato pelo telefone (15) 3228.6209 ou pelo e-mail hagentecomunicacao@gmail.com .

A Semana do Escritor de Sorocaba e Região será realizada de terça-feira a sábado, das 14h às 22h com entrada gratuita.

Fundec tem sua sede no antigo Teatro São Rafael, construído em 1844, em pleno coração da cidade, já serviu de abrigo à Prefeitura Municipal de 1935 a 1980 e à Câmara Municipal de 1982 a 1999. Restaurado e modernizado, o prédio conta com auditório e espaço para as mais variadas mostras artísticas.

A Fundec fica na Rua Brigadeiro Tobias, 73.
A R. Brigadeiro Tobias liga a R. Cel. José Prestes com a R. Monsenhor João Soares.Faz cruzamento com as ruas Santa Cruz, Cel. Cavalheiros e XV de Novembro.Tem como travessas as ruas Cel. José de Barros, Dr. Afonso Pena, Ubaldino do Amaral e Dom Pedro II.

Fontes:
Douglas Lara
Sonia Orsiolli = Hágente de Comunicação

Nenhum comentário: