segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Edna Barian Perrotti (Dicas para Escrever Bem)



Livre-se desta preocupação. Escreva de uma vez!

É bem possível que você já tenha adiado várias vezes o momento de escrever, repetindo para você mesmo e para as pessoas a seu lado: “Ai, eu preciso escrever meu texto”.

Passa um dia, dois... e lá está a frase martelando, aumentando a sensação de mal-estar: o trabalho tem de sair de qualquer jeito, mas a cada vez que você senta para escrever, as idéias não vêm e, quando vêm, escrever as primeiras frases vira um tormento. Escreve, apaga, muda, reformula... começa tudo de novo...

Será que você não deixa para escrever depois porque acredita que deve transmitir suas idéias de forma diferente daquela que utiliza nas conversações diárias? Ou não seria porque tem grandes expectativas com o julgamento de seus leitores? Afinal, expor as idéias é também uma forma de se expor.

Uma boa dica para não adiar mais, se você tem conhecimento do assunto, é começar a escrever seu texto para um amigo, alguém que possa se interessar pelo conteúdo da mensagem, não em criticar como você escreve.

Você verá que, se não pensar em um possível censor, as idéias fluem facilmente, as frases vêm com naturalidade, numa seqüência de sentido que expressa seu ponto de vista a respeito de um produto, de um fato, de um problema ou mesmo de uma pesquisa.

Lembre que a melhor maneira de se livrar das amarras que impedem você de escrever é... escrevendo. Então comece logo a desenvolver para seu amigo o texto que você precisa entregar esta semana. Depois é só fazer alguns ajustes – ou simplesmente colocar um título no lugar do nome do amigo – e envia-lo para a pessoa certa.

Observe como os outros escrevem

Se você pensa que escrever é bicho-de-sete-cabeças, não se preocupe. Você não está sozinho. Muita gente frequentou a escola vários anos e saiu dela tendo apenas uma vaga idéia de como fazer para escrever bem, para atingir a qualidade de texto exigida pelos professores. O máximo que muitos se lembram são as peripécias para fazer a redação “Minhas Férias”, tema que parecia não poder faltar em nenhum bom planejamento de ensino de português.

Quem nunca descreveu banhos de riacho na fazenda do vovô quando não saiu um dia sequer da cidade? Quem não narrou aventuras com uma turma de amigos na praia quando passou o mês inteiro em casa, na frente da televisão? E, cá entre nós: ainda bem que a exigência era só escrever sobre como tinham sido as férias. Para que pensar em outro tema se já se sabia que o texto ia ver cheio de anotações em vermelho, apontando incorreções, aniquilando o ponto de vista do autor, reafirmando sua incapacidade de se manifestar por escrito? Quem é que gosta de ser criticado toda vez que faz um trabalho, especialmente quando procura fazer o melhor?

Felizmente, muitas pessoas que, de alguma forma, tiveram seus textos valorizados, desenvolveram o prazer de escrever. Alguns fizeram desse prazer sua profissão. Estão aí os escritores, os publicitários, os jornalistas... dando seu testemunho. E eles constituem uma boa fonte para aprender a escrever bem.

Esta é uma boa dica se você deseja melhorar seus textos: observe como esses profissionais escrevem, como desenvolvem as idéias, como constroem as frases, como vão colocando no papel a sua mensagem.

Fonte:
PERROTTI, Edna Barian. Superdicas para escrever bem diferentes tipos de texto. SP: Saraiva, 2006.

Nenhum comentário: