quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Dimas Macedo (1956)

Dimas Macedo (Lavras da Mangabeira, 14 de setembro de 1956) é um poeta, crítico literário e jurista brasileiro.

Professor do Faculdade de Direito de Universidade Federal do Ceará, onde obteve o título de mestre, sob a orientação do professor Paulo Bonavides.

Membro da Academia Cearense de Letras.

Integra o Conselho Editorial de vários jornais e revistas culturais: revistas Espiral e Literapia (Fortaleza), revista Literatura (Brasília) e revista Morcego Cego (Santa Catarina), entre outros. Compõe também o Conselho Editorial das Edições UFC, o conselho de publicações da Editora Códice, o Conselho Editorial das Edições Livro-Técnico e o Conselho Editorial do Museu – Arquivo da Poesia Manuscrita.

Nos idos de 1990/1991, participou do Movimento Poesia Plural e, em maio de 1995, com Inez Figueiredo, João Dummar, Beatriz Alcântara, Juarez Leitão e outros escritores cearenses, criou o Grupo Espiral de Literatura, fundando, posteriormente, com José Telles, as Edições Sobrames (2001) e, com Pedro Henrique Saraiva Leão (1998), a Revista Literapia e as Edições Poetaria.

Poemas e textos literários de sua autoria foram vertidos para o francês, o inglês e o espanhol e publicados em Portugal, Espanha, Inglaterra, Argentina e Estados Unidos. É autor também de trabalhos estampados em jornais e revistas do Ceará e do Brasil. A sua produção, quer na cultura literária ou na área da reflexão filosófica, abrange um conjunto de seis opúsculos, vinte e seis livros e mais de quatrocentos artigos editados, versando a maioria deles sobre literatura e autores de língua portuguesa.

Desenvolvendo uma intensa atividade literária, cultural e artística, que se projeta no campo editorial e na defesa da cidadania e da justiça, Dimas Macedo publicou, em 1997, pela Editora Oficina, de Fortaleza, o livro Tempo e Antítese, sobre a poesia de Pedro Henrique Saraiva Leão e, em 2002, pelo Museu da Gravura do Ceará, o livro A Face do Enigma, este último sobre a trajetória biográfica e a obra literária do grande escritor cearense José Alcides Pinto.

Consta, no seu currículo literário, parcerias com diversos músicos e artistas plásticos cearenses, entre eles André Lopez, Augusto Lima, Ronaldo Lopes, Fátima Santos, Dumar, Costa Senna, César Barreto, Luiz Carlos Prata e Nonato Luiz (no campo da virtuose musical) e Geraldo Jesuíno, Eduardo Eloi, Cláudio César, Wando Figueiredo, Mano Alencar, Fernando França e Audifax Rios (no âmbito do trabalho com a gravura e a criação editorial).

Apaixonado pelas origens históricas e pelo patrimônio cultural e humano do povo cearense, Dimas escreveu mais de uma centena de prefácios e apresentações de escritores do Ceará e do Brasil, tendo organizado, para a Coleção Alagadiço Novo, da UFC, os livros Ficção Reunida (1994), de Durval Aires, e Ensaios e Perfis (2001), de Joaryvar Macedo.

Além dos autores acima referidos, cujo o acervo continua divulgando, resgatou e publicou a obra literária dos dois principais poetas do romantismo cearense: Barbosa de Freitas e Joaquim de Sousa, sendo responsável também pelo espólio de escritores como Afonso Banhos, João Clímaco Bezerra e Caetano Ximenes Aragão.

Sobre a sua terra de berço publicou artigos na imprensa do Cariri e do Nordeste e escreveu os seguintes livros Lavrenses Ilustres (1981, 2a ed., Edições SECULT / BNB, 1996) e Lavras da Mangabeira – Roteiros e Evocações (1985), sendo autor, também, de Notas para a História de Alto Santo (1988) e Bibliografia – Roteiro para Pesquisadores (Fortaleza, 2004, 2a ed. 2007).

É detentor da Medalha do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira, da Medalha da Ciência e Cultura, da Fundação Cultural de Fortaleza, e da Medalha do Centenário de Morte de Cruz e Souza, outorgada, esta ultima, pelo Governo de Santa Catarina, sendo ainda autor do livro Marxismo e Crítica Literária, publicado em Florianópolis/SC, em 2001.

No âmbito da justiça e da cultura jurídica, é Advogado e Mestre em Direito, Professor de Direito Constitucional e Chefe do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da UFC e Procurador do Estado do Ceará, além de membro do Instituto dos Advogados Brasileiros e do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, disciplina na qual é especialista, sendo considerado também um dos constitucionalistas cearenses de maior destaque.

Foi Diretor do Departamento de Assuntos Culturais da Secretaria de Cultura e Desporto, Coordenador da Assessoria Jurídica da Secretaria do Governo, Assessor da Comissão da Reforma Administrativa, Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e Presidente da Comissão Especial de Licitação dos Serviços de Publicidade do Governo do Estado.

Consultor da Agência Brasileira de Cooperação, junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Dimas dirigiu no Ceará o Instituto Nacional de Ação Popular e Defesa da Constituição e foi Presidente da Cooperativa de Cultura do Ceará LTDA, tendo integrado ainda a Comissão Central de Extensão da UFC e o Conselho Regional da Associação Brasileira de Recursos Hídricos.

Membro-Instituidor e Professor da Escola Superior da Advocacia e da Fundação Paulo Bonavides, tem ministrado aulas igualmente na Escola Cearense de Formação de Governantes, na Escola Superior do Ministério Público, na Escola Superior da Magistratura e na Universidade de Fortaleza – UNIFOR, em cursos de graduação e pós-graduação e sempre na área do Direito Constitucional, tendo exercido, nesta última instituição, os cargos de Chefe do Departamento de Direito e Coordenador Adjunto do Curso de Direito.

Presidente da Comissão de Direito Ambiental da Procuradoria Geral do Estado, membro da Comissão de Direitos Humanos, da Comissão de Estudos Constitucionais e Vice-Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB – Ceará, o Prof. Dimas Macedo tem artigos de sua autoria publicados em revistas jurídicas especializadas, entre elas a Revista Nomos, do Curso de Mestrado em Direito da UFC; a Revista de Humanidades, do Centro de Ciências Humanas da UNIFOR; a Revista de Informação Legislativa, do Senado Federal; a Revista da Faculdade de Direito da UFC; a Revista dos Tribunais – Cadernos de Direito Constitucional e Ciência Política, da Editora RT; a Revista Trimestral de Direito Público, da Editora Malheiros, São Paulo; e a Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais, sendo ainda autor dos livros Ensaios de Teoria do Direito (1985, 3a ed., São Paulo, Edicamp, 2003), O Discurso Constituinte/Uma Abordagem Crítica (1987, 2a ed., Casa de José de Alencar / UFC, 1997), Pesquisas de Direito Público (2001), Política e Constituição (Rio, Editora Lúmen Júris, 2003) e Filosofia e Constituição (Rio, Letra Legal Editora, 2004), onde discute, respectivamente, temas de Filosofia do Direito, Sociologia Política e Direito Constitucional.

Apesar do destaque na literatura, e do sucesso na vida social e profissional, orgulha-se DM de ter nascido e passado a infância em Lavras da Mangabeira / Ceará, nas margens do Rio Salgado, símbolo principal da sua criação literária e das suas intenções no plano da cultura. O Salgado, para ele, representa o movimento da vida e a dinâmica incessante da vida que sempre se renova.

Obras
Poesia
A Distância de Todas as Coisas (1980)
Lavoura Úmida (1990)
Estrela de Pedra (1994)
Liturgia do caos (1996)
Vozes do Silêncio (2003)
Sintaxe do Desejo (2006)

Crítica literária
Leitura e Conjuntura (1984)
A Metáfora do Sol (1989)
Ossos do Ofício (1992)
Crítica Imperfeita (2001)
Crítica Dispersa (2003)
Ensaios e Perfis (2004)
A Letra e o Discurso (2006)

Biografias
Lavrenses Ilustres (1981)
Lavras da Mangabeira: Roteiros e Evocações (1986)
Notas Para a História de Alto Santo (1988)
A Face do Enigma - José Alcides Pinto e Sua Escritura Literária (2002)

Fonte
http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário: