sábado, 28 de agosto de 2010

Carlos Drummond de Andrade (Livro de Poemas)


AO AMOR ANTIGO

O amor antigo vive de si mesmo,
não de cultivo alheio ou de presença.
Nada exige nem pede. Nada espera,
mas do destino vão nega a sentença.

O amor antigo tem raízes fundas,
feitas de sofrimento e de beleza.
Por aquelas mergulha no infinito,
e por estas suplanta a natureza.

Se em toda parte o tempo desmorona
aquilo que foi grande e deslumbrante,
a antigo amor, porém, nunca fenece
e a cada dia surge mais amante.

Mais ardente, mas pobre de esperança.
Mais triste? Não. Ele venceu a dor,
e resplandece no seu canto obscuro,
tanto mais velho quanto mais amor.

A RUA DIFERENTE

Na minha rua estão cortando árvores
botando trilhos
construindo casas.

Minha rua acordou mudada.
Os vizinhos não se conformam.
Eles não sabem que a vida
tem dessas exigências brutas.

Só minha filha goza o espetáculo
e se diverte com os andaimes,
a luz da solda autógena
e o cimento escorrendo nas formas.

A FOLHA

A natureza são duas.
Uma,
tal qual se sabe a si mesma.
Outra, a que vemos. Mas vemos?
Ou é a ilusão das coisas?

Quem sou eu para sentir
o leque de uma palmeira?
Quem sou, para ser senhor
de uma fechada, sagrada
arca de vidas autônomas?

A pretensão de ser homem
e não coisa ou caracol
esfacela-me em frente à folha
que cai, depois de viver
intensa, caladamente,
e por ordem do Prefeito
vai sumir na varredura
mas continua em outra folha
alheia a meu privilégio
de ser mais forte que as folhas.

BEIJO-FLOR

O beijo é flor no canteiro
ou desejo na boca?
Tanto beijo nascendo e colhido
na calma do jardim
nenhum beijo beijado
(como beijar o beijo?)
na boca das meninas
e é lá que eles estão
suspensos
invisíveis

CANÇÃO AMIGA

Eu preparo uma canção
em que minha mãe se reconheça,
todas as mães se reconheçam,
e que fale como dois olhos.
Caminho por uma rua
que passa em muitos países.
Se não me vêem, eu vejo
e saúdo velhos amigos.
Eu distribuo um segredo
como quem ama ou sorri.
No jeito mais natural
dois carinhos se procuram.
Minha vida, nossas vidas
formam um só diamante.
Aprendi novas palavras
e tornei outras mais belas.
Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.

CIDADEZINHA QUALQUER

Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar...as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.

DIANTE DE UMA CRIANÇA

Como fazer feliz meu filho?
Não há receitas para tal.
Todo o saber, todo o meu brilho
de vaidoso intelectual

vacila ante a interrogação
gravada em mim, impressa no ar.
Bola, bombons, patinação
talvez bastem para encantar?

Imprevistas, fartas mesadas,
louvores, prêmios, complacências,
milhões de coisas desejadas,
concedidas sem reticências?

Liberdade alheia a limites,
perdão de erros, sem julgamento,
e dizer-lhe que estamos quites,
conforme a lei do esquecimento?

Submeter-se à sua vontade
sem ponderar, sem discutir?
Dar-lhe tudo aquilo que há
de entontecer um grão-vizir?

E se depois de tanto mimo
que o atraia, ele se sente
pobre, sem paz e sem arrimo,
alma vazia, amargamente?

Não é feliz. Mas que fazer
para consolo desta criança?
Como em seu íntimo acender
uma fagulha de confiança?

Eis que acode meu coração
e oferece, como uma flor,
a doçura desta lição:
dar a meu filho meu amor.

Pois o amor resgata a pobreza,
vence o tédio, ilumina o dia
e instaura em nossa natureza
a imperecível alegria.

"EU HOJE JOGUEI TANTA COISA FORA...."

Não importa onde você parou...
em que momento da vida
você cansou...
o que importa
é que sempre é possível
e necessário" recomeçar".
Recomeçar é dar
uma nova chance a si mesmo...
é renovar as esperanças
na vida e o mais importante...
acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período?
foi aprendizado...
Chorou muito?
foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas?
foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só por diversas vezes?
é por que fechaste
a porta até para os anjos...
Acreditou
que tudo estava perdido?
era o indício da tua melhora...
Pois ...agora é hora de reiniciar... de pensar na luz...
de encontrar prazer
nas coisas simples de novo.
Que tal um novo emprego?
Uma nova profissão?
Um corte de cabelo
arrojado... diferente?
Um novo curso...
ou aquele velho desejo
de aprender a pintar...
desenhar...
dominar o computador...
qualquer
outra coisa...
Olha quanto desafio...
quanta coisa nova
nesse mundo de meu Deus
te esperando.
Está se sentindo sozinho? besteira...
tem tanta gente
que você afastou
com o seu período de isolamento
tem tanta gente esperando
apenas um sorriso teu
para "chegar" perto de você.
Quando nos trancamos
na tristeza...
nem nós mesmos nos suportamos...
ficamos horríveis...
o mal humor
vai comendo nosso fígado...
até a boca fica amarga.
Recomeçar...
hoje é um bom dia
para começar
novos desafios.
Onde você quer chegar?
ir alto...
sonhe alto...
queira o melhor do melhor...
queira coisas boas para a vida...
pensando assim trazemos
prá nós aquilo que desejamos...
se pensamos pequeno...
coisas pequenas teremos...
se desejarmos fortemente
o melhor e principalmente
lutarmos pelo melhor...
o melhor vai se instalar
na nossa vida.
É hoje o dia da faxina mental...
joga fora tudo
que te prende ao passado...
ao mundinho de coisas tristes... fotos...
peças de roupa...
papel de bala...
ingressos de cinema...
bilhetes de viagens...
e toda aquela tranqueira
que guardamos
quando nos julgamos apaixonados...
jogue tudo fora...
mas principalmente...
esvazie seu coração...
fique pronto para a vida...
para um novo amor...
Lembre-se somos apaixonáveis...
somos sempre capazes
de amar muitas
e muitas vezes...
afinal de contas...
Nós somos o "Amor"...
––––––––––––––––––––––––-

Mais poesias de Drummond no Blog

Livro de Poesias
http://singrandohorizontes.blogspot.com/2010/04/carlos-drummond-de-andrade-livro-de.html
A casa do tempo perdido
A Corrente
A Lebre
Fim
Importância da escova
Lembrança do Mundo antigo
Pavão
Quero me casar
Sentimental

Antologia Poética
http://singrandohorizontes.blogspot.com/2010/02/carlos-drummond-de-andrade-antologia.html
A Falta de Érico
A palavra mágica
A poesia (não tires poesia das coisas)

Poesias Além da Terra, Além do Céu
http://singrandohorizontes.blogspot.com/2009/04/carlos-drummond-de-andrade-poesias-alem.html
A bruxa
A hora do cansaço
Alem da terra, além do céu
As sem razões do amor
Cantiga de Viúvo
Confidência do Itabirano
Memória
O amor bate na porta
O Tempo passa? Não passa
Poema patético

Campo de Flores – análise da poesia
http://singrandohorizontes.blogspot.com/2009/12/carlos-drummond-de-andrade-campo-de.html

Caso Pluvioso
http://singrandohorizontes.blogspot.com/2009/11/carlos-drummond-de-andrade-caso.html

Os Ombros Suportam o Mundo
http://singrandohorizontes.blogspot.com/2008/02/carlos-drummond-de-andrade-poesia-os.html

José
http://singrandohorizontes.blogspot.com/2008/02/carlos-drummond-de-andrade-poesia-jos.html

Mãos Dadas
http://singrandohorizontes.blogspot.com/2008/05/carlos-drummond-de-andrade-mos-dadas.html

Certas Palavras
http://singrandohorizontes.blogspot.com/2009/03/carlos-drummond-de-andrade-certas.html

Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) – Biografia
http://singrandohorizontes.blogspot.com/2007/12/carlos-drummond-de-andrade-1902-1987.html

Nenhum comentário: