sábado, 14 de março de 2009

Academia de Letras de Rondônia (ACLER)



Academia de Letras de Rondônia – ACLER é uma entidade cultural, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, que tem sua sede e foro na cidade de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia. Foi fundada aos dez dias do mês de junho de hum mil novecentos e oitenta e seis. Sua fundação foi fruto da iniciativa de um grupo de cidadãos, oriundos de diferentes segmentos da sociedade rondoniense, autores que contribuíram e contribuem para a formação da literatura rondoniense e brasileira, historiadores e críticos literários, cientistas sociais, jornalistas, políticos e cientistas, cujas obras e vida profissional constituem uma referência em suas respectivas áreas.
Decidiram, com essa iniciativa, prover o Estado de Rondônia de uma instituição cultural capaz de promover o cultivo dos livros e incentivar as atividades intelectuais e culturais da região. A seguir, a relação dos Acadêmicos presentes à reunião de fundação da Academia, realizada no auditório da Biblioteca José Pontes Pinto: Abnael Machado de Lima, Ary Tupinambá Pena Pinheiro, Amizael Gomes da Silva, Bolívar Marcelino, Edson Jorge Badra, Emmanuel Pontes Pinto, Esron Penha de Meneses, Eunice Bueno da Silva e Souza, Gesson Álvares de Magalhães, Hélio Fonseca, José Calixto de Medeiros, José Valdir Pereira, Matias Alves Mendes, Paulo Nunes Leal, Raymundo Nonato de Castro e Vitor Hugo. Por ocasião desta reunião, em 10 de junho de 1986, deliberaram os presentes nomear o Desembargador Hélio Fonseca para dirigir os trabalhos.

Assim sendo, a reunião foi conduzida pelo desembargador Hélio Fonseca, que logo colocou em discussão os seguintes assuntos: nome da entidade, composição da comissão responsável pela elaboração do anteprojeto do Estatuto da Academia, horário, local e datas das próximas reuniões. Após análise e discussão da pauta, os presentes deliberaram, por unanimidade: a entidade cultural, fundada na ocasião pelos presentes, chamar-se-á Academia de Letras de Rondônia – ACLER; a comissão responsável pela elaboração do anteprojeto do Estatuto da Academia será constituída pelos membros: Edson Jorge Badra, José Valdir Pereira, Matias Alves Mendes e Gesson Álvares Magalhães, sendo que referida comissão deverá apresentar o anteprojeto do Estatuto, para discussão e aprovação, na próxima reunião, dia 17 de junho de 1986. Deliberou também os presentes, que as próximas reuniões acontecerão sempre às terças-feiras, no mesmo local, a partir das 20h 30min.

No dia 17 de junho, na reunião seguinte, atendendo convocação expressa registrada em Ata, os participantes, sob a coordenação do Desembargador Hélio Fonseca, Presidente do núcleo de fundadores da Academia, foram informados da pauta da Reunião, destacando como prioritário a análise, discussão e aprovação do anteprojeto do Estatuto da Academia. Após análise e discussão do Estatuto, o Presidente o submeteu à aprovação dos presentes, sendo aprovado por unanimidade, já com a Diretoria provisória da Academia definida, eleita por unanimidade, ficando assim constituída: Presidente: Desembargador Hélio Fonseca, Vice-Presidente: Édson Jorge Badra e Secretário-Geral: José Valdir Pereira.

Até o ano de 2005, a Academia funcionou na sua sede própria, imóvel doado pelo governo José Bianco, prédio onde funcionou a Biblioteca José Pontes Pinto, situado à Av. Farqhuar, 1793, Bairro Caiari, Porto Velho - Rondônia. Deixou de funcionar em sua sede, a pedido do governo do Estado, Ivo Cassol, dizendo este que faria uma reforma no referido prédio e o entregaria logo em seguida. Atualmente, a Academia realiza suas Sessões Ordinárias no auditório do Conselho Estadual de Educação de Rondônia, gentilmente cedido pela Presidência da colenda Instituição de educação, de acordo com convênio celebrado entre as duas entidades.

A Academia é composta de quarenta membros titulares, membros
correspondentes (brasileiros ou estrangeiros), residentes no restante do país ou no exterior, membros beneméritos e membros honorários, sendo as vagas preenchidas de acordo com critérios previstos no Estatuto. O quadro de Patronos é composto de escritores já falecidos, de reconhecido conceito e valor literário, com sua vida ou obra apresentando algum vínculo com o Estado de Rondônia.

O Presidente atual da Academia é o escritor e poeta José Valdir Pereira
================================

O Brasão

a) Descrição Técnica Geometral:

Da Forma:

A forma geométrica do Brasão da Academia de Letras de Rondônia possui uma forma ovalada distinguindo-se por uma figura geométrica Elipse Falsa constituída por dois eixos. Dentro desse círculo elipsoidal forma-se um anel circunscrevendo-se no seu interior uma figura plana, distinguindo-se sobre ela uma fração de arquitetura iconográfica do Forte do Príncipe da Beira, encimado por uma figura estilizada de uma coruja. Essas peças podem ser em relevo – madeira ou metálica. Os ramos de café e cacau ladeiam a figura. Abaixo da figura iconográfica, está a frase Fundada em 10 de junho de 1986, que marca a data de fundação da Academia.

Das Cores:

A Fração arquitetônica do Forte do Príncipe da Beira, representa por uma guarita, em blau, sendo as faixas que a atravessam, a superior, sinopla e a inferior, ouro. O desenho onde a guarita se apóia, representando a muralha do Forte, em goles. Essas cores são as utilizadas no Brasão do Estado de Rondônia, tendo, para a Academia de letras de Rondônia, o mesmo significado.

b) Descrição Filosófica:

Da Forma Estrutural:

A figura em forma de elipse, formando um círculo ovalado, significa a imortalidade da cultura e das letras, em cujos pontos não se encontra princípio nem fim.

O círculo ovalado constitui-se um anel e possui as seguintes legendas: na parte superior,, onde se lê: ACADEMIA DE LETRAS DE RONDÔNIA. Na parte inferior, onde se lê: NON VI, SED VIRTUTE, traduzindo NÃO PELA FORÇA, MAS PELA QUALIDADE, buscando imprimir às sucessivas gerações a consciência do quanto é importante o conhecimento humano a serviço da valorização da vida, não pela força, pela violência, mas pela coragem, pela qualidade, pelo mérito da produção literária de cada um de nós.

Da Figura Iconográfica:

A guarita estilizada que guarnece os bastiões do Forte do Príncipe da Beira, significa a necessidade de os membros da Academia de Letras de Rondônia estarem alertas às invasões lingüísticas e literárias danosas à preservação do bom vernáculo, assim como o forte defendia a Amazônia Ocidental das invasões espanholas do século XVIII.

O desenho estilizado da coruja é o símbolo da sabedoria que deve nortear as ações e as obras intelectuais dos membros da Academia.

Dos ramos de cacau e de café:

Representam as principais riquezas do setor produtivo rural que, se conduzindo com sustentabilidade, poderá ser o ícone econômico/social do Estado, contribuindo, também, para a independência econômica do País.

R E S U M O
Em resumo, o Brasão da Academia de Letras de Rondônia é constituído dos seguintes elementos:
1º.- Um bastião do Forte do Príncipe da Beira, monumento construído às margens do rio Guaporé, no município de Costa Marques, na fronteira de Rondônia com a Bolívia, construído em 1776, como marco de defesa do território brasileiro, contra as incursões bolivianas que aconteciam àquela época. As cores do bastião, (verde, amarelo, azul e branco) são as cores da bandeira nacional.

2º.- O bastião é encimado por uma coruja, símbolo da sabedoria de que são portadores os membros da academia.

3º.- Em vermelho, parte do muro daquele Forte, simbolizando o sangue dos brasileiros que morreram em defesa da pátria, em luta contra os bolivianos que invadiam nossa terra. Parte do muro encontra-se deteriorado, como deteriorado está todo o forte, necessitando de reformas à época da fundação da academia.

4º.- Sob o muro, a inscrição “Fundada em 10/06/1986”, data da fundação da Academia de Letras de Rondônia.

5º.- Tudo isso é circundado por dois fio negros, em forma oval, entre os quais há, em cima, a inscrição “ACADEMIA DE LETRAS DE RONDÔNIA”.

6º.- Do lado direito, um ramo de cacau e do esquerdo, um ramo de café, simbolizando as duas maiores riquezas do Estado de Rondônia, à época da fundação da academia.

7º.- Em baixo, a inscrição latina “NON VI, SED VIRTUTE”, lema que traduz o sentimento dos acadêmicos: “Não pela força, mas pela virtude”.

Fonte:
http://acler.org

2 comentários:

o poeta disse...

Meu amigo Feldman:
Sensibilizadíssimo com sua iniciativa...
Que belo e magnífico trabalho você faz em prol da literatura!
Pelo que li em seu Pavilhão Literário, somos devedores de uma homenagem a você, pelo tanto que vem divulgando da nossa Academia. Quando retornar à presidência, pois agora estou de licança, proporei à casa que faça uma homenagem ao grande amigo.
Parabéns! Muito genial seu trabalho!
Hoje, no dia nacional da poesia, registro meu agradecimento, em nome dos poetas, ao que fazes pela poesia,pelos poetas e pela literatura.
Um abraço e saudações literárias.

Giuseppe Paolo Dell'Orso disse...

Agradeço, e assim como você, fico sensibilizado com tais palavras. Ás vezes elas são muito benéficas para massagear o nosso ego, e fazer que deixemos de engatinhar para dar umn salto. Mas, neste dia da poesia, que se homenageie não só os poetas que tantos conhecem ou que poucos conhecem, mas também aqueles que ninguém conhece, que possuem este dom, mas não tem ou nunca terão condições de mostrar suas poesias ao mundo. Minha homenagem a todos estes poetas.

Abraços fraternos