Singrando Horizontes

Vive muito mais feliz
quem bebe as águas das fontes,
e, também, minh´alma diz,
quem vai Singrando Horizontes !
(Ialmar Pio Schneider - Porto Alegre/RS)

Vai, Singrando Horizontes,
O infinito é a ambição
rumo aos mais distantes montes,
rumo à imaginação!
(Sinclair Pozza Casemiro - Campo Mourão/PR)

Você é a Gralha Poeta
que leva nossa poesia
ao mundo, em que o grande esteta
criou com tanta harmonia!
(Nei Garcez – Curitiba/PR)
Nas artes e na literatura, vão surgindo as classificações didáticas, as separações por faixas etárias, estilos, temáticas etc. Ha professores e alunos no Brasil, que aprendem só isso da produção artística. Decoram nomes, escolas e datas, mas não se embrenham nos livros, preferem o futebol ou o vídeo-game. A Literatura de boa qualidade nos empolga, lemos sem poder largar o livro, as páginas suscitam nossa emoção, respondem ou provocam perguntas.

Sem a Literatura acumulada nos séculos, o ser humano estaria muito mais próximo da animalidade que ainda o caracteriza nas páginas policiais. Em minhas oficinas ninguém gasta muito tempo com aquela americana lista de soft, hard etc. etc. Falamos em cenas que não saem da memória, em emoções que derramam lágrimas, falamos em idéias e como expressa-las com eficiência. Quem entra em um Museu não fica procurando renascentistas, impressionistas, dadaistas, cubistas ou abstracionistas. O espectador inteligente não procura escolas ou datas, procura obras primas. Nossa ambição deve ser a obra-prima.

(André Carneiro)


Fonte da Imagem da Pomba = http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal121/qualidade_vida_paz.aspx

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

VII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, em Eurico Salles, ES (5 a 7 de Novembro)


Com uma programação variada e envolvendo a participação de artistas, estudantes, professores e toda a Comunidade em geral, será realizado de 05 a 07 de Novembro próximo, o VII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, numa promoção do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, na Sede da AMBES, Associação de Moradores de Eurico Salles, Rua dos Colibris, em Eurico Salles, Carapina, Serra, ES.

Com as presenças confirmadas de Escritores, Poetas e Trovadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Amazonas será realizado de 05 a 07 de Novembro de 2010, na AMBES, Associação de Moradores do Bairro Eurico Salles, o VII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores e a 27a. Edição dos Seminários Nacionais da Trova, iniciados em 2001 para comemorar naquela época o 1º Aniversário do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC.

A abertura solene do evento será no dia 05 de Novembro, com início às 19 horas, com a apresentação do Coral da Arcelor Mittal, antiga CST, Recitais Poéticos e declamações.

Para o Congresso de 2010 estão programadas várias Palestras, Lançamentos de Livros, Noite de Autógrafos, Troveata, Oficina de Criação Poética, ensinando a fazer poesia e trovas, Show dos Poetas trovadores na Praça dos Pássaros com quatro Bandas de Rock, SERENATA pelas ruas de Eurico Salles e uma Missa em Trovas.

CONGRESSO VAI DEBATER A INCLUSÃO DAS OBRAS DE AUTORES CAPIXABAS NAS SALAS DE AULAS

Com base numa idéia da Câmara Capixaba do Livro e com integral apoio do Empresário Luiz Carlos Maioli e de vários Acadêmicos da Academia de Letras e Artes da Serra e sócios do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, durante o Congresso de Poetas Trovadores, a ser realizado de 05 a 07 de Novembro de 2010 será apresentado em plenário para discussão e possível aprovação, a proposta da criação de uma lei estabelecendo que entre os livros paradidáticos a serem adotados nas Escolas Estaduais e Municipais nos próximos anos, sejam incluídos autores Capixabas, de modo especial os beneficiados pela Lei de Incentivo a Cultura, Chico Prego.

A proposta será apresentada pelo Presidente do CTC, Clério José Borges para ser incluída na Carta de Eurico Salles, documento com a ser encaminhado às autoridades federais, estaduais e municipais com as principais reinvidicações dos poetas e escritores brasileiros presentes no evento.

NOITE DE AUTÓGRAFOS REUNE ESCRITORES BRASILEIROS E AUTORES BENEFICIADOS PELA LEI "CHICO PREGO" DE INCENTIVO À CULTURA

Os escritores Aldo José Barroca, Luciano Cardoso, Rogério Afonso e Clério José Borges confirmaram participação na Noite de Autógrafos, durante a abertura solene do VII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores no dia 05 de Novembro, com início às 19 horas até às 22 horas, lançando seus Livros "O Amigo José" , "Mangue. Doc" e "Dicionário Regional de Gírias e Jargões", editados com o incentivo da Lei Chico Prego da Prefeitura Municipal da Serra, ES.

Também participará da Noite de Autógrafos o Escritor Carlos Brunno S. Barbosa, da cidade de Valença, RJ, que lançará o seu livro "Diários de Solidão".

Outros escritores também estarão participando do evento, entre os quais, Fernando Antônio Barbosa Aguiar, Levi Basílio, Mestre Gil, Valdemir Ribeiro Azeredo, Edson Constantino, Repentista Ceará, Albércio Nunes, Moacir Malacarne e in memoriam, Beatriz Barbosa Aguiar.

MISSA EM TROVAS SERÁ NO DOMINGO COM PADRE PEDRO SETTIN E CORAL DA IGREJA CATÓLICA

O Coral "Cantando com Jesus", de Eurico Salles, Carapina Serra ES, sob a batuta do Maestro Joel, confirmou presença na Missa em Trovas a ser realizada durante do Congresso de Trovadores, na Sede da AMBES.

A Missa em trovas do Trovador Antônio Augusto de Assis, residente em Maringá, PR, será celebrada pelo Padre Pedro Settin, Comboniano, Pároco da Paróquia São José Operário de Carapina, Serra, ES, no dia 07/11, Domingo com início às 09h30m.

Após a Missa haverá uma apresentação especial da Banda de Congo Mirim de Bicanga.

ESCRITOR CLÉRIO JOSÉ BORGES LANÇA 8º LIVRO

A Academia de Letras e Artes da Serra e o Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC, convidam Vossa Excelência e família para a NOITE DE AUTÓGRAFOS do Poeta Trovador, Escritor e Acadêmico, CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT ANNA, por ocasião do lançamento do Livro DICIONÁRIO REGIONAL DE GÍRIAS E JARGÕES, com gírias da Malandragem, dos Jovens, dos Advogados (Expressões em Latim), dos Noiados, das Patricinhas e Mauricinhos e dos Policiais. Um trabalho de pesquisa realizado durante 35 anos trabalhando como Escrivão de Polícia da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

O lançamento do oitavo Livro de Clério José Borges será no dia 05 de Novembro de 2010, Sexta feira, com início às 19,00 horas, durante a solenidade de abertura do VII CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES, a ser realizado de 05 a 07/11/2010, na Sede da Associação de Moradores do Bairro Eurico Salles, AMBES, na Rua dos Colibris, quadra 10, Eurico Salles, ES.

POESIAS DE BERTHOLD BRECHT NA ABERTURA DO CONGRESSO DE TROVADORES

Inspirado no texto dramático infanto-juvenil do dramaturgo alemão Berthold Brecht (1898-1956), "O Mendigo ou Cachorro Morto" (1919), a Tibicuera Produções acaba de anunciar as apresentações do espetáculo teatral, "O Mendigo, o Imperador e suas palavras", no Município da Serra e em várias cidades do Estado. Everaldo Nascimento e Altamir Furlane são os atores da peça e confirmaram presenças na abertura do Congresso, dia 05/11, a partir de 19,00 horas declamando poesias de Brecht.

PREMIADA ESCRITORA KÁTIA BOBBIO LANÇA MAIS UM LIVRO DE CORDEL

A Artista Plástica e Escritora Kátia Maria Bobbio Lima, nascida em Conceição da Barra estará presente no Congresso lançando mais um Livro de Cordel, onde relata a história dos 30 anos do CTC, Clube dos Trovadores Capixabas. Kátia já publicou mais de 100 livros da Literatura de Cordel.

PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO

CONVITE

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES

Com uma programação variada e envolvendo a participação de artistas, estudantes, professores e toda a Comunidade em geral, será realizado de 05 a 07 de Novembro próximo, o VII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, numa promoção do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, na Sede da AMBES, Associação de Moradores de Eurico Salles, Rua dos Colibris, em Eurico Salles, Carapina, Serra, ES.

OFICINA DE CRIAÇÃO POÉTICA / APRENDA O QUE É POESIA E COMO FAZER A TROVA

DUAS TURMAS E DUAS AULAS EM DOIS DIAS. INSCRIÇÕES NA HORA. GRÁTIS.
TURMA A – dia 05/11/2010 - PELA MANHÃ – 10,00 horas.
TURMA A – dia 06/11/2010 - PELA MANHÃ – 10,00 horas.
TURMA B – dia 05/11/2010 - PELA TARDE – 14,00 horas.
TURMA B – dia 06/11/2010 - PELA TARDE – 14,00 horas

DIA 05 DE NOVEMBRO.
SEXTA FEIRA. De 10 às 19,00 horas – Varal de Poesias e Vídeos.

19H30M - ABERTURA SOLENE NA SEDE DA AMBES. PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO CORAL DA ARCELOR MITTAL.
Composição da Mesa. Homenagens. Hora de Arte. Noite de Autógrafos, dos Escritores, Aldo José Barroca, Valdemir Ribeiro Azeredo, Levi Basílio, Luciano Cardoso e Rogério Afonso, Carlos Brunno S. Barbosa, Kátia Bobbio, Edilson Celestino Ferreira, Beatriz Barbosa Aguiar.

Lançamento do Livro DICIONÁRIO REGIONAL DE GÍRIAS E JARGÕES, com gírias da Malandragem, dos Jovens, dos Advogados (Expressões em Latim), dos Noiados, das Patricinhas e Mauricinhos e dos Policiais.
Dia 05/11/2010, Sexta feira, com início às 19h30m, na Sede da Associação de Moradores do Bairro Eurico Salles, AMBES, na Rua dos Colibris, Eurico Salles.
PREÇO DO LIVRO R$ 10,00.

DIA 06/11/2010 – SÁBADO – 09,00H –
Reabertura dos trabalhos, na sede da AMBES.
Vídeo: INVENTO de um para sol para veículos, de Edilson Celestino Ferreira e Vídeo Fotos antigas de Vitória.

Concurso Relâmpago de Trovas.

Declamações.

Espaço livre para apresentações e notícias culturais.

Carta de Eurico Salles.

Oficina de Criação Poética e Arte dos Bonecos para crianças, com Maria José, do RJ.

13h30m - Exibição de Vídeos: “Cantagalo, terra de Euclides da Cunha”; “Como compor um Livro”, de Lola Prata, SP; “Serra, Monumento Arquitetônico e história - ontem e hoje”, de Suzy Nunes e “Judith, Senhora Cidadã”, de José Benevides Correia, com produção e roteiro de Suzy Nunes.

14h30m - Diversidade Cultural, com coordenação das Professoras Maria Lúcia Adriano Costa e Vanderléia L. Adriano Costa.

16,00 horas - Peça Teatral com coordenação de Fábio Santana.

17,00 horas - Exibição do Filme “Siga minhas mãos”, sobre as Montanhas do Espírito Santo, de Luciana Gama. Obra editada com apoio da Lei de Incentivo à cultura da Serra, ES, Lei Chico Prego.

19,00h - SERENATA na sede da AMBES com caminhada até a Praça.

20,00H, SHOW NA PRAÇA DOS PÁSSAROS EM EURICO SALLES COM QUATRO BANDAS DE ROCK ‘N’ ROLL, HEAVY METAL E ROCK ALTERNATIVO, COM SUCESSOS DE LED ZEPPELIN, BLACK SABBATH, JIMMY HENDRIX, IRON MAIDEN, METALLICA, NIRVANA, RAIMUNDOS E PITTY. AS BANDAS SÃO: “JUICING SOULS” E “ANARCKIA”, DE VITÓRIA; “STILLBORN” E “TÉTRICOS”, DA SERRA.

Dia 07/11/2010, DOMINGO - 09h30m –
MISSA EM TROVAS, na Sede da AMBES, com trovas do Trovador A. A. de Assis, de Maringá, Paraná, celebrada pelo Padre Italiano, Pedro Settin.
Participação do Coral “Cantando com Jesus”, da Igreja Católica da Comunidade São Paulo, de Eurico Salles. Declamação e leitura de Poesias. Banda de Congo Mirim de Bicanga.

LIVROS A SEREM LANÇADOS NO CONGRESSO

O AMIGO JOSÉ, Livro de contos e crônicas, patrocinado pela Lei Chico Prego, da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura da Serra, com importante participação do Conselho Municipal de Cultura, e apoio cultural do Banestes - Banco do Estado do Espírito Santo, cujo lançamento será sexta-feira, 5 de novembro, a partir das 19 horas, na AMBES - Associação de Moradores do Bairro Eurico Sales, como parte da programação do Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores.

Convite: Lançamento do 4º livro de Aldo José Barroca: “O amigo José”, contos e crônicas. Preço promocional no lançamento: R$ 5,00 (cinco reais). Sexta-feira, 5 de novembro de 2010, das 19 horas em diante, na Associação de Moradores do Bairro Eurico Sales, Serra, durante o VII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores.
Patrocínio: Lei Chico Prego, da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Prefeitura da Serra / Conselho Municipal de Cultura) e apoio cultural: Banestes. Contato com o autor: ajbarroca@oi.com.br / 88145252.

¨DIÁRIOS DE SOLIDÃO”, Livro de Carlos Brunno S. Barbosa.

Fonte:
Clerio José Borges Sant’Anna

Nenhum comentário:

Autor Anônimo (Oração do Cão Abandonado)

DEUS
Sei que sou um ser criado por ti, para ser amado
pelos homens mas nasci sem a sorte de alguns de minha espécie.

Hoje meu dono levou-me a um passeio de carro.
Chegamos em uma praça, ele tirou minha coleira,
me fez descer do carro, e virando-me as costas,
foi embora e nem se despediu.

Tentei segui-lo mas o carro corria muito e não pude alcançá-lo.
Caí exausto no asfalto. Ainda não entendi. Por que ele me abandonou?

Eu sempre o recebi abanando o rabo, fazia festa e lambia seus pés.
Sempre lati forte, para defendê-lo e afastar os estranhos da porta.

Eu brincava com as crianças... ah! elas me adoravam.
Que saudades. Será que elas ainda se lembram de mim?

Deus, eu fico imaginando como seria bom se eu pudesse
comer agora. Puxa, estou faminto.

Não tenho água para beber, e estou tão cansado.

Procuro um cantinho onde possa me abrigar da chuva,
mas muitas vezes sou chutado.
As pessoas não gostam muito de mim aqui nas ruas.

Estou fraco, não consigo andar muito,
mas encontrei enfim um lugar para passar essa noite.

Está muito frio e o chão está molhado.
Já não tenho pêlo para me aquecer, estou doente,
e creio que ainda hoje vou me encontrar contigo.
Aí no céu meu sofrimento vai terminar.

Peço-vos então, pelos outros, por todos os cãezinhos e animais
abandonados nas ruas, nos parques, nas praças.

Mande-lhes pessoas que deles tenham compaixão,
pois sozinhos, viverão poucos meses, serão atropelados,
sofrerão maltratos dos impiedosos. Proteja-os.

Amenize-lhes esse frio, com o calor das pessoas abençoadas.

Diminua-lhes a fome, tal qual a que sinto, com o alimento do amor que me foi negado.

Sacie-lhes a sede com a água pura dos Seus ensinamentos.

Elimine a dor das doenças, dos maltratados, estirpando a
ignorância do homem.

Tire o sofrimento dos que estão sendo sacrificados em atos
apregoados como religiosos, científicos, tirando das mãos
humanas a sede pelo sangue.

Abrande a tristeza dos que, como eu, foram abandonados,
pois, dentre todos os sofrimentos, esse foi o maior e mais
duro de suportar.

Receba, DEUS, nesta noite gelada, a minha alma, e
minha oração pelos que aqui ficam. É por eles que vos peço,
pois não são humanos, mas são Seus filhos, e são leais e inocentes, e foram criados por Suas mãos e merecem o Seu abrigo.

Amém.

Enviar a pagina em pdf por e-mail

Send articles as PDF to