quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

I Concurso Pontos de Leitura



Todas as regiões brasileiras encaminharam iniciativas culturais ao MinC

As regiões Sudeste e Nordeste tiveram uma participação intensa no Concurso Pontos de Leitura 2008 - Edição Machado de Assis, realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Coordenação-Geral de Livro e Leitura.

A comissão de avaliação, composta por 15 titulares e 10 suplentes, reuniu-se em Brasília no início do mês de dezembro e aprovou 516 iniciativas de todo o país que promovem a prática da leitura dentro das mais diversas comunidades. Vários foram os critérios observados pela comissão, como, por exemplo, ações que democratizam o acesso ao livro e ações que também envolvam a comunidade na gestão do projeto.

Números

Do total de 702 inscrições efetivadas, 274 vieram do Sudeste, que alcançou 39% de participação no concurso. Foram selecionados 207 projetos da região, dos quais 113 são de Pessoas Jurídicas e 94 de Pessoas Físicas.

O estado de São Paulo teve aprovadas 84 iniciativas; Minas Gerais, 59; Rio de Janeiro, 47; e o Espírito Santo, 17.

O Nordeste também apresentou números bastante expressivos no concurso: 245 iniciativas inscritas, das quais 189 foram aprovadas (124 de Pessoas Jurídicas e 65 de Pessoas Físicas), o que garantiu que chegasse à marca dos 35% de participação.

Os nove estados da Região Nordeste tiveram o seguinte resultado em termos de iniciativas selecionadas: Alagoas (16); Bahia (40); Ceará (43); Maranhão (12); Paraíba (16); Piauí (8); Pernambuco (31); Rio Grande do Norte (19); e Sergipe (4).

A Região Sul teve 12% de participação no concurso. Foram 81 inscrições de projetos, dos quais 48 foram selecionados: Paraná (11); Santa Catarina (8); e Rio Grande do Sul (29).

As demais regiões brasileiras - Centro-Oeste e Norte - tiveram a mesma porcentagem de participação: 7% cada uma. O Centro-Oeste inscreveu 49 trabalhos e teve selecionados 30, sendo 11 do Distrito Federal, 8 do Mato Grosso; 7 de Goiás; e 4 do Mato Grosso do Sul.

Da Região Norte foram efetivadas 50 inscrições e aprovadas 44 iniciativas, sendo 7 do Acre; 2 do Amapá; 10 do Amazonas; 14 do Pará; 5 do Tocantins; 4 de Rondônia; e 2 de Roraima.

Critérios

Um dos mais importantes critérios observados para a escolha das iniciativas relaciona-se aos locais de execução das ações, que prioritariamente devem ocorrer nos municípios atendidos pelo Programa Territórios da Cidadania, nas áreas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e outros lugares prioritários do Programa Mais Cultura.

Os trabalhos selecionados incentivam a prática da leitura em locais como pontos de cultura, hospitais, presídios, associações comunitárias, residências e outros lugares, conforme mencionado em um dos itens da portaria que o instituiu - Portaria nº 60, assinada pelo ministro Juca Ferreira e publicada no Diário Oficial em 25 de setembro de 2008.

Os responsáveis pelas iniciativas aprovadas vão receber no próximo ano 500 livros, mobiliário básico e computador, visando à renovação/ampliação do acervo.

Fonte:
Gláucia Ribeiro Lira CGLL-Minéstiro de Cultura. In http://www.cultura.gov.br/site/2008/12/26/i-concurso-pontos-de-leitura-3/

Nenhum comentário: