segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Renato Martone Júnior (Lâmpada Insone)


artigo de Nilton Manoel (UBT/ Ribeirão Preto)

Não sei ao certo, mas desde 1979, questiono a pouca difusão do livro Lâmpada Insone, de Renato Martone Júnior, pela Rumo Editora.

Renato, da turma estudantina de Nilton da Costa Teixeira , anos quarenta, estudava latim,espanhol e francês e faziam poesias, na casa de meus pais.

Quando nasci, testemunhou (conforme certidão cartorária) meu nascimento. Renato foi para São Paulo estudar e professar Direito.

Seu livro editado, conhecia-o pelas cópias datilografadas que enviava a meu pai. Os dois falavam muito de poesia. No livro editado, existe a proibição de reprodução. No momento, em nova pesquisa transcrevo algumas trovas, para que, o poeta, tenha pelo menos citação como contribuinte do movimento literário da Trova. Foi poeta, sonetista, mas suas "primeiras trovas" são muito boas:

Quando na igreja, te fita,
tão meiga e linda rezando,
o próprio santo se agita
com medo de estar pecando.
--
Embora o povo assegure
que a medicina hoje viça,
não há remédio que cure
a cegueira da justiça.
----
O bem um do outro queremos,
não te iludo e não me logras;
por isso,não nos casemos
e nunca teremos sogras.
-----
Dentista de mil clientes,
meu vizinho faz das boas:
não põe coroas nos dentes,
mas põe dentes nas "coroas"...

Sinto, no meu garimpo de pesquisas que, dezenas de trovadores, jamais pertenceram a entidades maiores ou menores, mas deixam mensagens de qualidade perdidas no tempo

Fonte:
Nilton Manoel
Montagem da trova sobre imagem criada por Giordano, em 2002

Nenhum comentário: