domingo, 23 de dezembro de 2012

J. G. de Araújo Jorge ("Os Mais Belos Sonetos que o Amor Inspirou") Parte 8


Ângelo de Sousa
(Santos/SP, 8 dezembro 1871 – São Paulo/SP, 4 outubro 1901)

" BOCA INFERNAL "

Bipartido morango, os lábios frescos
de um rubro de framboesa machucada!
Há, nessa boca fina, e delicada
curvatura de raros arabescos.

Os prazeres vivazes e grotescos
- licenciosa volúpia exagerada! -
foram todos pousar, em revoada,
nesse ninho de gozos sultanescos.

Deixem-me, pois, viver a vida amante
a beijar uma tão divina boca
toda ambrosia, feita de desejos;

e enquanto eu sonho assim, a fulgurante
boca pequena a minha prendo, louca,   
numa valsa fantástica de beijos!
===================

Anna Amélia
(Anna Amélia Queiroz Carneiro de Mendonça)
(Rio de Janeiro/GB, 27 agosto 1896 – Rio de Janeiro, 31 março 1971).

" MAL DE AMOR "

Toda pena de amor, por mais que doa,
no próprio amor encontra recompensa.
As lágrimas que causa a indiferença,
seca-as depressa uma palavra boa.

A mão que fere, o ferro que agrilhoa,
obstáculos não são que amor não vença.
Amor transforma em luz a treva densa.
Por um sorriso amor tudo perdoa.

Ai de quem muito amar não sendo amado,
e depois de sofrer tanta amargura,
pela mão que o feriu não for curado.

Noutra parte há de em vão buscar ventura.
Fica-lhe o coração despedaçado,
que o mal de amor só nesse amor tem cura.
===================

Anthero Bloem
Anthero Augusto de Albuquerque Bloem
Campinas/SP, 7 fevereiro 1878 – Rio de Janeiro/GB, 23 outubro 1919)

" CRISTO DE MARFIM "

Quando depões sabre o teu Cristo Amado,
esse Cristo que pende de teu peito,
ungido de ternura e de respeito,
um beijo de teu lábio imaculado,

eu, sacrílego, sinto-me levado
- ou seja por inveja, ou por despeito -
a arrebatar o Cristo de teu peito
e em teu peito morrer crucificado . . .

Mas, quando vejo de teu lábio crente
cair sobre o Jesus a prece ardente,
talvez por nosso amor, talvez por mim,

ardo na chama intensa dos desejos
de arrependido, sufocar meus beijos
nesse teu alvo Cristo de Marfim . . .
==================

Antonio Braga   
(S. João da Barra/RJ, 1898 – ?)

" CARRO DE BOIS... "

A pensar neste amor, nesta tarde cinzenta,
tão distante de ti - primavera gloriosa -
paira o meu triste olhar pela estrada poeirenta,
onde um carro de bois segue em marcha morosa.

Rola o carro a gemer nessa música lenta
que me faz recordar tanta coisa saudosa!
Velho carro de bois! O seu gemer aumenta
esta ânsia que me põe toda a alma dolorosa.

Eu invejo, afinal, esse carro gemente,
que parece ter alma e parece que sente
a tristeza do amor que palpita em nós dois...    

Coração! Coração! A saudade é infinita.
E não podes gritar como esse carro grita,
e não podes gemer qual o carro de bois! . . .
================

Antonio Lôbo 
(Antônio Francisco Leal Lôbo)
(São Luiz/MA, 4 julho 1870 – São Luiz/MA, 24 junho 1916)

" IMUTÁVEL "

Decerto estranharás que nos meus versos,
nestas quadras de amor que vou rimando,
nunca o teu nome passe, perfumando
os meus pobres vocábulos dispersos.

E quedarás talvez, triste, pensando,
- os negros olhos em pesar imersos -
que os meus afetos de hoje são diversos
desses que outrora eu te contei, cantando.

E, no entanto, este amor, velado, embora,
é ainda o mesmo que ele foi outrora,
da mesma forma ainda o meu astro anima.

Que eu oculte o teu nome, nada prova,
porque estás toda, inteira, em cada trova
e vives palpitando em cada rima.
=========================

Antonio Zoppi
(Americana/SP, 12 setembro 1923 – 16 julho 2010)

" AGRADECIMENTOS "

Hoje eu regresso à minha vida antiga,
despreocupado com o meu futuro.
E embora vendo meu presente escuro,
olho o passada e me conformo, amiga.

A vida é assim: nos dá, depois castiga...
E quando lembro aquele amor tão puro
que dediquei a um coração perjuro,
aumenta a mágoa que meu peito abriga.

Porém, não ligo, sou indiferente.
A própria dor vai ensinando a gente
a não chorar o que já se perdeu.

Pois ao contrário de ficar sentido
estou feliz, e muito agradecido,
pela saudade que você me deu...
=================

Apollo Martins

" ALMA CRUENTA"

Vinte e seis anos só... Tão pouca idade,
tão pouca idade e tantos desenganos...
Como me fere fundo uma saudade!
Como me causam, suas garras, danos!

Não tive infância, em minha mocidade
cercado fui de afetos desumanos
de mim, sempre fugia a alacridade,
possua a fé e a crença dos profanos!

E, como um bardo sonhador, eu sigo
sentindo que a meus ombros um castigo
muito maior que o de Jesus me pesa...

E tu, visão formosa, loura e santa,
se passares por mim – de leve, canta...
Se pensares em mim – baixinho, reza…
=====================

Aracy Dantas de Gusmão
(Porto Alegre/RS, 26 novembro 1886 – Rio de Janeiro, ???)

" NÓS DOIS "

Tu és a força, eu a fragilidade.
Tu tens cérebro, e eu tenho coração...
A tua vida pautas na vontade,
e a minha vida toda é uma ilusão.

Tens a lei do trabalho e da igualdade,
exaltas tudo quanto é nobre e são,
e eu fiz a minha gloria da humildade
de viver sob o jugo dessa mão.

Tu tens o olhar dominador, profundo,
eu tenho o olhar mais triste que há no mundo,
cheio sempre das sombras do sol-por...

Eu e tu. . . Tão diversos! Mas, no entanto,
como é que nos queremos tanto e tanto
se eu sou tão fraca e tu tão forte, amor?

" O SHEIK "

Foste rei de uma tribo - e eu fui, de certo,
a tua predileta companheira,
aquela que, a sorrir, seguiu de perto
a tua vida nômade e altaneira.

O teu rosto moreno é um livro aberto:
- vejo os leques rendados da palmeira,
o oásis a sorrir para o deserto,
e a tenda pequenina e hospitaleira.

Teus olhos - cor da treva e do pecado -
fazem meu coração descompassado
mil romances esplêndidos sonhar...

E em teu vulto sorrindo a minha frente
vejo a Arábia, o deserto, a noite ardente,
e a glória de ser livre para amar!

Fonte:
– J.G . de  Araujo Jorge . "Os Mais Belos Sonetos que o Amor Inspirou". 1a ed. 1963

Nenhum comentário: