sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 284)


Uma Trova Nacional

Uma Trova Potiguar

As trovas que faço a esmo,
em sentidos tão diversos,
são pedaços de mim mesmo
transfigurados em versos.
–JOSUÉ TABIRA/RN–

Uma Trova Premiada

2007 - Niterói/RJ
Tema: PENUMBRA - M/E

Tanto a paixão nos deslumbra
e o seu ardor nos seduz,
que, em nosso quarto, a penumbra
é pontilhada de luz...!
–PEDRO MELLO/SP–

Uma Trova de Ademar

Sob a sombra de um carvalho,
dormi sentindo os odores
e acordei-me vendo o orvalho
molhando o rosto das flores!
–ADEMAR MACEDO/RN–

...E Suas Trovas Ficaram

Não sabe, quem não aceita
as cruzes que carregamos,
que a nossa vida é colheita
daquilo que nós plantamos.
–ALICE ALVES NUNES/DF–

Simplesmente Poesia

Espelho
–MÁRIO QUINTANA/RS–

Por acaso, surpreendo-me no espelho:
Quem é esse que me olha e é tão mais velho que eu? (...)
Parece meu velho pai - que já morreu! (...)
Nosso olhar duro interroga:
"O que fizeste de mim?" Eu pai? Tu é que me invadiste.
Lentamente, ruga a ruga... Que importa!
Eu sou ainda aquele mesmo menino teimoso de sempre
E os teus planos enfim lá se foram por terra,
Mas sei que vi, um dia - a longa, a inútil guerra!
Vi sorrir nesses cansados olhos um orgulho triste...”

ESTROFE DO DIA

Na aurora da minha mocidade,
Por alguém me deixar na solidão
Comecei a sentir inspiração
Escrevendo poemas de saudade.
Quando tinha dezoito de idade
Fiz a minha primeira cantoria,
O segredo da arte eu nem sabia
Por que era ainda um rapazola;
Com a graça de Deus e a viola
Consegui arranjar o que eu queria.
–CHICO MOTA/RN–

Soneto do Dia

–FRANCISCO PÉRSIO FALABELLA/MG–
Saudade

Há uma palavra triste, comovente,
que todo mundo vive com certeza,
ei-la vibrando maviosamente:
a mais bela da língua portuguesa.

A saudade da amada que se sente,
da família reunida junto à mesa,
nossa infância feliz, meiga, inocente,
dias idos, tão cheios de beleza.

Saudade! Grande mágoa que me invade.
Pela estada da vida não me iludo
de achar o estado da felicidade...

E eu percebo o meu ser vagando a esmo,
é que eu sinto afinal, ao fim de tudo,
uma grande saudade de mim mesmo!

Fontes:
Textos enviados pelo Autor
Montagem da Trova Nacional sobre imagem obtida em http://aicarolina.blogspot.com

Nenhum comentário: