sexta-feira, 1 de abril de 2011

Esclarecimento sobre as Postagens


Recentemente recebi um e-mail reclamando de postagem no blog sobre trovas e biografia de uma trovadora, dizendo que eu desrespeitava os direitos de autoria e proclamava ser de minha autoria, e não da autora que redigira o texto. A postagem foi excluída (infelizmente). Não sei se por desconhecimento do significado da palavra fonte, ou falta de leitura mais atenta do funcionamento do blog ("Postagens e Suas Fontes", no final da pagina), esclareço sobre o seu significado:
.
FONTE/S:
A quase totalidade de minhas postagens eu coloco fonte/s, o que significa que eu copiei tal qual estava no site, jornal, revista ou livro de onde retirei a postagem, ou mesmo de escritores que me enviam seus textos. Portanto, ELA NÃO É DE MINHA AUTORIA, E NEM DO PAVILHÃO (que é só um meio de divulgação dos valores literários e eventos culturais, como é enfaticamente citado), é do nome que foi citado na fonte ou no próprio título da postagem.
Caso as trovas estejam colocadas aleatoriamente, tenho por praxe colocar em ordem alfabetica, isto é, as primeiras letras da primeira palavra do primeiro verso. Não está sendo desvirtuado o texto, e a autoria do mesmo continua especificada.

O blogspot possui um recurso em que não é necessário digitar o link dentro do texto, ele fica oculto, contudo, se o leitor clicar sobre o nome da fonte, será direcionado diretamente ao link onde está sobre a postagem.
Exemplo: Projeto Releituras, o link seria http://www.releituras.com/ne_jfeldman_umdia.asp. Se clicarem sobre Projeto Releituras serão direcionados ao local que possui o texto original de direito do autor, ou de onde foi retirado o texto (infelizmente muitos sites e blogs não colocam a fonte dos autores).

Espero que estejam dirimidas as dúvidas, para evitar futuros mal-entendidos, não só do blog, mas de todos artigos postados na internet de outros sites/blogs.

Saliento que textos de minha autoria ou pertencentes exclusivamente ao pavilhão, possuem a minha assinatura.
.
Entretanto, caso algum autor se sinta lesado com esta divulgação de seus trabalhos e autoria, enfatizo como o texto do rodapé da página "Postagens e suas Fontes", que retirarei o texto ou imagem, respeitando sua vontade. É só escrever para pavilhaoliterario@gmail.com ou colocar comentário no link que deseja que se retire.

Obrigado.
José Feldman

Fonte da imagem:
http://www.verinha2.de/various/download_gifs/gifs_13.htm

Nenhum comentário: