sábado, 22 de maio de 2010

Vicência Jaguaribe (A história do Mancha Branca)


- Está bem! Vou comprar um coelho. Agora vê se não me aperreia mais!

O menino saiu derrubando tudo que encontrava pela frente. Estava feliz, muito feliz. Tinha nove anos e fazia tempo que pedia um coelho aos pais. Mas sempre houvera uma dificuldade – a mãe dizia em-pe-ci-lho, palavra que o menino achava engraçada e gostava de repetir. Ele ria toda vida que a mãe a pronunciava, porque ele dividia mentalmente a palavra em vários pedaços, formando outras. Ele achava que ela era uma espécie de jogo de encaixe. Assim: dentro dela se encaixavam outras palavras. Querem ver? Empecilho – em, pé, em pé. E cabia até uma parecida: cílio.

Mas o empecilho era que, naquele imenso casarão onde sua família morava, não havia quintal. Quem já viu casa sem quintal? Principalmente no interior! Havia só umas áreas abertas: uma, entre a cozinha e a garagem, e outra, do lado, acompanhando a metade da casa. Então, onde se vai criar esse coelho? Dentro de casa, é? perguntava a mãe, já meio irritada.

O menino passou uma semana na expectativa da chegada do coelho. Foi uma espera que lhe pareceu longa demais. Até que, sete dias depois que o pai prometeu, chegou à casa do menino um animalzinho branquinho branquinho, que parecia ter nascido do amor entre duas nuvens, em um dia de céu claro. Ah! quando o menino o viu, ficou feliz demais! E lhe deu logo um nome: Mancha Branca.

- Mancha Branca, meu filho! Não tem um nome mais bonito, não?

- Mas esse, pai, é a cara dele!

E por Mancha Branca ficou. Mas o Mancha Branca era um bichinho muito nervoso, parecia que estava sempre com medo de alguma coisa. Suas orelhinhas e seu narizinho viviam sempre se mexendo. E não gostava muito de ficar nos braços do menino, não. A mamãe dizia que ele era um animal arisco. Outra palavra que o menino achou engraçada.

- Esse animal é desconfiado, tímido, arredio, parece que vive amedrontado. É mesmo arisco.

E o menino ficou matutando. Depois de pensar e pensar, concluiu que, dentro da palavra arisco, se encaixavam ar, ri, ris, risco. Ah! como ele gostava desse jogo! E ele concordava com a mãe, o Mancha Branca era mesmo arisco.

Mas a coisa começou a complicar-se quando o coelhinho resolveu ficar dentro de casa. Por mais que se fechassem as grades que separavam as áreas descobertas, ele sempre arranjava um jeito de entrar. E escondia-se tão bem escondido que ninguém conseguia achá-lo. E o pior! Começaram a aparecer peças de roupa rasgadas, sapatos roídos, redes com as varandas despregadas. Quem está fazendo essas reinações? A mamãe não teve dúvida – era o Mancha Branca. E deu um ultimato: dois dias para arranjarem outro pouso para o coelhinho.

O menino ficou chocado. E o pior é que ele nem podia defender o animal. Logo agora, que o Mancha estava começando a aceitar seus carinhos, suas ternurinhas! Primeiro pensou em amarrá-lo fora da casa, mas teve pena, coelho não é animal de viver preso. Depois, pensou em ficar com ele nos braços, todo o tempo em que estivesse dentro de casa. Também não dava certo. E quando saísse, fosse para o colégio? Além do mais, a mamãe havia falado sério, dissera até que era um ultimato. (Mas o menino estava tão preocupado que não ligou para aquela palavra.) Também, o papai dissera que o Mancha Branca se sentia muito sozinho, precisava arranjar uma namorada. E, se a mamãe achava o Mancha demais, imagine-se o Mancha mais uma namorada. Tinham que encontrar uma solução.

Foi aí que o menino se lembrou do sítio do vovô. Lá havia muito espaço, e o Mancha não sentiria vontade nem necessidade de ficar dentro de casa. E poderia arranjar quantas namoradas quisesse. Poderia até casar. E ter muitos filhotes. O menino já ouvira dizer que coelho tem muito filhote. Pronto, o menino vira uma luz no fim do túnel. E havia mais uma vantagem em levar o Mancha para o sítio do avô: o menino poderia ir lá na hora em que quisesse.

Ora, se bem pensou, melhor o fez. No dia seguinte, o menino levou o coelhinho para o sítio, e o pai dele providenciou uma coelhinha para casar com o Mancha.

O que posso adiantar desta história do Mancha Branca é que, dois anos depois, o sítio do vovô se transformou em um centro de criação e venda de coelhos. Porque era coelho saindo pelo ladrão. Em um único ano, a fêmea do Mancha Branca lhe deu setenta e dois filhotes. Isso tudo, meu Deus! É por isso que, quando uma mulher tem muitos filhos, costuma-se dizer: Esta mulher tem filho que nem coelho!

- É verdade, disse um dos tios do menino. Os coelhos são símbolos da fertilidade e da multiplicação dos seres.

Fer – ti – li – da – de! Puxa! Que palavra, pensou o menino. Essa é das boas. Dentro dela tem fértil, tem til, tem idade, tem ida, tem fé, tem de... Legal!

Fonte:
Colaboração da autora

Nenhum comentário: