quarta-feira, 2 de junho de 2010

Emilio Germani falece hoje, 2 de junho, aos 92 anos de idade



O industrial aposentado Emílio Germani, de 92 anos, morreu, às 4h da manhã desta quarta-feira (2), na casa onde morava, em Maringá, vítima de câncer.

Germani, um dos pioneiros da cidade, nasceu em Capinzal (SC) no dia 22 de junho de 1917. Ele foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim), ajudou a fundar o Rotary na cidade e também a Germani Alimentos.

Germani era membro da Academia de Letras de Maringá, dono da cadeira número 26, cujo patrono é Machado de Assis. Ele é autor de "Coletânea Rotária"; "Encruzilhadas" (autobiografia), "Fragmentos Históricos do Distrito 4630? e "Retalhos da Vida".

Publicou grande número de artigos em boletins, jornais e revistas, inclusive da Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM). Foi redator de boletins periódicos de informação rotária e ainda de outras publicações esparsas e de poesias.

Emílio era casado com Elza Germani. Ele deixou 11 filhos, 25 netos e 11 bisnetos.

O velório começa às 9h, na Casa da Amizade Rotary, que fica na Avenida Cerro Azul, 199, na Zona 02. O sepultamento será às 17h30 no Cemitério Municipal.

Rotary

Para José Manoel Martin Hernandes Filho, que será o governador do distrito do Rotary 4630 (que contempla Maringá e outros 47 municípios) a partir de julho, os rotarianos da região perderam "um pai". "Todos nós o chamávamos de guru. Sempre pedíamos conselhos a ele", afirma.

Hernandes conta que Germani foi o fundador do Rotary na cidade, no início da década de 50. Foi também governador do distrito e o quinto presidente do clube em Maringá. O Rotary hoje possui aproximadamente 400 membros.

Letras

A presidente da Academia de Letras de Maringá, Olga Maria Agulhon, também lamenta a morte do pioneiro. "Ele foi um grande exemplo de vida. Foi um privilégio poder conviver com Germani", afirma.

Ela ressalta a importância da obra dele para a literatura da cidade. No dia 05 de maio, Germani lançou a sua última obra, "Folhas Espaças", que reúne poesias e ensaios. "Faremos uma homenagem a ele nesta tarde", fala.

A Prefeitura de Maringá também enviou uma nota lamentando a morte do pioneiro.

Fonte:
O Diario de Maringá

Nenhum comentário: