quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pedro Ornellas (1952)


Pedro Ornellas (Nome artístico de Pedro Augusto de Ornellas) é um poeta, compositor e cantor de música caipira, nascido em Marialva, estado do Paraná, em 1952, e radicado na cidade de São Paulo.

Pedro Ornellas é poeta dedicado ao cultivo do que convencionou-se chamar de trova, isto é, o poema monostrófico de 4 versos em redondilhas menores. Neste gênero, Pedro Ornellas consagrou-se junto à União Brasileira de Trovadores, onde é conhecido como um grande trovador.

Neste movimento, Pedro Ornellas ingressou na década de 80, após desligar da FEBET (Federação Brasileira de Entidades Trovistas), entidade da qual participou da fundação com Eno Teodoro Wanke e outros escritores.

Na UBT, Pedro Ornellas alcançou grande projeção, sendo premiado em diversos certames de trova, a maioria conhecida como "Jogos Florais".

Em Nova Friburgo, (década de 90) obteve o título de "Magnífico Trovador" no gênero lírico/filosófico, após três classificações subsequentes entre os 10 primeiros colocados. Em 2003, obteve novamente o título de Magnífico Trovador após três classificações no gênero humorístico.

Conforme supracitado, Pedro Ornellas venceu muitos concursos de trova, logrando centenas de prêmios. Entre todas as suas premiações, no entanto, destacam-se as obtidas na cidade fluminense de Nova Friburgo, nos seus importantes Jogos Florais, o mais antigo concurso literário realizado no Brasil, ininterruptamente desde 1960.

Pedro Ornellas destacou-se principalmente no gênero humorístico, no qual obteve seis vezes o 1o. lugar, a saber, em 1984, 1987, 1993, 1998, 2001 e 2003, além de vencedor entre o 2o. e o 5o. lugar, menções honrosas e menções especiais.

Pedro Ornellas também se dedica ao soneto, gênero que cultiva menos.

Fonte:
Wkipedia

Nenhum comentário: