quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 653)

Uma Trova de Ademar 

No momento em que eu nascia,
Deus, usando o seu poder,
pôs o vírus da poesia
nas entranhas do meu ser.
–Ademar Macedo/RN–

Uma Trova Nacional 


Com direção perigosa,
é bom que agente perceba
que a bebida é prazerosa,
mas, se dirigir não beba!
–Júnior Adelino/PB–

Uma Trova Potiguar 


Um dia vem, outro vai,
veja o que aconteceu;
ontem, velho era papai,
agora o velho sou eu.
–Prof. Maia/RN–

Uma Trova Premiada 


2009  -  Nova Friburgo/RJ
Tema  -  SAUDADE  -  4º Lugar

Saudade é um velho barquinho
que vence o tempo e a distância
e recolhe, no caminho,
os pedacinhos da infância …
–Ercy Mª Marques de Faria/SP–

...E Suas Trovas Ficaram 


Eu comparo o arrependido
que o perdão vê numa cruz,
ao viajante perdido
que avista ao longe uma luz.
–Lilinha Fernandes/RJ–

Uma  Poesia 


MOTE:
Maria Conceição Fagundes/PR


Se caem do céu as águas,
com tanta beleza e encanto,
por que desencanto e mágoas
há nas águas do meu pranto?

GLOSA:
Ademar Macedo/RN


Se caem do céu as águas,
é para molhar o chão,
e afogar um pouco as mágoas
do povo do meu sertão.

Vejo o sertão florescer
com tanta beleza e encanto,
que a gente já pode ver
uma flor em cada canto.

O sertão tem suas fráguas
e é do clima a diretriz;
por que desencanto e mágoas
se o sertanejo é feliz?

No sertão desde criança,
eu choro, mas no entanto;
muitas gotas de esperança
há nas águas do meu pranto!

Soneto do Dia 

DESEJO PÓSTUMO.
–Reginaldo Albuquerque/MS–


Nunca esqueci a pá contra o tijolo
sobre o esquife no qual nos separamos,
quando fugia o sol murchando os ramos
e triste ave soltava um mesto arrolo.

Entre as preces que fiz, em desconsolo,
plantei dúzias da flor que mais amamos,
fiando que à estação, que então sonhamos
virás, e este amor hás de recompô-lo...

Quisera ter poderes, dons enormes,
e crer que, tal qual Lázaro, querida,
não estás morta, em paz, apenas dormes,

e, extático, abraçar-te com ternura,
como te bem fizera outrora em vida,
depois de te livrar da sepultura!

Nenhum comentário: