segunda-feira, 23 de abril de 2018

Contos e Lendas do Mundo (Ursinho Peralta)

Baseado em uma fábula de Leonardo da Vinci

O ursinho era dos mais peraltas, coisa natural nas crianças porque nessa fase da vida a curiosidade fala mais alto que as recomendações maternas. Por isso aquele filhote da mamãe ursa logo esquecia as instruções que ela lhe dava, maravilhado que ficava com as descobertas que fazia durante suas pequenas caminhadas pela floresta.

Um dia o ursinho percebeu que em certa árvore à  sua frente havia um buraco relativamente grande, e que nele as abelhas entravam e saíam a todo instante, numa movimentação incessante. Intrigado, ele foi verificar mais de perto o que era aquilo, e percebeu que no tal buraco, além do constante entra-e-sai das abelhas, algumas delas permaneciam paradas em sua entrada, como se a estivessem guardando.

Cada vez mais interessado o ursinho se pôs de pé nas patas traseiras, encostou o focinho no buraco, aspirou uma, duas, três vezes, e o cheiro que sentiu fê-lo enfiar uma das patas dianteiras lá dentro. Quando a retirou, ela estava lambuzada de mel que o ursinho tratou de lamber na maior euforia porque acabara de descobrir um manjar extremamente gostoso para o seu paladar. Ao repetir o gesto que fizera da primeira vez, novamente sua pata saiu toda melada de dentro da árvore, e o filhote da mamãe urso exultou com isso porque além da gula ser um procedimento indescritivelmente delicioso, dela ninguém se cansa.

Foi nesse exato momento que um enxame de abelhas furiosas saiu de dentro do buraco para revidar a invasão sofrida, e elas passaram a ferroar as mãos do ursinho, sua cabeça, seus pés, e todas as partes do seu corpo não suficientemente protegidas pela pelagem grossa e abundante. Bem que o pequeno animal tentou defender-se da forma como podia, mas ele não conseguia acertar nenhuma das atacantes porque enquanto batia em si mesmo de um lado, elas investiam do outro, castigando o ladrão de mel sem dó nem piedade, até que desesperado o ursinho deitou-se e rolou pelo chão durante alguns segundos, mas logo depois se pôs de pé e saiu em carreira desabalada, chorando, em busca da proteção materna. Satisfeitas com a vingança executada, as abelhas retornaram à  colmeia.

*Moral da história*: O desrespeito à propriedade alheia pode provocar diversas reações. Portanto, não faça aos outros aquilo que não deseja que eles façam consigo.

Nenhum comentário: