sexta-feira, 20 de abril de 2018

Fernando Pessoa (Quadras Populares) VI


Andei sozinho na praia.
Andei na praia a pensar
no jeito da tua saia
quando lá estiveste a andar.

A vida é um hospital
onde quase tudo falta.
Por isso ninguém te cura
e morrer é que é ter alta.

Baila em teu pulso delgado
uma pulseira que herdaste...
Se amar alguém é pecado,
és santa, nunca pecaste.

Boca de romã perfeita
quando a abres p’ra comer,
que feitiço é que me espreita
quando ris só de me ver?

Linda noite a desta lua,
lindo luar o que está
a fazer sombra na rua,
por onde ela não virá.

«Mau, Maria!» — tu disseste,
quando a trança te caía.
Qual «Mau, Maria», Maria!
«Má Maria!» «Má Maria!»

Menina de saia preta
e de blusa de outra cor,
Que é feito daquela seta
que atirei ao meu amor?

Na praia de Monte Gordo,
meu amor, te conheci.
Por ter estado em Monte Gordo
e que assim emagreci.

O guardanapo dobrado
quer dizer que se não volta.
Tenho o coração atado:
– vê se a tua mão mo solta.

O papagaio do paço
não falava — assobiava.
Sabia bem que a verdade
não é coisa de palavra.

O pescador do mar alto
vem contente de pescar.
Se prometo, sempre falto:
receio não agradar.

O teu carrinho de linha
rolou pelo chão caído.
Apanhei-o e dei-o e tinha
só em ti o meu sentido.

Santo Antônio de Lisboa
era um grande pregador,
mas é por ser Santo Antônio
que as moças lhe têm amor.

Teu olhar não tem remorsos,
não é por não ter que os ter.
É porque hoje não é ontem
e viver é só esquecer.

Trazes a bilha à cabeça
como se ela não houvesse.
Andas sem pressa depressa
como se eu lá não estivesse.

Trazes um manto comprido
que não é xale a valer.
Eu trago em ti o sentido
e não sei que hei de dizer.

Velha cadeira deixada
no canto da casa antiga,
quem dera ver lá sentada
qualquer alma minha amiga.

Fonte:
PESSOA, Fernando, Quadras ao gosto popular, Lisboa, Ática, 1994.

Nenhum comentário: